Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu disco rígido externo exFAT e ainda não gravei nada novo nele. Preciso de ajuda para descobrir a forma mais segura de recuperar os arquivos excluídos sem piorar a situação. Quais ferramentas ou etapas de recuperação funcionam melhor para um disco rígido exFAT?
Se este for um disco externo exFAT e a pasta foi excluída recentemente, pare de usar o disco imediatamente. Arquivos excluídos geralmente não são apagados na hora. Na maioria das vezes, o espaço é apenas marcado como disponível, então a recuperação depende muito de ter sido gravado algo novo nesse disco desde então.
As principais coisas a evitar são:
- Não salve nem copie nada novo para o disco externo.
- Não o formate, mesmo que o Windows apareça sugerindo isso.
- Não execute o CHKDSK antes de tentar recuperar os arquivos.
- Não instale ferramentas de recuperação no mesmo disco do qual você está tentando recuperar os dados.
Eu também descartaria primeiro as coisas mais simples, porque às vezes o Windows está apenas se comportando de forma estranha ou os arquivos estão ocultos.
- Use a Pesquisa do Windows para procurar a pasta ausente ou os nomes dos arquivos.
- Ative Mostrar arquivos ocultos no Explorador de Arquivos.
- Abra o Gerenciamento de Disco e verifique se o disco aparece com o tamanho correto e parece normal.
Se os arquivos realmente foram excluídos, o Disk Drill funcionou bem para mim em uma situação parecida com fotos de família em um disco externo exFAT. Eu o instalei no meu computador, não no disco externo, e só depois conectei o disco.
Como eu não tinha certeza absoluta de que o disco estava saudável, primeiro criei uma imagem de disco e fiz a verificação nela em vez de analisar diretamente o disco original. Depois selecionei a imagem, executei a Verificação Universal, esperei terminar, visualizei os arquivos e os recuperei para outro disco.
No Windows, o Disk Drill oferece 100 MB de recuperação gratuita, então você pode pelo menos confirmar se os arquivos são recuperáveis antes de pagar por qualquer coisa.
Se os arquivos ausentes forem vídeos de câmera ou drone, também existe a Recuperação Avançada de Câmera (ACR). Ela é destinada a arquivos de vídeo fragmentados, que as verificações normais podem não encontrar.
Se o Disk Drill não encontrar nada, também vale a pena dar uma olhada no TestDisk, especialmente se a própria partição exFAT estiver danificada. Ele é gratuito, mas é bem menos amigável e realmente mais voltado para pessoas que se sentem confortáveis com ferramentas técnicas.
Um caso em que eu não continuaria testando é se o disco parecer fisicamente com problema. Ruídos de clique, desconexões aleatórias, não aparecer em vários computadores ou mostrar a capacidade errada são sinais de que é hora de parar. Nesse ponto, o software pode piorar as coisas, e um laboratório de recuperação é mais seguro. Muitos laboratórios fazem a avaliação gratuitamente, mas a recuperação de fato pode custar de algumas centenas de dólares até mais de US$ 1.000, dependendo do problema. Para fotos de família ou documentos importantes, essa ainda pode ser a melhor opção.
Não recupere os arquivos de volta para essa mesma unidade externa, mesmo que o programa de recuperação faça isso parecer conveniente. Salve os arquivos recuperados no seu disco interno ou em outro disco externo, porque gravar dados recuperados na unidade de origem pode sobrescrever os próximos arquivos que você esperava recuperar. @mikeappsreviewer explicou os principais cuidados de segurança, mas o detalhe que falta é o tipo de unidade: se esta for um SSD externo ou uma unidade baseada em flash, o TRIM/coleta de lixo pode já ter apagado alguns dados excluídos, mesmo sem você copiar manualmente nada novo. Se for um disco rígido comum com pratos giratórios, suas chances geralmente são melhores. O Disk Drill é uma boa opção para tentar, mas primeiro visualize os arquivos e recupere apenas para um disco diferente. Se os arquivos forem exibidos na pré-visualização como corrompidos ou com tamanhos estranhos, pare de fazer verificações repetidas e crie uma imagem antes de novas tentativas.
Espere recuperar parte disso, não necessariamente a pasta exatamente como estava antes. Com exFAT, as ferramentas de recuperação podem encontrar o conteúdo dos arquivos, mas perder os nomes originais, as datas ou a estrutura das pastas, especialmente se recorrerem a uma varredura profunda/bruta. Portanto, quando você executar o Disk Drill ou qualquer ferramenta semelhante, não clique logo em recuperar tudo. Primeiro, procure resultados que mostrem a estrutura original das pastas ou nomes de arquivos excluídos, visualize alguns arquivos importantes e recupere uma pequena amostra para outro disco para confirmar que eles realmente abrem. Se tudo o que você vir forem milhares de resultados do tipo file0001.jpg, isso ainda pode ser útil, mas organizar depois pode ser um incômodo.
Não deixe que nenhum aviso de “reparo” toque na unidade, mesmo que pareça inofensivo. Cancele-o, desconecte o disco e só o reconecte quando estiver pronto para verificar ou criar uma imagem dele, porque uma correção bem-intencionada pode alterar as entradas de diretório exFAT e dificultar uma recuperação limpa.