Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu disco rígido durante uma limpeza e não percebi que eles ainda eram necessários até depois. Estou procurando ajuda com a recuperação de arquivos do disco rígido, incluindo as etapas mais seguras a seguir agora e se os arquivos excluídos ainda podem ser restaurados sem causar mais perda de dados.
Já passei por isso uma vez e, sim, é horrível. A parte boa é esta: arquivos excluídos em um disco rígido muitas vezes ainda ficam lá por um tempo. Você precisa ter cuidado a partir deste momento.
Primeiro passo: pare de usar a unidade agora mesmo. Não copie nada para ela. Não instale nada nela. Não continue executando o sistema a partir dela se puder evitar. Quando um arquivo é excluído, a unidade normalmente não o apaga na hora. Seu sistema marca o espaço como disponível e então novos dados começam a ocupá-lo. Quando isso acontece, as chances de recuperação caem rápido.
Se os arquivos ausentes estavam em uma segunda unidade interna ou em uma unidade externa, desconecte-a e conecte-a a outro computador para fazer a recuperação. Esse é o caminho mais seguro. Se os arquivos perdidos estavam na sua unidade de inicialização do Windows ou macOS, eu evitaria inicializá-la repetidamente. Use um disco de inicialização USB ou outra máquina, se tiver uma. Menos atividade de gravação faz diferença aqui.
O que funcionou melhor para mim foi o Disk Drill, mas o local de instalação importa muito. Instale-o em uma unidade diferente, nunca naquela da qual você está tentando recuperar os dados. Um dos motivos de eu ter gostado dele é a opção de backup de imagem byte a byte. Fiz a varredura primeiro na cópia, o que pareceu muito mais seguro do que mexer no disco original e torcer pelo melhor. Ele também mostra visualizações dos arquivos antes da recuperação, então você pode verificar se os arquivos estão utilizáveis antes de salvar qualquer coisa de volta. Há uma versão gratuita para varredura e visualização, e depois você decide se quer recuperar.
Algumas coisas que eu teria em mente:
- Discos rígidos normalmente dão uma chance melhor do que SSDs. Mesmo assim, não demore. Alguns discos rígidos mais novos também oferecem suporte a TRIM, então esperar é uma aposta ruim.
- Se você ouvir cliques, rangidos ou ruídos repetidos de tentativa de rotação, pare. Desligue. Software não vai consertar hardware com falha. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é a opção mais segura.
- Execute uma varredura profunda e mantenha-se com ela. Repetir a mesma varredura várias vezes não ajudou quando testei esse tipo de coisa, e isso só causa mais desgaste no disco.
Se o Disk Drill não resolver, eu tentaria uma segunda ferramenta antes de desistir. O Recuva é mais fácil e leve, bom para exclusões simples. O DiskGenius é mais útil quando partições ou sistemas de arquivos estão corrompidos. Vale a pena dar uma olhada no Data Rescue se você usa Mac. Ainda assim, tive mais sorte com o Disk Drill pela combinação de profundidade e facilidade, embora seus resultados dependam de quanto dado foi sobrescrito.
Seja rápido. Mantenha a calma, se puder. Se não tiver havido muita gravação na unidade desde a exclusão, suas chances ainda são razoáveis.
Se você excluiu os arquivos durante a limpeza, seu próximo passo importa mais do que a ferramenta que você escolher.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de gravar dados na unidade. Discordo um pouco da ideia de fazer apenas uma varredura profunda, aconteça o que acontecer. Muitas vezes, é mais inteligente fazer primeiro uma varredura rápida do sistema de arquivos. Ela encontra entradas excluídas recentemente com menos estresse e em menos tempo. Se isso falhar, aí sim execute a varredura profunda.
Minha ordem seria:
- Verifique primeiro a Lixeira.
- Verifique a lixeira da sincronização em nuvem, OneDrive, iCloud, Google Drive, Dropbox.
- Verifique Histórico de Arquivos, Versões Anteriores, Time Machine, Backup do Windows.
- Se nada aparecer, conecte a unidade a outro computador.
- Faça primeiro uma imagem completa da unidade e depois examine a imagem.
Fazer a imagem primeiro é o passo mais seguro se os arquivos forem importantes. O software de recuperação lê muitos setores. Se a unidade estiver fraca, você vai querer uma passagem controlada, não varreduras repetidas no original. HDDs costumam ter recuperação melhor do que SSDs. O trim do SSD pode apagar dados excluídos rapidamente, às vezes em minutos ou horas.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de arquivos de disco rígido porque lida tanto com varreduras rápidas quanto profundas, e permite classificar por tipo de arquivo e visualizar os resultados. Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Não na mesma. As pessoas erram nisso o tempo todo.
Se os arquivos forem documentos de escritório, fotos ou vídeos, verifique a visualização antes de recuperar tudo. O nome do arquivo voltar não significa que os dados estejam intactos. Já passei por isso, rs.
Se a unidade fizer barulhos, travar, sumir da BIOS ou mostrar erros SMART, pare a recuperação por software. É hora do laboratório. Caro, sim, mas gravar e escanear novamente um disco morrendo é como pequenos erros viram perda permanente.
Para quem está pesquisando, este é um guia direto para recuperar arquivos excluídos permanentemente de um disco rígido após erros acidentais de limpeza: passos fáceis para recuperar arquivos excluídos permanentemente.
Resumindo, pare de usar a unidade, faça a imagem primeiro, tente os backups e depois escaneie com o Disk Drill a partir de outro disco. Isso te dá a melhor chance, na minha opinião.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @sterrenkijker disseram: descubra como a limpeza os apagou. Isso importa mais do que as pessoas pensam.
Se isso foi só uma exclusão normal ou esvaziar a Lixeira, as chances de recuperação são boas em um HDD. Se você usou algo como o Storage Sense, limpeza segura do CCleaner, ferramentas de destruição de arquivos ou uma opção de limpeza de espaço livre com zeros, então a recuperação por software pode ser quase inútil. As pessoas ignoram esse detalhe e perdem horas escaneando arquivos que na verdade foram sobrescritos de propósito.
Além disso, eu discordo um pouco do conselho de sempre criar uma imagem primeiro em todos os casos. Se o disco estiver saudável e a exclusão for recente, uma varredura rápida somente leitura por entradas de diretório pode ser aceitável antes de fazer uma imagem enorme, especialmente se os arquivos ausentes forem só alguns documentos. Mas se a unidade estiver apresentando qualquer comportamento estranho, então sim, faça a imagem primeiro, sem discussão.
Alguns lugares extras para verificar que costumam passar batido:
- pastas de recuperação específicas de aplicativos como Word, Excel, Photoshop, Lightroom
- pastas temporárias/de exportação
- cache de anexos de e-mail
- pastas ocultas do perfil do usuário
- compartilhamentos de backup em NAS ou conectados ao roteador
Para a recuperação real de arquivos de disco rígido, o Disk Drill é uma escolha sólida porque pode fazer tanto varreduras rápidas quanto profundas e permite visualizar antes de restaurar. Só recupere para outra unidade, não para a mesma. Sério. Esse erro acaba com as recuperações.
Se os dados forem muito importantes, pare com o faça você mesmo bem rápido e vá para um laboratório antes de transformar um problema recuperável em um problema sem solução.
Além disso, esta foi uma leitura interessante sobre história de sucesso na recuperação de dados de disco rígido externo e dicas práticas de recuperação.
Um ângulo que faltou de @sterrenkijker, @waldgeist e @mikeappsreviewer: verifique se sua “limpeza” foi apenas exclusão ou também limpeza de metadados. Algumas ferramentas de otimização apagam miniaturas, listas de arquivos recentes, salvamentos temporários e até registros de diário. Isso pode fazer com que o software de recuperação encontre arquivos brutos, mas perca os nomes originais e as pastas. Se os nomes importam, priorize ferramentas que reconstruam a estrutura do sistema de arquivos, não apenas a extração de arquivos.
Eu também evitaria montar a unidade em modo leitura e gravação, se possível. No Windows, até mesmo abrir o Explorador de Arquivos pode acionar indexação e gravação de miniaturas. Melhor conectá-la por meio de um bloqueador de gravação ou, pelo menos, usar outra máquina e desativar a indexação automática primeiro.
O Disk Drill é uma opção razoável aqui.
Prós:
- bom em varredura rápida mais varredura profunda baseada em assinaturas
- as visualizações ajudam a eliminar resultados inúteis
- pode recuperar de imagens de disco
- amigável se você não estiver fazendo recuperação em nível forense
Contras:
- varreduras profundas podem retornar toneladas de arquivos sem nome
- menos ideal do que ferramentas especializadas para RAID danificado ou sistemas de arquivos exóticos
- a camada paga de recuperação pode não valer a pena para perdas pequenas
Se o Disk Drill não for suficiente, R-Studio ou UFS Explorer são mais fortes para reconstrução complexa de sistemas de arquivos, embora sejam menos amigáveis para iniciantes.
Uma pequena discordância: nem todo caso precisa de uma primeira resposta enorme. Se os arquivos tiverem baixo valor e a unidade estiver saudável, uma varredura direcionada para a pasta excluída pode ser mais rápida e segura do que uma busca completa em todo o disco. Mas, se estes forem dados insubstituíveis, siga direto para a disciplina de criar uma imagem primeiro.