Qual software de recuperação de dados para Mac é mais fácil de usar?

Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu Mac e esvaziei a Lixeira antes de perceber que ainda precisava deles. Estou procurando o software de recuperação de dados para Mac mais fácil de usar porque não sou muito técnico e não quero piorar a situação. Qual ferramenta de recuperação de arquivos para Mac funciona melhor para recuperar documentos e fotos excluídos rapidamente?

Já passei por isso em um Mac e, sim, a situação piora rápido. Fotos desaparecem, pastas de projeto somem, o drive externo aparece meio morto ou nem aparece. Os primeiros passos importam mais do que as pessoas imaginam. Se você gravar novos dados no mesmo drive, torna a recuperação mais difícil.

O que eu faria primeiro, antes de mexer em qualquer aplicativo de recuperação:

1. Pare de usar o drive imediatamente
  2. Não salve nem copie nada novo para ele
  3. Deixe o Primeiros Socorros de lado por enquanto e também pule aplicativos de limpeza aleatórios
  4. Recupere seus arquivos em outro drive
  5. Se o drive perder a conexão, travar ou ficar instável, faça primeiro um backup em imagem se ainda for possível

Isso importa ainda mais com SSDs. Nos Macs mais novos, o TRIM pode apagar dados excluídos antes do que a maioria das pessoas espera. Aprendi isso da pior forma uma vez e não brinco mais com SSDs.

Se você quiser um resumo das opções atuais, vale a pena dar uma olhada neste tópico: Ferramentas de recuperação para Mac

Entre as ferramentas que eu me daria ao trabalho de testar no macOS agora, estas são as que eu manteria na lista curta:

1. Disk Drill é a que eu indicaria para a maioria das pessoas primeiro. Lida bem com APFS, roda sem problemas em Apple Silicon e é mais fácil de usar do que as opções mais técnicas. Traz bons resultados para arquivos excluídos, discos formatados, cartões SD e SSDs externos. O recurso de pré-visualização ajuda bastante, e também há criação de imagem de backup byte a byte, o que importa quando um drive parece instável.
  2. PhotoRec é a opção gratuita que eu ainda levaria a sério. É feio, muito dependente do Terminal e nada amigável se você quer uma interface polida. Ainda assim, encontra arquivos em mídias danificadas melhor do que muita gente imagina. O problema é que geralmente você perde os nomes originais dos arquivos e a estrutura de pastas, então organizar tudo depois da recuperação fica chato.
  3. R-Studio é para os casos complicados. Problemas com RAID, partições corrompidas, danos mais estranhos ao sistema de arquivos, coisas desse tipo. É poderoso, sem dúvida. Eu não o recomendaria para iniciantes, a menos que tenham paciência, porque a interface joga muita coisa na sua frente.
  4. O iBoysoft Data Recovery é uma boa opção se você quiser algo mais simples. O suporte a APFS é decente, e a pequena franquia gratuita de recuperação ajuda quando você só precisa de alguns arquivos em vez de um trabalho completo de resgate.

Se fosse o meu próprio Mac e o problema fosse algo comum como arquivos excluídos, Lixeira esvaziada, um cartão SD corrompido ou um drive externo se comportando de forma estranha, eu começaria com Disk Drill. Ele acerta bem no meio-termo. Se você se vira bem no Terminal e quer um caminho gratuito, o PhotoRec ainda faz mais do que a interface áspera dele faz parecer. Só dá um pouco de trabalho organizar tudo depois.

Se sua maior prioridade é facilidade de uso, eu colocaria o Disk Drill no topo para Mac. Layout limpo. Botão grande de escaneamento. Pré-visualização clara dos arquivos. Você não precisa conhecer sistemas de arquivos nem mexer no Terminal.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Não acho que iniciantes devam gastar tempo comparando 4 ou 5 apps primeiro. Se você continuar usando o Mac enquanto pesquisa opções, suas chances pioram. Escolha uma ferramenta simples e faça a varredura rápido.

Por que o Disk Drill é mais fácil para usuários não técnicos:

1. Ele rotula as unidades com clareza.
  2. Ele organiza os resultados por fotos, documentos, vídeo, áudio.
  3. A pré-visualização funciona bem, então você pode verificar os arquivos antes da recuperação.
  4. O fluxo de recuperação é curto e não é confuso.
  5. Ele funciona bem em APFS, o que importa na maioria dos Macs.

Se os arquivos excluídos estavam no seu SSD interno, a velocidade importa muito. Se estavam em uma unidade externa, cartão SD ou unidade USB, suas chances costumam ser melhores.

Eu pularia o PhotoRec, a menos que você goste de menus feios e nomes de arquivos aleatórios. Ele funciona, claro. Fácil, não é.

Mais uma coisa. Salve os arquivos recuperados em uma unidade diferente, não de volta no mesmo armazenamento do Mac.

Se você quiser uma explicação visual rápida, isto é decente: Dicas e recomendações de software de recuperação de dados para Mac.

Versão curta: o software de recuperação de dados para Mac mais fácil para a maioria das pessoas é o Disk Drill. Se ele encontrar seus arquivos na pré-visualização, você está no caminho certo.

Se você quer a opção mais fácil, eu na verdade reduziria para duas dependendo do que “fácil” significa.

• Disk Drill se você quer o software de recuperação de dados para Mac mais fluido e amigável para iniciantes
  • EaseUS Data Recovery Wizard for Mac se você quer algo quase tão simples, mas com uma sensação bem guiada, estilo assistente

Eu sei que @mikeappsreviewer e @suenodelbosque ambos tenderam ao Disk Drill, e sim, essa provavelmente é a resposta mais segura para a maioria das pessoas. Eu só discordo um pouco em uma coisa: “mais fácil” nem sempre é o mesmo que “melhor na recuperação”. Alguns aplicativos são simples porque escondem opções, o que pode ser bom até você precisar delas.

Por que eu ainda colocaria Disk Drill em primeiro lugar para um usuário de Mac não técnico:

1. é difícil fazer besteira na interface
  2. as prévias são fáceis de entender
  3. ele agrupa os arquivos de um jeito que pessoas comuns realmente conseguem usar
  4. ele não parece uma ferramenta de laboratório feita para pessoal de TI
  5. ele lida muito bem com os sistemas de arquivos modernos do Mac

Se você quiser uma leitura mais ampla sobre softwares de recuperação de dados para Mac que valem a pena testar, esta discussão é útil: melhor software de recuperação de dados para Mac para arquivos excluídos e unidades externas

Uma coisa que eu acrescentaria e que ainda não foi enfatizada o suficiente: se os arquivos foram excluídos do seu SSD interno, há uma chance real de que o software de recuperação não consiga trazer muita coisa de volta, especialmente em Macs mais novos. Nesse caso, antes de comprar qualquer coisa, também verifique:

• Time Machine
  • itens apagados recentemente do iCloud Drive
  • recuperação específica do aplicativo, como Fotos, Notas, Pages etc.

Então, a resposta real mais curta: Disk Drill provavelmente é o software de recuperação de dados para Mac mais fácil de usar. Se você não é técnico e quer o caminho menos confuso, eu começaria por ele. Se ele conseguir visualizar os arquivos, isso é um ótimo sinal. Se não, não continue instalando ferramentas aleatórias uma atrás da outra na mesma unidade.