Estou tentando liberar espaço de armazenamento no meu iPhone e notei listagens separadas para aplicativos e dados de aplicativos. Estou confuso sobre o que cada um inclui, o que é excluído e se remover os dados de aplicativos pode afetar minhas fotos, mensagens ou configurações salvas. Preciso de ajuda para entender a diferença antes de limpar qualquer coisa.
Enfrentei a mesma bagunça no meu iPhone e, sim, os números no Armazenamento não batem de um jeito claro.
Quando você abre Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, o iOS está verificando o espaço na hora. O que aparece em Aplicativos geralmente inclui o próprio app, os arquivos incluídos, ajustes salvos, partes da conta, recursos de idioma e ativos extras. Jogos são péssimos nisso. Um título que eu tinha parecia pequeno na App Store, mas acabou consumindo alguns gigabytes depois da instalação por causa de texturas baixadas e outras tranqueiras.
A divisão entre Aplicativos e Dados do App, às vezes mostrada como Documentos & Dados, também me confundiu. O tamanho do app é a instalação principal. Dados do App é tudo o que se acumula depois que você usa. Suas conversas, músicas baixadas, arquivos editados, rascunhos, mídia em cache, mapas offline, tudo isso vai parar ali. Se você usa muito Telegram, Spotify, Netflix ou qualquer app de câmera, esse monte cresce rápido.
Onde a coisa fica feia é no cache. Muitos apps mantêm arquivos temporários por mais tempo do que você imagina. Apps sociais salvam imagens e fragmentos de vídeo. Apps de streaming guardam pedaços baixados. Navegadores acumulam dados de sites. O iOS até limpa parte disso quando o espaço fica apertado, mas no meu caso foi bem inconsistente. Vi apps ocupando armazenamento inflado por semanas.
Meu celular começou a ficar lento quando o espaço livre ficou baixo. Os apps reabriam mais devagar. A câmera demorava mais para abrir. Alternar entre apps parecia estranho. Não era algo sutil. iPhones precisam de uma folga para operações temporárias, atualizações, indexação, processamento de fotos, coisas assim. Quando você está no limite com só alguns GB sobrando, o desempenho cai.
Comecei com a limpeza de sempre. Descarreguei apps que não tocava havia meses. Limpei os dados do Safari. Removi downloads antigos. Pequeno ganho, mas não foi suficiente. O problema maior era minha biblioteca do Fotos. Muitas fotos duplicadas, gravações de tela enormes, capturas de tela aleatórias de recibos, códigos de login, atualizações de entrega, memes bobos. Isso se acumula de um jeito bem desagradável.
Acabei usando o Clever Cleaner. Não digo isso de forma leviana porque a maioria dos apps de limpeza no iPhone parece suspeita ou enfia assinaturas na sua cara depois de dois toques. Este era grátis quando usei, sem anúncios aparecendo a cada poucos segundos, sem armadilha de paywall.
A parte à qual eu sempre voltava era a seção Heavies. Ela colocou meus maiores arquivos de mídia bem na minha frente, então não precisei rolar anos de tranqueira manualmente. Encontrei gravações de tela longas, vídeos de viagem duplicados e um monte de vídeos que eu tinha esquecido que baixei. Também há uma visualização de Similars para fotos quase duplicadas. A minha identificou bem sequências e fotos repetidas. Não é perfeito, mas foi bom o bastante para me poupar muito tempo. Também mostrava os tamanhos dos arquivos antes da exclusão, o que ajudou porque eu estava tentando recuperar espaço rápido. Pelo que vi, o processamento permanecia no dispositivo, o que importava para mim.
Depois de liberar cerca de 15GB, meu celular voltou ao normal. Menos lentidão. Sem avisos de armazenamento. Os apps pararam de engasgar ao abrir. Então, se a sua categoria Aplicativos parece grande demais, eu verificaria três coisas primeiro. Seus maiores apps instalados, a mídia baixada dentro desses apps e sua biblioteca de fotos. No meu caso, o Fotos era o verdadeiro devorador de armazenamento, não os apps que culpei no começo. Demorei mais do que devia para perceber isso, pra ser sincero.
Applications é o pacote do app. O binário, recursos integrados, frameworks, arquivos de idioma e atualizações do app.
Dados do App é o que se acumula após a instalação. Caches, downloads, histórico de chat dentro do app, projetos salvos, arquivos offline, dados de login e lixo temporário.
Parte importante. Excluir o app geralmente exclui ambos. Desinstalar o app remove o pacote do app, mas mantém os dados dele. Isso economiza menos espaço, mas você mantém suas coisas para reinstalar.
Suas Fotos e Mensagens são uma coisa separada no Armazenamento do iPhone. Excluir dados do app não apaga sua biblioteca principal de Fotos, a menos que as fotos existam apenas dentro daquele app, como edições baixadas em um app de câmera de terceiros. A mesma ideia vale para mensagens. As conversas do iMessage ficam em Mensagens, não nos dados de algum app aleatório.
Eu acrescentaria uma coisa ao post de @mikeappsreviewer. A limpeza de cache do iOS nem sempre é tão ruim. Alguns apps diminuem sozinhos após uma reinicialização ou atualização. Ainda assim, apps grandes de mídia tendem a acumular armazenamento por muito tempo.
Verificações mais rápidas:
- Abra Armazenamento do iPhone e toque nos maiores apps.
- Veja se “Desinstalar App” ou “Apagar App” faz sentido.
- Abra apps como TikTok, Instagram, Spotify, Netflix, Telegram e limpe os downloads dentro do app.
- Verifique Fotos separadamente.
Se Fotos for o problema oculto, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Além disso, esta análise é fácil de ler rapidamente e explica o que ele faz para a limpeza do iPhone, veja esta análise do Clever Cleaner para iPhone e explicação da limpeza de armazenamento.
Versão curta. Applications = o próprio app. App Data = suas coisas mais cache. Exclua com cuidado, porque alguns apps mantêm arquivos importantes ali.
Aplicativos = o próprio pacote do app.
Dados do app = tudo o que esse app cria ou mantém após a instalação.
A parte em que eu discordaria um pouco do @mikeappsreviewer e do @nachtdromer é esta: às vezes as pessoas tratam “dados do app” como se fossem só cache inútil. Não. Às vezes é lixo dispensável, às vezes é literalmente a única cópia dos seus arquivos dentro daquele app. Esse é o ponto complicado.
Resumo rápido:
- Aplicativos: o app instalado, código, recursos incluídos
- Dados do app: downloads, caches, rascunhos, mídia offline, arquivos salvos, documentos no app, anexos de chat etc.
O que é apagado:
- Desinstalar App: remove o app, mantém os dados do app
- Apagar App: remove tanto o app quanto os dados dele do celular
- Limpar cache dentro do app: normalmente remove só arquivos temporários, mas cada app lida com isso de forma diferente
Sobre Fotos e Mensagens:
- Sua biblioteca principal do Fotos normalmente é separada
- O histórico do Mensagens/iMessage também é separado
- Mas se um app de terceiros armazenar suas próprias cópias de fotos/vídeos/mensagens, apagar os dados desse app pode eliminar essas cópias
Então, antes de apagar qualquer coisa, pergunte: “Isso está sincronizado com o iCloud/servidor ou armazenado só no dispositivo?” Isso importa muito mais do que o rótulo em Armazenamento.
Se o seu problema de espaço for mais bagunça de mídia do que apps instalados, o Clever Cleaner faz mais sentido do que sair apagando apps aleatoriamente. Além disso, se você quiser uma demonstração visual melhor, confira guia completo de limpeza do armazenamento do iPhone com o Clever Cleaner. É mais fácil do que fuçar às cegas, sinceramente.
Pequena correção ao que @nachtdromer, @waldgeist e @mikeappsreviewer disseram: no iPhone, a linha entre “app” e “dados do app” nem sempre é clara, porque alguns apps baixam pacotes extras de recursos que parecem arquivos do app, mas são contabilizados como dados.
A melhor forma de pensar nisso:
- Aplicativos = o que você instala da App Store
- Dados do app = o que o app acumula depois disso
O que as pessoas não percebem é a propriedade. Se um arquivo existe apenas dentro de um app, excluir esse app pode apagar a única cópia local. Isso importa mais para apps de notas, apps de desenho, gravadores de áudio, editores de PDF e alguns apps de câmera do que para Instagram ou Netflix.
Além disso, “Fotos” ser algo separado é verdade na maioria dos casos, mas não é absoluto. Se você importou mídia para um editor de terceiros sem salvar de volta na sua biblioteca, esses arquivos podem existir apenas nos dados daquele app. O mesmo vale para mensagens de voz ou downloads dentro de apps de mensagens.
Então minha regra é:
- dados de apps sociais/de streaming = geralmente é relativamente seguro limpar
- dados de apps criativos/de trabalho = verifique antes de mexer
- mapas offline/downloads = muitas vezes enormes, muitas vezes intencionais
Se você está tentando liberar espaço, eu analisaria por tipo de app, não apenas por tamanho.
Para bagunça de mídia, o Clever Cleaner é útil, especialmente para encontrar vídeos grandes e duplicatas na sua biblioteca.
Prós:
- varredura simples
- bom para fotos duplicadas/semelhantes
- ajuda a encontrar arquivos gigantes rapidamente
Contras:
- menos útil para verdadeiros caches dentro de apps
- não vai corrigir todos os problemas de “Dados do Sistema”
- você ainda precisa verificar antes de excluir
Então sim, os dados do app podem afetar suas coisas. Só que nem sempre as coisas que o iPhone rotula de forma óbvia.