Apaguei acidentalmente vários vídeos importantes do meu cartão SD enquanto liberava espaço na minha câmera, e parei de usá-lo imediatamente para que nada mais sobrescrevesse os arquivos. Estou procurando opções de recuperação de vídeos de cartão SD fáceis para iniciantes, seguras, simples de usar e, de preferência, acessíveis, porque esses clipes são importantes e não quero piorar a situação.
Vídeo excluído de um cartão SD, o que eu faria primeiro
Já perdi gravações vezes o suficiente para pular o otimismo falso. Um vídeo excluído some primeiro da lista de arquivos. Normalmente ele não é apagado do cartão imediatamente. A maioria das câmeras marca o espaço como livre e depois o reutiliza. Se você não gravou nada novo desde a exclusão, suas chances ainda são razoáveis.
Primeiro passo, pare de mexer no cartão
Isso importa mais do que o software.
Pare de usar o cartão SD agora. Não grave mais clipes. Não tire fotos. Não o formate. Ignore a câmera ou o Windows se pedirem para corrigir ou formatar o cartão. Cada gravação no cartão reduz o que ainda pode ser recuperado. Aprendi isso da maneira difícil em um cartão da DJI há um tempo. Um clipe curto de teste arruinou parte de um arquivo excluído mais antigo.
Se o cartão ainda aparece no seu computador
Se o seu PC ou Mac detectar o cartão, mesmo quando o Windows o chama de RAW ou diz que ele precisa ser formatado, eu começaria com Disk Drill.
O motivo é simples. Vídeo de câmera costuma ser fragmentado. Muitos dispositivos dividem as gravações em partes pelo cartão. A recuperação de arquivos padrão tende a trazer de volta pedaços, ou entrega um arquivo com o nome e tamanho certos que não abre. O Disk Drill tem um modo Advanced Camera Recovery voltado para juntar esses fragmentos novamente em um único arquivo reproduzível.
Já vi isso importar mais com gravações de GoPro, DJI, Sony, Canon, Nikon, Fujifilm, Insta360, dashcams e action cams em geral. As verificações comuns às vezes encontram a casca do arquivo. Esse modo tenta reconstruir o arquivo de verdade.
Etapas que eu seguiria
- Vá ao site oficial da CleverFiles e baixe o Disk Drill para Windows ou macOS.
- Instale e abra o programa.
- Conecte o cartão SD com um leitor de cartões. Eu evitaria ligar a câmera diretamente se você tiver um leitor por perto.
- No Disk Drill, escolha o cartão SD na lista de dispositivos.
- Clique em ‘Procurar dados perdidos’.
- Quando ele perguntar o método, escolha Advanced Camera Recovery.
- Deixe a verificação rodar. Cartões pequenos terminam rápido. Cartões grandes ou instáveis demoram um pouco. Já vi verificações passarem de uma hora.
- Clique em ‘Revisar itens encontrados’ no canto superior direito se quiser ver os resultados antes de a verificação terminar.
- Use filtros se a lista estiver uma bagunça. Tipo de arquivo, tamanho, data, tudo isso ajuda.
- Visualize os vídeos antes de restaurá-los. Essa etapa economiza tempo. Um nome de arquivo recuperado não significa nada se o clipe não reproduzir.
- Selecione os arquivos que você quer e clique em ‘Recuperar’.
- Salve-os em outro lugar, no seu disco interno ou em outro disco externo.
- Não recupere de volta no mesmo cartão SD. Erro fácil. E ruim também.
- Abra os vídeos recuperados depois que o processo terminar e verifique-os no seu player habitual.
O que esperar após a verificação
Quando terminar, os arquivos restaurados aparecem normalmente no Explorador de Arquivos no Windows ou no Finder no macOS.
Um detalhe útil, o Disk Drill para Windows restaura até 100 MB gratuitamente. No Mac, você pode verificar e visualizar primeiro, depois decidir se vale a pena pagar por uma licença.
Se as gravações importam, faça primeiro uma imagem completa
Se os clipes forem importantes, coisas de família, trabalho pago, prova legal, qualquer coisa assim, eu faria uma imagem completa byte por byte do cartão antes de tentar a recuperação.
Isso gera uma cópia exata do cartão SD. Você faz as tentativas de recuperação na cópia, não no original. Mais seguro. Menos estresse. Se você clicar na coisa errada uma vez, ainda terá a origem intacta. Muitos técnicos de recuperação trabalham assim por um motivo.
Quando eu pararia e chamaria um profissional
Software funciona bem em muitos casos. Não em todos.
Eu pularia o faça você mesmo e falaria com um serviço de recuperação se qualquer um destes casos se aplicar:
- O cartão SD está rachado, torto ou danificado pela água.
- O computador não o detecta de jeito nenhum.
- O cartão continua desconectando durante uma verificação.
- Ele esquenta rápido quando conectado.
- A câmera relata erros de mídia ou hardware.
- As gravações têm valor pessoal, legal ou comercial sério.
Se o cartão ainda aparecer no Disk Drill e não houver dano físico, faz sentido tentar o software primeiro. O tempo importa, porém. Quanto menos você usar o cartão após a exclusão, maiores as chances de recuperar as gravações.
Sim. Se você parou de usar o cartão SD imediatamente, suas chances ainda são razoáveis.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre a regra principal: não grave nada no cartão. Mas discordo em um ponto. Para um iniciante, eu começaria verificando restos ocultos antes de fazer uma varredura profunda de recuperação. Em algumas câmeras, clipes excluídos ainda deixam arquivos auxiliares, miniaturas ou entradas de pasta. Se você vir pastas DCIM, PRIVATE, AVCHD ou MP_ROOT, copie primeiro o cartão inteiro para o seu computador, se o sistema conseguir lê-lo. Isso lhe dá uma cópia de trabalho mais segura.
Depois use o Disk Drill. É uma das ferramentas mais fáceis para recuperação de vídeos de cartão SD, e a visualização ajuda bastante. Se seus vídeos forem MP4, MOV ou MTS, filtre por tipo de arquivo e classifique por tamanho. Arquivos grandes e reproduzíveis são o que você procura. Ignore resultados aleatórios minúsculos. Eles só fazem você perder tempo.
Algumas dicas práticas:
- Use um leitor de cartão, não a câmera.
- Recupere para o seu PC, não de volta para o cartão SD.
- Se os nomes dos arquivos sumiram, classifique por data e tamanho do arquivo.
- Teste os clipes recuperados primeiro no VLC. Ele abre arquivos danificados melhor do que alguns reprodutores padrão.
- Se o Disk Drill encontrar apenas fragmentos, salve-os mesmo assim. Algumas ferramentas de reparo de vídeo conseguem corrigir arquivos MP4 parciais depois.
Se o Windows disser que o cartão precisa de reparo, ignore. Se o cartão desconectar ou travar, pare e crie uma imagem primeiro.
Este guia curto sobre como recuperar arquivos de vídeo excluídos de um cartão SD também vale uma olhada rápida. É curto e fácil para iniciantes.
Sim, provavelmente. Parar de usar imediatamente foi a parte mais inteligente, então você já fez a grande coisa certa.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @voyageurdubois, mas para um iniciante total eu manteria isso ainda mais simples: não passe horas fuçando em pastas primeiro se os vídeos importam. Cada clique extra é apenas mais uma chance de estragar algo. Se o cartão montar, use um leitor, conecte-o a um computador e escaneie-o com o Disk Drill. É uma das ferramentas de recuperação de vídeo de cartão SD mais amigáveis para iniciantes, e o recurso de visualização ajuda muito porque os nomes recuperados muitas vezes são inúteis.
Uma coisa que as pessoas esquecem: se sua câmera tinha uma limpeza do tipo excluir tudo ou formatação rápida, a recuperação ainda pode funcionar, mas os resultados podem voltar com nomes de arquivo genéricos e uma estrutura de pastas estranha. Isso é normal, não necessariamente um mau sinal.
Minha versão básica para iniciantes:
- Trave o cartão SD se ele tiver a pequena chave de proteção contra gravação.
- Coloque-o em um leitor de cartões.
- Ignore qualquer pop-up de reparar ou formatar.
- Execute o Disk Drill e escaneie o cartão inteiro.
- Recupere os arquivos para o seu computador, nunca de volta para o cartão SD.
- Verifique os clipes recuperados no VLC.
Se os clipes forem super valiosos, faça primeiro uma imagem do cartão. Se o cartão estiver falhando, desconectando ou não mostrando a capacidade corretamente, pare com as tentativas caseiras. É aí que as pessoas transformam arquivo excluído em cartão totalmente perdido muito rápido.
Além disso, se você quiser mais discussão do mundo real sobre recuperação de vídeo de cartão SD, este tópico é decente: melhor chance de recuperar vídeos caseiros excluídos de um cartão SD.
Versão curta: sim, um iniciante pode fazer isso, desde que você mantenha a calma e não grave mais nada no cartão.
Uma pequena discordância com @voyageurdubois e @yozora: eu não passaria muito tempo inspecionando o cartão manualmente, a menos que você realmente saiba o que está olhando. Para iniciantes, a atitude mais segura geralmente é mexer menos, não mais.
O que eu acrescentaria é o seguinte: o tipo de exclusão importa. Se você apenas apagou clipes na câmera, as chances de recuperação geralmente são bem decentes. Se você fez uma formatação completa, a chance diminui, mas ainda não é um caso sem esperança. Além disso, algumas câmeras dividem vídeos longos em partes, então encontrar um clipe ausente pode na verdade significar recuperar várias partes.
O Disk Drill é uma opção razoável para iniciantes porque a interface é simples e as prévias ajudam. Prós: fluxo de varredura fácil, bom suporte a cartões SD, boa filtragem para tipos de vídeo, a visualização prévia é útil. Contras: a recuperação gratuita é limitada no Windows, varreduras profundas podem retornar muito lixo, e vídeos muito fragmentados ainda são incertos.
Comparando com o conselho de @mikeappsreviewer, eu também diria para não julgar o sucesso pelos nomes dos arquivos. Julgue pelo tamanho do arquivo e por o clipe realmente abrir ou não.
Se os arquivos recuperados travarem ou pararem na metade, ainda assim guarde-os. A recuperação parcial é comum com vídeos apagados, e às vezes esse é o melhor resultado possível sem recuperação profissional.