Por que meu iPhone fica lento toda vez que eu o carrego?

Meu iPhone fica visivelmente lento sempre que o conecto para carregar. Os apps demoram mais para abrir, a rolagem trava, e o telefone às vezes fica quente. Estou tentando descobrir se isso é causado pela saúde da bateria, por um carregador ruim, por superaquecimento ou por um problema no iOS, e preciso de ajuda para encontrar a causa e corrigir isso.

Encontrei alguns tipos diferentes de lentidão no iPhone, e a correção mudava dependendo do que estava deixando tudo mais lento. A maioria dos guias trata isso como se fosse um único problema. Não era, pelo menos no meu.

Se só alguns aplicativos parecem lentos

Eu olharia primeiro para o aplicativo, e só depois para o telefone. Quando a lentidão fica restrita a um app, ou dois, coisas como Mapas, Instagram, jogos, ou qualquer coisa que puxe dados sem parar, a versão do aplicativo importa mais do que as pessoas imaginam. Depois de uma grande atualização do iOS, alguns apps ficam estranhos até que os desenvolvedores lancem uma correção.

Então fui até a App Store e atualizei tudo. Se um app ainda continuava travando, eu o apagava e instalava de novo. Isso limpava lixo em cache e arquivos temporários que uma reinicialização normal não removia. Eu não esperava muito da primeira vez que tentei. Mesmo assim, resolveu o problema.

A qualidade da conexão também importa. Apps feitos em torno de dados ao vivo ficam engasgando em um Wi‑Fi fraco ou em uma rede celular instável, mesmo quando o telefone em si está bem. Vi isso com mapas e apps de vídeos curtos mais do que com qualquer outra coisa.

Por que ele fica lento enquanto carrega

Para mim, isso era calor. Carregar esquenta o telefone. Usá-lo ao mesmo tempo, especialmente para jogos, vídeo, navegação ou câmera, piora ainda mais. Quando a temperatura sobe, os iPhones reduzem o próprio desempenho para proteger a bateria e os componentes internos. Você percebe isso como atraso no toque, queda de frames e troca de apps mais lenta.

O que ajudou na hora foi simples. Tirei a capinha enquanto carregava e parei de fazer tarefas mais pesadas quando ele estava conectado. Além disso, não carregue em um carro quente nem sob sol direto. Eu já fiz os dois antes, jogada bem burra, e a lentidão apareceu rápido.

Quando o telefone continua piorando semana após semana

Esse parecia o mais sério no meu aparelho, como se o telefone estivesse nas últimas. Não estava. Encontrei duas causas comuns.

Primeiro, saúde da bateria. Verifique em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria. Quando a capacidade máxima cai abaixo de 80 por cento, o iOS começa a gerenciar o desempenho para evitar desligamentos aleatórios. Em português claro, o telefone é desacelerado de propósito porque a bateria já não consegue acompanhar como antes. Se você chegou nesse ponto, trocar a bateria custa bem menos do que trocar de telefone, e em iPhones mais antigos isso costuma fazer uma diferença enorme na hora.

Segundo, armazenamento. Isso acabou sendo o meu problema maior. O iOS precisa de espaço livre para funcionar bem. Quando o armazenamento fica cheio, algo em torno dos últimos 10 a 15 por cento, o sistema inteiro começa a parecer travado. Os apps demoram mais para abrir. O atraso do teclado aparece. A multitarefa fica ruim. Isso vai surgindo aos poucos, por isso as pessoas acham que o telefone está simplesmente envelhecendo, quando muitas vezes é pressão no armazenamento.

No meu, as fotos estavam ocupando a maior parte do espaço. Limpar a biblioteca manualmente era horrível. Tentei uma vez e mal consegui fazer diferença depois de perder um tempo ridículo. O Clever Cleaner tornou a limpeza muito mais fácil. A seção Similars agrupou fotos quase duplicadas e depois marcou uma Best Shot em cada grupo, então eu não precisava comparar dez cópias da mesma imagem uma por uma. A seção Heavies mostrava primeiro os maiores arquivos, que era exatamente do que eu precisava, porque os maiores devoradores de armazenamento estavam espalhados por toda a minha biblioteca.

Depois que limpei cerca de 15 GB, as lentidões que eu vinha aguentando havia meses sumiram. Uma coisa que quase deixei passar: esvazie Apagados Recentemente no app Fotos depois da limpeza. Se você deixar os arquivos lá, eles ainda contam no seu armazenamento por 30 dias.

Configurações que mudei independentemente da causa

Desativei a Atualização em 2º Plano para apps que não precisavam disso. O caminho é Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano. Se aplicativos demais continuam atualizando em segundo plano, o telefone parece mais ocupado do que precisa.

Também ativei Reduzir Movimento em Ajustes > Acessibilidade > Movimento. Isso reduz as animações da interface. O telefone pareceu mais rápido logo depois, não porque o hardware mudou, mas porque o iOS tinha menos trabalho visual para fazer entre uma tela e outra.

Por último, comecei a reiniciar o telefone uma vez por semana. Parece coisa da velha guarda, eu sei. Mesmo assim ajudou. Limpou bagunça temporária do sistema e acúmulo de memória do uso normal. Hábito pequeno, retorno bom.

Se a lentidão começa no momento em que você conecta o carregador, eu olharia primeiro para o carregador, não para a saúde da bateria. Eu sei que @mikeappsreviewer focou no calor, e isso é justo, mas um cabo barato com ruído ou uma fonte fraca também são gatilhos comuns. Já vi iPhones ficarem quentes e travando por causa de carregadores baratos, especialmente carregadores rápidos de 20 W com controle de voltagem ruim.

Tente isto nesta ordem.

Use um carregador da Apple ou um Anker/Belkin confiável.
Troque o cabo.
Limpe a porta Lightning ou USB-C com um palito de madeira ou uma escova macia.
Carregue em uma tomada de parede, não no carro, laptop ou régua de energia antiga.
Desative o Carregamento Otimizado da Bateria por um ciclo de teste, depois ative novamente.

Verifique também os ajustes da bateria em busca de uma mensagem como “gerenciamento de desempenho aplicado”. Se essa mensagem estiver lá, a bateria faz parte do problema. Se a saúde da bateria ainda estiver acima de 85 por cento, eu não a culparia primeiro.

Mais uma coisa que as pessoas não percebem: o consumo de energia aumenta durante o carregamento. Widgets, busca de e-mails, indexação de fotos, sincronização do iCloud e atualizações de apps costumam ser ativados quando o telefone está conectado à energia. Isso faz o telefone parecer lento mesmo que o carregador esteja bom. Vá em Ajustes, Bateria e veja qual processo aumenta durante o carregamento.

Se o armazenamento estiver lotado, limpar fotos ajuda. Clever Cleaner é útil para remover fotos duplicadas e arquivos grandes. Se você quiser uma avaliação sólida de um dos melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone, vale a leitura, veja por que o Clever Cleaner é um app gratuito de limpeza para iPhone muito bem avaliado.

Teste rápido. Carregue em Modo Avião por 15 minutos. Se a lentidão cair bastante, a causa é a sincronização em segundo plano. Se ainda ficar lento e esquentar, os acessórios de carregamento são mais suspeitos.

Na verdade, eu verificaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @reveurdenuit realmente focaram: o Modo de Pouca Energia sendo ativado de forma estranha durante as sessões de carregamento ou um processo de software preso em um loop. Parece o contrário, né, porque carregar deveria ajudar, não deixar mais lento. Mas já vi iPhones ficarem instáveis quando a indexação do Spotlight, o reconhecimento facial do Fotos ou tarefas de restauração/sincronização do iCloud começam a sobrecarregar o telefone no segundo em que ele recebe energia.

Alguns testes rápidos:

• Verifique em Ajustes > Privacidade e Segurança > Análises e Melhorias > Dados de Análise. Se você vir os mesmos logs de falha repetidamente, algum app/processo está se comportando mal.
  • Veja o uso da bateria por app logo após carregar por 10 a 15 min. Se Fotos, Casa, Arquivos ou algum app problemático disparar, essa é a pista.
  • Desative o Carregamento com Energia Limpa para um teste, não para sempre.
  • Se você atualizou o iOS recentemente, espere um ou dois dias. A indexação pós-atualização pode fazer o telefone parecer quebrado rs.

Além disso, se o telefone fica lento apenas no MagSafe ou no carregamento sem fio, isso aponta mais para calor extra do carregamento sem fio, não para a saúde da bateria.

E sim, se o seu armazenamento estiver quase cheio, a lentidão piora em geral. O Clever Cleaner pode ajudar a limpar fotos duplicadas e arquivos grandes rapidamente, o que às vezes também reduz a indexação em segundo plano. Se você quiser um guia visual, este é um bom passo a passo de app limpador para iPhone.

Se ainda estiver lento depois de um carregador diferente, menos calor e alguma limpeza de armazenamento, eu suspeitaria de alguma estranheza do iOS antes de bateria morta, pra ser sincero.