Por que meu disco externo não monta no meu Mac nem aparece no Finder?

Meu disco rígido externo de repente parou de montar no meu Mac, e o Finder nunca o mostra, mesmo depois que eu o reconecto e reinicio. Preciso de ajuda para descobrir se isso é um problema do macOS, um problema no cabo ou na alimentação, ou se a unidade pode estar falhando, porque tenho arquivos importantes nela e não consigo acessar nada.

Isso já aconteceu vezes suficientes no meu Mac para eu parar de tratar cada unidade externa não montada como um funeral.

No começo, achei que o disco tinha morrido e que meus arquivos tinham sumido. Na maioria das vezes, não. A própria unidade estava bem. O problema geralmente era um destes: o sistema de arquivos ficou corrompido, o macOS tinha algum processo em segundo plano travado ou o volume se recusava a montar mesmo com o hardware ainda funcionando.

Primeiro, algumas verificações rápidas.

Conecte a unidade direto no seu Mac. Por enquanto, ignore o hub ou a dock. Tente outro cabo, se tiver um. Mude para outra porta USB ou Thunderbolt. Se você tiver acesso a outro computador, teste nela também. Depois, verifique as configurações do Finder e confirme que os discos externos estão definidos para aparecer tanto na mesa quanto na barra lateral.

Se a unidade aparecer no Utilitário de Disco e o tamanho parecer mais ou menos correto, eu normalmente considero isso um bom sinal.

Isto só se aplica a unidades que ainda parecem estar fisicamente ok. Se o disco não aparecer no Utilitário de Disco de jeito nenhum, mostrar uma capacidade sem sentido, ficar caindo a conexão, fizer cliques ou não ligar, é mais provável que você esteja diante de uma falha de hardware do que de um problema de montagem. Correções por software não vão ajudar muito nesse caso.

Se a unidade ainda parecer saudável, estes são os passos que eu tentaria.

Método 1: Executar Primeiros Socorros na unidade inteira

Esta é a primeira coisa que eu faço porque já vem no sistema e exige pouco esforço.

1. Abra o Utilitário de Disco.
  2. Clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos.
  3. Escolha o disco físico no topo, não apenas o volume abaixo dele.
  4. Clique em Primeiros Socorros.
  5. Confirme e deixe terminar.
  6. Tente montar a unidade de novo.

Se o dano no sistema de arquivos for pequeno, isso às vezes resolve.

Método 2: Encerrar um processo fsck travado

Já vi o macOS travar ao verificar um disco depois que ele foi desconectado de forma incorreta. Quando isso acontece, a unidade pode ficar ali e se recusar a montar.

1. Abra o Terminal.
  2. Execute: sudo pkill -f fsck
  3. Pressione Return.
  4. Digite sua senha de administrador se o macOS pedir.
  5. Espere um pouco.
  6. Verifique a unidade de novo.

Isso não corrige corrupção. Só encerra um processo que pode estar bloqueando o acesso.

Método 3: Montar manualmente pelo Terminal

Às vezes o volume está lá, e ainda assim o macOS não monta sozinho. Vale a pena tentar a montagem manual.

1. Abra o Terminal.
  2. Execute: diskutil list
  3. Encontre o identificador do seu disco, algo como disk4s1.
  4. Execute: diskutil mount /dev/disk4s1
  5. Substitua pelo seu próprio identificador.
  6. Pressione Return.
  7. Leia o resultado no Terminal.

Se funcionar, o volume geralmente aparece na hora.

Método 4: Reformatar a unidade

Se os outros passos não levarem a lugar nenhum, apagar e reformatar é a última opção.

1. Abra o Utilitário de Disco.
  2. Clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos.
  3. Selecione o disco físico.
  4. Clique em Apagar.
  5. Dê um nome.
  6. Escolha APFS se você usar a unidade só com Macs, ou exFAT se também precisar de suporte ao Windows.
  7. Clique em Apagar.
  8. Espere terminar.

Uma coisa que eu não ignoraria. Se os arquivos importam, não saia correndo para reparar.

Mesmo as ferramentas que parecem mais seguras podem alterar o sistema de arquivos. Às vezes ajudam. Às vezes tornam a recuperação posterior mais difícil. A formatação é a opção destrutiva mais óbvia, mas as tentativas de reparo também podem mudar estruturas do disco de um jeito que você não vai gostar se os dados forem importantes.

O que eu faço primeiro nesses casos é recuperar os arquivos e só depois mexer nos reparos.

Já usei o Disk Drill para esse tipo de problema quando a unidade aparece no Utilitário de Disco, mas não monta no Finder. O macOS tende a desistir cedo quando o sistema de arquivos está danificado. O Disk Drill lê o dispositivo de armazenamento de forma mais direta e procura arquivos que o macOS não mostra para você.

A parte de que eu mais gosto é o recurso Byte-to-byte Backup. Se a unidade estiver instável, se desconectar sozinha ou parecer problemática, eu criaria uma imagem primeiro. Isso dá a você uma cópia de cada setor legível e permite trabalhar a partir da imagem em vez de forçar o disco original repetidamente. Já me salvou uma vez, para falar a verdade.

O fluxo de recuperação é simples o bastante:

1. Baixe e abra o Disk Drill.
  2. Selecione a unidade não montada na lista.
  3. Faça um Byte-to-byte Backup se a unidade parecer instável.
  4. Analise a unidade original ou a imagem.
  5. Veja os arquivos que ele encontrar.
  6. Faça uma prévia dos importantes e confirme que eles abrem.
  7. Recupere-os para outra unidade.

Depois que seus arquivos estiverem seguros e abrindo normalmente a partir de outro disco, aí sim volte e tente os passos de reparo. Muito menos estressante desse jeito.

Se o Finder não mostra nada, pare de usar o Finder como teste. Verifique primeiro as Informações do Sistema. Segure Option, clique no menu Apple, depois em Informações do Sistema, depois em USB ou Thunderbolt. Se a unidade aparecer lá, o macOS está vendo o hardware. Se não aparecer, pense em cabo, porta, alimentação, gabinete ou na placa da unidade.

Concordo em parte com @mikeappsreviewer sobre tentar o Primeiros Socorros primeiro. Se os dados forem importantes, eu esperaria para usar ferramentas de reparo até saber que a unidade está estável. Uma placa bridge com falha ou alimentação fraca torna os reparos uma aposta ruim.

Algumas verificações que as pessoas costumam pular:

1. Dê mais energia à unidade.
    HDDs portáteis podem não conseguir girar com alimentação fraca da porta USB. Use um hub com alimentação, a fonte original ou um cabo Y se o gabinete oferecer suporte.

2. Olhe o Utilitário de Disco com atenção.
    Se o disco físico aparecer, mas o volume estiver esmaecido, tente Montar na barra de ferramentas.
    Se aparecer como Not Mounted e sem sistema de arquivos, o mapa de partição pode estar danificado.

3. Verifique os logs no Terminal.
    Execute:
    log stream --predicate 'eventMessage contains ‘disk’ --info
    Depois reconecte a unidade. Se você vir erros de I/O, desconexões ou resets repetidos, isso aponta para hardware.

4. Verifique se o macOS está bloqueando o disco.
    Execute:
    diskutil list
    Depois:
    diskutil info /dev/diskX
    Procure por Read-Only Media: Yes, informações de partição estranhas ou zero bytes. Esses são maus sinais.

5. Descarte o gabinete.
    Isso passa batido com frequência. A bridge SATA para USB em gabinetes baratos costuma morrer antes do disco. Se for uma unidade de desktop dentro de um case USB, retire o disco e teste com outro gabinete ou dock SATA. Já vi isso resolver unidades mortas mais de uma vez.

6. Se for NTFS, o macOS lê, mas não grava nativamente.
    Às vezes, depois de uma desconexão incorreta no Windows, o macOS se recusa a montá-la corretamente. Teste em um PC com Windows e execute chkdsk lá.

Se o disco aparecer, mas não montar e seus arquivos forem importantes, use o Disk Drill antes de tentar apagar. É um aplicativo sólido de recuperação de dados para Mac em unidades externas ilegíveis ou não montadas. Este guia sobre os melhores softwares de recuperação de dados para Mac e Windows também vale a pena conferir.

Se a unidade não aparecer nas Informações do Sistema de jeito nenhum, não perca tempo com configurações do Finder. Isso está em um nível mais baixo que o Finder. Comece por alimentação, cabo, porta e gabinete.

Na verdade, eu verificaria uma coisa antes de fazer mais reparos no disco do que o @mikeappsreviewer sugeriu: se o macOS está sequer permitindo acesso de mídia externa aos apps do Finder.

Nas versões mais recentes do macOS, vá em Ajustes do Sistema > Privacidade e Segurança e veja:

• Arquivos e Pastas
  • Acesso Total ao Disco
  • Volumes Removíveis se isso aparecer para algum gerenciador de arquivos ou ferramenta de recuperação

Às vezes o disco está conectado, mas o Finder ou outro processo fica com um comportamento estranho de permissões e parece que a unidade está “sumida”. É raro, mas eu já vi isso acontecer.

Além disso, tente isto: abra Informações do Sistema e depois verifique USB ou Thunderbolt/USB4 enquanto conecta a unidade. Se ela aparecer ali de forma consistente, mas não no Finder, isso geralmente significa que o Mac está vendo corretamente a camada de hardware. Se ela fica aparecendo e sumindo, isso indica mais um problema de gabinete, cabo ou instabilidade de energia. É uma questão completamente diferente.

Mais uma coisa que muita gente ignora: se a unidade estiver criptografada, o macOS pode estar esperando uma solicitação de desbloqueio que nunca aparece direito. No Terminal, execute:

diskutil apfs list

Se você vir o contêiner/volume, mas ele disser que está bloqueado, esse é o sinal.

E sim, eu concordo com o @shizuka nessa parte: se os arquivos importam, não vá direto em Apagar só porque o Utilitário de Disco está sendo dramático. Se a unidade estiver visível de alguma forma, vale a pena tentar o Disk Drill primeiro para uma unidade externa não montada no Mac, especialmente se você precisar recuperar arquivos antes de mexer na estrutura. A varredura dele ainda pode ver os dados quando o Finder age como se o disco não existisse.

Se você quiser um passo a passo, este vídeo passo a passo para corrigir uma unidade externa que não monta no Mac cobre o processo muito bem.

Se a unidade nunca aparecer em Informações do Sistema, pare de tentar resolver pelo Finder. Nesse ponto, quase sempre é algo físico: cabo, porta, energia, gabinete ou uma placa da unidade com defeito.

Um ângulo que faltou do @shizuka, @sognonotturno e @mikeappsreviewer: verifique se o Finder está simplesmente configurado para ocultar discos externos no estado de visualização atual. Não é a opção da barra lateral que eles mencionaram, mas a camada real da área de trabalho pode ser desativada por perfis, ferramentas de limpeza ou corrupção do plist do Finder. Eu testaria com uma conta de usuário nova. Se a unidade aparecer lá, o problema está na sua conta principal, não no disco.

Além disso, o Modo de Segurança é útil aqui. Inicie no Modo de Segurança, conecte a unidade e veja se ela monta. Se montar, um item de início de sessão, driver NTFS de terceiros, antivírus, utilitário de backup ou extensão antiga de kernel/sistema pode estar interferindo. Eu discordo um pouco do impulso de reparar rapidamente que as pessoas têm. Ferramentas de disco em segundo plano demais se conectam ao armazenamento e fazem uma unidade instável se comportar ainda pior.

Mais algumas verificações:

• mount no Terminal para ver se o macOS a montou em algum lugar estranho
  • sudo dmesg | grep -i usb logo após conectar, para erros USB de nível mais baixo
  • Verifique o Monitor de Atividade em busca de auxiliares que usam muito disco, como apps de backup/sincronização
  • Se for uma unidade HFS+ antiga, teste em um Mac mais antigo, se possível. Versões mais novas do macOS podem ser mais exigentes com volumes legados danificados

Sobre o Disk Drill: boa opção se a unidade for detectada, mas não montar e você precisar dos arquivos primeiro.

Prós:

• fluxo de verificação fácil
  • pode criar uma imagem de um disco com falha
  • pré-visualização decente antes da recuperação

Contras:

• não faz milagres se o hardware continuar se desconectando
  • verificações profundas podem levar uma eternidade
  • a qualidade da recuperação depende do dano no sistema de arquivos

Se a unidade gira, aparece nas informações de hardware, mas o Finder e o Utilitário de Disco se recusam a montá-la, eu priorizaria a recuperação com o Disk Drill antes de mais atividade de gravação. Se ela nunca aparecer no nível de hardware, pare de pensar em bug do Finder e comece a pensar em gabinete, placa bridge ou unidade morta.