Excluí acidentalmente vários vídeos do meu cartão SD da GoPro antes de fazer backup deles, e realmente preciso de ajuda para recuperá-los. Esses clipes eram importantes, e espero que alguém possa recomendar os melhores passos ou softwares de recuperação de vídeo da GoPro que realmente funcionem.
Já passei por essa bagunça antes. Você chega em casa, conecta a GoPro, e os clipes com que você se importava desapareceram. A sensação ruim vem rápido. A parte que vale a pena saber primeiro é simples: filmagens apagadas ou formatadas da GoPro geralmente ainda ficam no cartão por algum tempo. O que você faz em seguida importa mais do que as pessoas imaginam.
Primeira coisa: pare de mexer no cartão
Se você quer a melhor chance de recuperar os vídeos, pare de usar o cartão SD agora mesmo.
Não grave mais filmagens nele. Não formate de novo. Não execute ferramentas aleatórias de correção da internet. Em muitos casos, o que desapareceu foi a lista de arquivos, não os dados de vídeo em si. Novas gravações são o que arruinam a recuperação.
Eu verificaria algumas coisas básicas antes de usar qualquer software:
- Veja sua conta na nuvem da GoPro se você paga por ela e estava com o Upload Automático ativado.
- Verifique a Lixeira, Itens Apagados Recentemente ou algo parecido.
- Coloque o cartão de volta na câmera e veja se a GoPro oferece uma opção de reparo.
- Tente outro leitor de cartão, outra porta USB ou um segundo computador.
- Veja se o cartão aparece no Gerenciamento de Disco no Windows ou no Utilitário de Disco no macOS.
Se o cartão nunca aparecer em lugar nenhum, continuar desconectando ou tiver danos físicos óbvios, eu não continuaria mexendo nele. Nesse ponto, um laboratório de recuperação faz mais sentido. Falha física é um problema diferente de arquivos apagados.
Por que a recuperação de arquivos da GoPro complica
Essa parte confunde muita gente. Recuperar uma foto costuma ser mais fácil do que recuperar vídeo de câmera de ação.
As filmagens da GoPro geralmente ficam divididas em partes pelo cartão SD. Quando o sistema de arquivos é danificado ou apagado, o software de recuperação precisa reconstruir o clipe a partir dessas partes na ordem correta. Alguns aplicativos encontram um MP4 e ainda assim entregam um arquivo corrompido, ou com partes faltando, ou que nem abre. Já vi isso mais de uma vez.
O que eu tentaria primeiro
Para arquivos apagados, formatação ou corrupção do sistema de arquivos, eu começaria com o Disk Drill.
O motivo é o modo Advanced Camera Recovery. Ele foi feito para filmagens de câmera e se baseia na tecnologia das ferramentas antigas GoProRecovery e CnW Recovery. As pessoas usaram essas ferramentas para clipes da GoPro por anos. A versão atual é voltada para vídeo fragmentado de GoPros, drones, câmeras veiculares e equipamentos semelhantes.
Os passos são curtos:
- Tire o cartão SD da GoPro.
- Conecte-o diretamente ao computador com um leitor de cartão.
- Abra o Disk Drill.
- Selecione o cartão SD.
- Escolha Advanced Camera Recovery.
- Execute a varredura.
- Visualize os vídeos que ele encontrar.
- Recupere os arquivos para outra unidade.
A parte da visualização ajuda. Você consegue ter uma ideia rápida se os clipes estão intactos antes de salvá-los. Se o cartão apresentar erros de leitura ou funcionar de forma instável, eu faria primeiro um backup byte a byte e analisaria o backup em vez do cartão original. Aprendi isso tarde demais, de forma irritante.
No Mac é a mesma história
Se você estiver em um Mac, o processo é quase idêntico. Use um leitor de cartão, abra o Disk Drill, analise o cartão, veja o que aparecer e depois salve os arquivos recuperados em outro lugar. Não grave de volta no mesmo cartão SD.
Quando eu pararia e mandaria para um laboratório
Software funciona bem para exclusão acidental, formatação acidental e muitos casos de corrupção. Ainda assim, há momentos em que eu não continuaria experimentando.
Eu entregaria a um profissional se:
- O cartão SD estiver rachado, torto ou fisicamente danificado de alguma outra forma.
- Nenhum computador o reconhecer.
- Ele desconectar repetidamente durante as varreduras.
- Ele esquentar sem motivo claro.
- As filmagens forem importantes o suficiente para você não querer correr o risco de piorar a situação.
Esse último ponto importa. Se os arquivos forem de uma viagem que você não pode repetir, ou de um trabalho pago, ou de momentos em família, eu não trataria o cartão como bancada de testes.
Melhor cenário
Se isso foi apenas um caso simples de exclusão ou formatação, suas chances costumam ser boas, especialmente se o cartão não tiver sido muito usado desde que as filmagens sumiram. Já tive cartões que pareciam sem esperança no início, mas depois devolveram a maior parte do vídeo quando foram analisados da maneira certa. A parte principal continua sendo a parte mais básica: pare de usar o cartão antes de qualquer outra coisa.
Pare de usar o cartão. Nessa parte, concordo com @mikeappsreviewer. Depois disso, eu faria uma coisa de forma diferente. Eu criaria primeiro uma imagem do cartão SD se o seu computador conseguir lê-lo sem erros. Trabalhe a partir da imagem, não do original. Se o cartão tiver setores fracos, longas varreduras repetidas pioram a situação.
Para clipes da GoPro, a recuperação de vídeo fragmentado importa mais do que uma simples varredura de arquivos excluídos. O Disk Drill é uma das melhores opções de software de recuperação de vídeo da GoPro porque lida melhor com arquivos de câmera do que muitas ferramentas genéricas. Já vi o Recuva encontrar nomes de arquivos, mas devolver MP4s corrompidos, então eu não começaria por ele para imagens de câmera de ação.
Se o Disk Drill encontrar os clipes, mas eles não reproduzirem direito, tente recuperar também os arquivos auxiliares THM e LRV. Às vezes, eles ajudam a identificar segmentos correspondentes. Verifique também os arquivos divididos em capítulos. A GoPro frequentemente divide gravações longas em partes, então um vídeo ausente pode, na verdade, ser vários arquivos.
Se você quiser uma explicação rápida sobre as opções de recuperação de cartão SD, isto é razoável: melhor software de recuperação de cartão SD para vídeos e fotos excluídos.
Se o cartão montar, mostrar a capacidade correta e você tiver apagado arquivos por engano, suas chances são bem boas. Se ele desconectar, mostrar 0 bytes ou pedir para formatar toda vez, pare por aí e leve para um laboratório.
Eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @andarilhonoturno disseram: verifique se os clipes foram excluídos na câmera ou no computador. Isso faz um pouco de diferença, porque às vezes o Windows/macOS pode deixar para trás mais informações de diretório do que a própria GoPro. Nem sempre, mas o suficiente para eu me importar.
Além disso, eu não gastaria horas tentando primeiro todas as ferramentas gratuitas. É assim que as pessoas transformam uma tentativa de recuperação limpa em cinco tentativas bagunçadas. Para arquivos da GoPro, aplicativos genéricos de recuperação podem ser meio fracos. Eles podem recuperar uma estrutura de MP4 que parece perfeita e depois não reproduz mais do que 3 segundos. Diversão pura.
Se o cartão ainda for montado normalmente, eu usaria o Disk Drill e procuraria especificamente pela reconstrução completa do vídeo, em vez de apenas recuperação de nome de arquivo. Salve tudo o que for recuperado no seu computador, não de volta no cartão. Depois teste os arquivos no VLC, não apenas no QuickTime ou no painel de visualização do Windows, porque eles podem ser estranhamente exigentes.
Um detalhe extra que as pessoas esquecem: os clipes da GoPro podem ter versões proxy de baixa resolução ou cópias do app no seu celular/tablet se você importou pelo Quik antes. Vale a pena verificar isso antes de entrar em pânico total.
E se os arquivos recuperados estiverem corrompidos, tente o ffmpeg ou algum utilitário de reparo de vídeo depois da recuperação. Alguns clipes estão realmente lá, só estão sem os metadados corretos do contêiner.
Para mais soluções da comunidade, este tópico é bem certeiro: melhores dicas do Reddit para recuperar vídeos apagados da GoPro e do cartão SD.
Resumindo: pare de usar o cartão, pule o buraco sem fim dos freeware aleatórios, tente o Disk Drill primeiro se o cartão estiver legível e, se o cartão começar a desconectar, pare de mexer nele porque é aí que as pessoas pioram a situação.
Um ponto que eu acrescentaria ao @andarilhonoturno, @hoshikuzu e @mikeappsreviewer: verifique o adaptador de proteção contra gravação do cartão e a saúde do cartão antes de fazer qualquer recuperação mais séria. Se o microSD estiver em um adaptador SD de tamanho normal com mau funcionamento, um contato ruim pode parecer corrupção ou “arquivos ausentes”. Trocar adaptadores/leitores já poupou muita gente de perder tempo com varreduras desnecessárias.
Discordo um pouco da ideia de que arquivos sidecar vão ajudar muito na maioria dos casos. THM e LRV são pistas úteis, claro, mas se os clusters principais do MP4 foram sobrescritos, esses pequenos extras não vão restaurar magicamente a filmagem real. Ajudam na organização, não são uma cura milagrosa.
Se o cartão estiver legível, o Disk Drill é uma primeira opção paga razoável para recuperação de GoPro porque tende a se sair melhor com vídeo de câmera do que ferramentas genéricas de recuperação de arquivos apagados.
Vantagens do Disk Drill
- Bom com cartões SD e filmagens de câmeras de ação
- A visualização prévia é útil antes da recuperação
- Interface mais limpa do que a de muitos aplicativos de recuperação
- Pode recuperar após exclusão, formatação e alguns casos de corrupção
Desvantagens do Disk Drill
- Não é barato se você só precisar dele uma vez
- As varreduras profundas podem demorar em cartões maiores
- Como toda ferramenta de software, não pode corrigir dados sobrescritos
- Os resultados ainda dependem muito da condição do cartão e da fragmentação
Mais uma coisa que ninguém mencionou com clareza suficiente: se a sua GoPro usava exFAT e a exclusão aconteceu recentemente, às vezes a recuperação de diretório é melhor do que a extração bruta. Isso significa que nomes de arquivos, datas e estrutura de pastas podem sobreviver. Se a varredura mostrar apenas trechos genéricos de vídeo recuperado, isso normalmente significa que os metadados do sistema de arquivos desapareceram.
Se os clipes recuperados estiverem com falhas, teste-os primeiro no VLC e depois execute ffprobe para ver se o contêiner está danificado ou se o próprio stream está corrompido. Isso ajuda você a decidir se vale a pena tentar um software de reparo.
Se o cartão apresentar erros de I/O, interrompa cedo as tentativas por software. Leituras repetidas em um cartão que está morrendo podem transformar um trabalho recuperável em um caso apenas para laboratório.