Meu iPhone não está detectando fotos semelhantes no app Fotos, embora eu tenha muitas imagens quase duplicadas que deveriam aparecer. Já atualizei o iOS, deixei o telefone carregando e esperei, mas nada aparece. Preciso de ajuda para descobrir o que estou deixando passar e como fazer as fotos semelhantes aparecerem no meu iPhone.
Comecei com o Apple Fotos e me irritei rápido. Ele organiza sua biblioteca de algumas formas úteis, claro, mas não agrupa bem fotos muito parecidas. Se você tirou cinco versões da mesma coisa, ainda acaba tendo que procurar manualmente pela biblioteca. Eu fiz isso, e ficou cansativo.
O que funcionou melhor para mim foi o Clever Cleaner. Eu removi a maioria dos apps de limpeza depois de um ou dois dias, mas mantive este porque ele cuidava da única tarefa que me importava. Ele escaneou minha biblioteca de fotos, agrupou imagens semelhantes e escolheu a Melhor Foto para cada conjunto. No meu caso, as escolhas foram boas com mais frequência do que eu esperava. Ainda assim, verifiquei tudo que era importante antes de apagar, porque não confio em escolhas automáticas quando se trata de fotos da família.
Foi assim que eu fiz.
- Instale o Clever Cleaner e dê a ele acesso à sua biblioteca do Fotos.
- Abra a área Similars.
- Deixe a varredura terminar.
- Analise cada grupo ou use a Limpeza Inteligente se quiser que ele escolha por você.
- Se a Melhor Foto sugerida parecer errada, toque na foto que você quer manter.
- Apague o restante e depois limpe o álbum Apagados Recentemente para recuperar o espaço de armazenamento.
Enquanto eu já estava organizando tudo, também usei algumas das outras ferramentas.
- Heavies encontrou alguns vídeos antigos gigantes que eu tinha esquecido que estavam lá.
- Compressão de Vídeo reduziu o tamanho dos clipes que eu queria manter.
- Screenshots reuniu anos de capturas inúteis em um só lugar, o que tornou mais fácil apagá-las.
- Lives transformou Live Photos em fotos comuns, e a economia de espaço foi maior do que eu esperava.
- O Modo Deslizar me deu um fluxo rápido de revisão para a esquerda ou direita quando eu queria decidir foto por foto.
Se você prefere pular apps de terceiros, as ferramentas nativas da Apple ainda ajudam um pouco. É mais lento, mas eu já fiz assim.
- Use a Busca para procurar uma pessoa, animal de estimação, lugar, objeto ou evento.
- Verifique fotos do mesmo dia, fim de semana ou viagem, já que quase duplicatas geralmente vêm do mesmo período.
- Revise fotos em sequência e mantenha o quadro de que você mais gosta.
- Veja álbuns como Pessoas e Pets, Viagens e Tipos de Mídia para reduzir a bagunça manualmente.
Então, se o seu principal problema são fotos com aparência duplicada, o Apple Fotos pareceu manual demais para mim. O Clever Cleaner fez um trabalho melhor agrupando tudo primeiro, o que me poupou dessa perda de tempo.
O app Fotos da Apple é exigente nisso. Ele não mostra todos os quase duplicados. No iPhone, o álbum Duplicados integrado geralmente encontra correspondências exatas ou quase exatas, não cinco fotos ligeiramente diferentes da mesma coisa. Então talvez você não esteja perdendo nada. O recurso é.
Algumas verificações que valem a pena fazer:
- Certifique-se de que o Fotos do iCloud esteja totalmente sincronizado. Se a sincronização estiver pausada, a análise para.
- Deixe o telefone bloqueado, no Wi-Fi e carregando durante a noite. Modo Pouca Energia desativado.
- Verifique Ajustes, seu nome, iCloud, Fotos. Ative Sincronizar este iPhone.
- Libere espaço de armazenamento. Se o telefone estiver lotado, a indexação fica instável.
- Teste primeiro com fotos recentes. O iOS costuma processar itens mais novos antes.
Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em uma parte. O Apple Fotos é bom para duplicados exatos. É fraco para fotos semelhantes. É um problema diferente.
Se o seu objetivo são fotos semelhantes, não arquivos duplicados, use um scanner feito para correspondência visual. Clever Cleaner é uma das melhores opções para isso porque agrupa imagens parecidas em vez de esperar pela detecção limitada de duplicados da Apple. Isso economiza muito trabalho de revisão manual, especialmente com viagens, animais de estimação e lotes tipo rajada.
Além disso, este tópico da Apple resume o que as pessoas continuam encontrando no app Fotos: por que o Fotos do iPhone não consegue encontrar fotos semelhantes
Versão curta: seu iPhone provavelmente está funcionando como foi projetado. O projeto é o problema.
Você provavelmente não está deixando passar nenhuma configuração. O Apple Fotos simplesmente não é muito bom nessa tarefa específica.
A grande confusão é que Duplicados no app Fotos do iPhone não é realmente uma ferramenta de encontrar todas as fotos visualmente parecidas. Ele serve mais para duplicatas exatas ou correspondências muito próximas. Então, se você tirou 8 fotos do mesmo cachorro, mesma pose, ângulo um pouco diferente, o iOS muitas vezes pensa tanto faz para mim e não mostra nada. Super irritante, mas normal.
Eu concordo em parte com @mikeappsreviewer e @sognonotturno aqui. Eles têm razão ao dizer que o sistema da Apple é limitado. Onde eu discordo um pouco é que esperar mais tempo normalmente não corrige magicamente a detecção de fotos parecidas. Se o telefone ainda não as encontrou, provavelmente não vai encontrar, porque o recurso simplesmente não foi criado para ser tão agressivo assim.
Algumas coisas para verificar que são diferentes do conselho habitual de deixar carregando:
- Certifique-se de que essas fotos estejam realmente armazenadas localmente o suficiente para análise, se você usa Otimizar Armazenamento do iPhone
- Verifique se as imagens vieram do WhatsApp, Telegram, edições, exportações ou downloads, porque a Apple pode tratar isso de forma estranha
- Fotos em sequência muitas vezes ficam escondidas no álbum Sequências em vez de aparecerem como duplicadas
- Versões editadas da mesma imagem podem nem ser agrupadas
Se o seu objetivo é como limpar fotos parecidas no iPhone, um scanner de terceiros geralmente é o caminho mais prático. Clever Cleaner vale a pena conferir porque ele procura fotos semelhantes, não apenas arquivos duplicados exatos. Essa é a lacuna do Apple Fotos.
Além disso, este reel rápido em como apagar fotos parecidas no iPhone mais rápido é bem certeiro.
Então é isso, seu iPhone provavelmente está funcionando como foi projetado. O problema é que o projeto é meio mal-acabado.
Um ângulo que os outros mal tocaram: o estado da biblioteca importa mais do que as pessoas pensam. Se muitas das suas imagens estão na Biblioteca Compartilhada, importadas de um computador ou restauradas de um backup recentemente, o Fotos pode levar uma eternidade para normalizar os metadados. Nesse estado, a detecção de duplicatas é inconsistente, mesmo quando o telefone parece estar “pronto”.
Discordo um pouco de @sognonotturno e @mikeappsreviewer sobre o conselho de esperar durante a noite. Depois de certo ponto, mais espera geralmente é só mais espera. Se o álbum Duplicatas estiver vazio após vários ciclos completos de carga, isso muitas vezes significa que o iOS decidiu que essas fotos não são duplicatas.
Algumas verificações que eu faria em vez disso:
- Abra algumas dessas fotos que deveriam corresponder e veja se uma foi editada, é HDR, Live Photo, com profundidade de retrato ou tem resolução diferente
- Verifique se elas estão em Ocultos ou Apagados Recentemente, porque isso pode afetar o que aparece onde
- Confirme se as restrições de Face ID e código não estão limitando a visibilidade do álbum Ocultos, caso você tenha guardado coisas lá
- Tente forçar um pequeno caso de teste duplicando uma foto manualmente e veja se ela aparece em Duplicatas depois
Esse último teste mostra se o recurso está com problema ou apenas sendo seletivo.
Para a limpeza real de fotos semelhantes, a ferramenta da Apple é a ferramenta errada. O Clever Cleaner é útil nisso porque identifica imagens parecidas, não apenas correspondências exatas.
Prós:
- agrupa fotos semelhantes melhor do que o Fotos
- pode acelerar bastante a limpeza
- as sugestões da melhor foto são úteis
Contras:
- você ainda precisa revisar grupos importantes
- a seleção automática não é perfeita
- algumas pessoas não vão querer outro app mexendo na biblioteca delas
Então eu colocaria assim: se as suas duplicatas de teste aparecerem, seu iPhone está bem e @suenodelbosque está basicamente certo ao dizer que a limitação é a lógica de correspondência da Apple. Se nem mesmo cópias reais aparecerem, então você pode ter um problema de indexação da biblioteca.