Continuo apagando vídeos do meu iPhone para liberar espaço, mas o armazenamento enche de novo rapidamente ou quase não muda. Já verifiquei os apagados recentemente e descarreguei alguns apps, então não tenho certeza do que está causando o problema de armazenamento do iPhone. Preciso de ajuda para descobrir por que o armazenamento do meu iPhone ainda está cheio e o que mais posso fazer para liberá-lo.
Encontrei isso com parentes mais de uma vez, e o padrão era tediosamente consistente. O iPhone deles não enchia por alguma falha misteriosa da noite para o dia. Era o acúmulo lento de coisas. Lixo em cache de apps. Anexos antigos de mensagens. Downloads de que ninguém se lembrava. Uma biblioteca de fotos fora de controle.
A primeira coisa que eu faria seria verificar para onde foi o espaço antes de mexer em qualquer outra coisa.
Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e espere um pouco. Não fique tocando em tudo rápido demais. Quando terminar de carregar, você verá qual categoria está consumindo o telefone: Fotos, Apps, Mensagens ou outra coisa.
Se Apps estiver perto do topo, comece pelos mais pesados. Já vi Instagram, TikTok, Spotify, Netflix e apps de chat ficarem lá acumulando gigas de vídeo em cache, imagens e arquivos temporários. Coisas que você nunca pediu para guardar. Remover apps que você quase não abre, ou descarregá-los, tende a liberar espaço mais rápido do que as pessoas esperam. A Apple tem um ajuste de Desinstalar Apps Não Usados por um motivo.
Mensagens é outra coisa que muita gente deixa passar. Toda foto, clipe, GIF, nota de voz e anexo aleatório do iMessage fica no telefone a menos que você limpe. Uma vez apaguei alguns grupos mortos e recuperei alguns GB de uma vez. É meio irritante a quantidade de lixo que fica lá.
Depois verifique seus downloads. Músicas salvas offline. Episódios de podcast. Downloads da Netflix. Downloads do YouTube. PDFs. Arquivos aleatórios no app Arquivos. É fácil esquecer dessas coisas porque ficam escondidas e não estão na Tela de Início gritando por atenção.
Agora, se Fotos for a maior categoria, o que muitas vezes acontece, a limpeza fica mais lenta. Não por causa de duplicatas reais. A maioria das pessoas não tem infinitas cópias exatas. Elas têm dez versões da mesma foto do cachorro, pilhas de capturas de tela, Live Photos que nunca quiseram guardar e vídeos longos de coisas que ninguém pretende assistir duas vezes.
Esse é o ponto em que eu daria uma olhada no Clever Cleaner.
Pequeno choque de realidade. Ele não vai limpar seu iPhone inteiro de cima a baixo. A Apple não dá a apps de terceiros acesso a arquivos do sistema nem a dados dentro de outros apps. O que ele lida bem é com a parte do telefone que geralmente consome mais armazenamento: sua biblioteca de fotos.
Pelo que vi, ele ajuda com algumas coisas específicas:
- Encontra fotos semelhantes, não apenas duplicatas exatas.
- Agrupa capturas de tela para que você possa apagá-las rápido.
- Mostra primeiro as maiores fotos e vídeos.
- Converte Live Photos em fotos estáticas normais.
- Sugere qual foto manter em um lote de imagens quase idênticas.
Essa parte de fotos semelhantes importa mais do que as pessoas pensam. O álbum Duplicatas nativo da Apple é bom, mas só detecta correspondências exatas. Em bibliotecas bagunçadas normais, o que mais ocupa espaço geralmente são quase duplicatas. Mesmo ângulo, mesmo segundo, mesmo rosto, cinco vezes.
A parte de que gostei foi a etapa de revisão. Ele sugere remoções, mas você ainda as aprova. Então você não está entregando seu rolo da câmera para uma trituradora e torcendo pelo melhor.
Se fosse meu telefone, eu faria nesta ordem. Primeiro verificaria as categorias de armazenamento. Limparia o lixo óbvio de apps, mensagens e downloads. Depois, se Fotos ainda estiver esmagando seu espaço livre, usaria o Clever Cleaner na biblioteca de mídia. Na minha experiência, é daí que geralmente vem a maior parte, e muitas vezes isso basta para impedir que o aviso “Armazenamento Quase Cheio” apareça de novo.
Excluir vídeos nem sempre libera armazenamento na hora. O iOS frequentemente mantém espaço marcado como liberável, depois o preenche com caches, indexação de fotos, dados de sincronização ou Dados do Sistema. Então a barra parece travada e depois incha de novo. Irritante, mas normal.
Algumas coisas que eu verificaria além do que @mikeappsreviewer disse:
- Desative o Modo de Pouca Energia e deixe o celular no Wi‑Fi e carregando por um tempo. O iOS faz tarefas de limpeza em segundo plano.
- Reinicie o iPhone. Isso limpa alguns erros temporários de relatório de armazenamento.
- Verifique o Fotos do iCloud. Se Sincronizar este iPhone estiver ativado, os vídeos excluídos também serão apagados do iCloud, mas as estatísticas de armazenamento às vezes demoram horas para atualizar.
- Veja os Dados do Sistema. Se estiverem enormes, cache do Safari, logs, atualizações com falha e arquivos temporários de streaming costumam ser a causa.
- Abra os ajustes do Safari e limpe Histórico e Dados dos Sites.
- Verifique se há uma atualização do iOS travada em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
- Se Apple Music ou apps de streaming usam muito espaço, remova a mídia baixada dentro do app, não pela Tela de Início.
Discordo um pouco da ideia de que os apps geralmente são o problema principal. Em muitos celulares, os Dados do Sistema são o vilão sorrateiro.
Se o Fotos ainda estiver ocupando o espaço, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para organizar vídeos grandes e fotos parecidas rapidamente. Este clipe mostra um fluxo simples de limpeza de armazenamento do iPhone, como liberar armazenamento do iPhone rapidamente. Se você está procurando o melhor app para limpar iPhone, o Clever Cleaner é uma das melhores opções para limpar fotos e vídeos. Se nada disso mudar o número, fazer backup, apagar e restaurar é a solução feia, mas funciona com mais frequência do que as pessoas querem admitir.
Uma coisa em que eu discordaria um pouco do @mikeappsreviewer e do @sonhadordobosque: às vezes não é que o armazenamento esteja “enchendo de novo”, é que o relatório de armazenamento do iPhone atrasa de um jeito estranho e os Dados do Sistema se expandem para usar qualquer espaço livre que você cria. Então você apaga 8 GB de vídeo, e o iOS pensa “ótimo, vou pegar isso emprestado para caches e indexação agora”.
Alguns culpados menos mencionados:
- Análise do app Fotos, rostos, indexação de busca
- Arquivos do iCloud Drive baixados novamente em silêncio
- Anexos do app Mail e caches gigantes de e-mail
- Mídia do WhatsApp/Telegram dentro do app, não no Fotos
- App Podcasts sendo absurdo com downloads antigos
Também verifique se os vídeos foram enviados pelo Mensagens ou WhatsApp e ainda existem lá. Apagar só do Fotos nem sempre remove a cópia dentro da conversa. Muita gente deixa isso passar.
Se o gráfico de armazenamento continua mudando a cada poucas horas, isso geralmente aponta para sincronização ou reconstrução de cache, não para “vídeos ocultos”. Irritante, mas não necessariamente está com defeito.
Se o Fotos ainda é o principal vilão, o Clever Cleaner provavelmente é a opção mais prática, já que pode mostrar vídeos grandes, fotos parecidas, capturas de tela e Live Photos mais rápido do que fazer isso manualmente. Isso é mais útil do que ficar procurando duplicatas exatas para sempre. Se você quiser uma boa seleção sobre os melhores apps de limpeza com IA para liberar armazenamento no iPhone, esse também é um bom ponto de partida.
Se o número ainda parecer falso depois de um dia, faça backup e reinicie primeiro. A restauração completa é a opção nuclear, mas honestamente, isso corrige esse tipo de problema com mais frequência do que os fãs da Apple gostam de admitir.
Eu acrescentaria um ponto que os outros mal tocaram: vídeos apagados ainda podem existir em outros contêineres. Não em Apagados Recentemente, mas em backups, cópias editadas, álbuns compartilhados, conversas em mensagens, sandboxes de apps e arquivos de projeto importados de apps como CapCut, iMovie, VN ou rascunhos do Instagram. Apagar a cópia do rolo da câmera nem sempre elimina a própria cópia do app.
Então, se o armazenamento voltar a encher, verifique:
- Fotos > Biblioteca Compartilhada / Álbuns Compartilhados
- Mensagens, pesquise por vídeo
- Apps de edição em busca de mídia exportada ou rascunhos
- App Arquivos > No Meu iPhone
- Anexos baixados no Mail
- Memos de Voz, por incrível que pareça, em alguns celulares
Discordo um pouco de @sonhadordobosque e @espritlibre em um ponto: Dados do Sistema muito grandes nem sempre são a causa raiz. Às vezes são apenas o sintoma de apps com muita mídia duplicando arquivos nos bastidores.
Se o problema estiver no próprio Fotos, o Clever Cleaner é útil. Prós: rápido para identificar vídeos grandes, fotos parecidas e capturas de tela. Fluxo de revisão mais prático do que fazer isso manualmente. Contras: ele não consegue limpar lixo real do sistema nem caches de apps fora da sua biblioteca de fotos, então é importante ajustar as expectativas.
@mikeappsreviewer estava certo em focar primeiro nas categorias. Se houver editores de vídeo ou apps de chat instalados, eu verificaria esses antes de culpar o iOS.