Meu disco rígido externo estava funcionando bem, mas agora o Windows o mostra como RAW e diz que preciso formatá-lo antes de poder usá-lo. Ele tem fotos importantes, arquivos de trabalho e documentos pessoais dos quais ainda não fiz backup. Estou procurando a maneira mais segura de recuperar arquivos de um disco rígido RAW sem piorar a situação ou perder dados.
Encontrei isso algumas vezes e, na primeira vez que vi uma unidade mudar para RAW, achei que já era. No fim das contas, RAW nem sempre significa que o disco morreu. Geralmente significa que o Windows parou de reconhecer o sistema de arquivos, então os dados ainda estão lá, mas o sistema operacional não tem uma forma adequada de lê-los.
Várias coisas podem causar isso. Já vi acontecer depois de uma queda de energia, depois de remover um drive externo rápido demais, após danos no sistema de arquivos, setores defeituosos, malware, problemas na tabela de partição e em unidades começando a falhar. Um volume NTFS ou exFAT normal acaba aparecendo como RAW, o que parece pior do que realmente é.
A primeira coisa que eu verificaria é se você está lidando com dano no sistema de arquivos ou com problema físico na unidade.
Se a unidade aparece normalmente no Gerenciamento de Disco, informa o tamanho correto, permanece conectada e não está fazendo sons de clique ou de raspagem, eu começaria com etapas de recuperação em casa.
Se ela perde a conexão repetidamente, aparece de forma inconsistente, faz barulhos ruins ou o SMART mostra um monte de erros, eu pararia por aí. Esses sinais geralmente apontam para dano de hardware. Cada varredura extra adiciona mais estresse. Se seus arquivos importam, eu pularia experimentos e iria direto para um laboratório de recuperação.
Se o hardware parece estável, eu focaria primeiro em tirar os arquivos, não em reparar o volume RAW.
O que funcionou melhor para mim foi o Disk Drill. Em volumes RAW, ele primeiro tenta encontrar vestígios do sistema de arquivos antigo. Às vezes o Windows perde o mapa, mas ainda há metadados suficientes para que um software de recuperação consiga remontar as coisas. Se essas informações estiverem danificadas demais, ele recorre à varredura por assinatura e procura tipos de arquivo conhecidos diretamente em toda a superfície do disco.
As etapas são simples:
- Instale o Disk Drill em outra unidade.
- Escolha a unidade RAW ou a partição RAW.
- Clique em Search for Lost Data. Em uma unidade externa, use Universal Scan se isso for solicitado. Se você estiver tentando recuperar vídeo fragmentado de uma câmera ou drone, use Advanced Camera Recovery.
- Deixe a varredura terminar.
- Visualize o que ele encontrar.
- Restaure os arquivos em outro disco.
Eu não tentaria reparar a partição até ter verificado uma amostra dos arquivos recuperados e confirmado que eles abrem.
Depois disso, se a partição usava NTFS antes, o CHKDSK às vezes corrige danos no setor de boot ou corrupção no sistema de arquivos. Ainda assim, eu não o executaria antes da recuperação, porque ele grava alterações no volume. Se o CHKDSK falhar, ou se o sistema de arquivos não era NTFS, eu passaria para o TestDisk. Se nenhum dos dois fizer a partição voltar, eu a recriaria no Gerenciamento de Disco com uma formatação rápida e depois copiaria os arquivos recuperados de volta para ela.
Sim, RAW não significa que seus arquivos desapareceram. Significa que o Windows perdeu acesso ao sistema de arquivos.
Primeiro, não formate. Não copie nada novo para ele. Ainda não execute ferramentas de reparo.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: recupere primeiro. Discordo um pouco sobre usar o CHKDSK como próximo passo para a maioria das pessoas. Em uma unidade com fotos de família e documentos de trabalho, eu deixaria as tentativas de reparo para depois. O CHKDSK tem o hábito de corrigir as coisas alterando o sistema de arquivos, e às vezes a estrutura das suas pastas é que sai prejudicada.
O que eu faria:
- Tente um cabo USB e uma porta diferentes.
- Verifique a unidade em outro PC.
- Veja no Gerenciamento de Disco.
- Se o tamanho parecer correto, faça primeiro uma imagem byte a byte se você tiver espaço. Use o HDD Raw Copy Tool ou o ddrescue.
- Analise a imagem, não a unidade original, com um software de recuperação.
Este é o caminho mais seguro. Se o disco estiver começando a falhar, criar a imagem primeiro evita leituras repetidas. Os laboratórios fazem isso por um motivo.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de dados de disco rígido RAW. Ele tende a recuperar bem fotos, documentos e arquivos de escritório, mesmo quando o Windows mostra a partição como RAW. Se o seu objetivo é recuperar arquivos de um disco rígido RAW sem formatar, comece por aí depois de criar a imagem.
Se você quiser uma explicação simples, este vídeo é razoável sobre como recuperar arquivos de um disco rígido corrompido.
Se a unidade faz cliques, desaparece ou é lida com 0 bytes, pare de mexer nela. Isso indica mais um problema de hardware do que danos no sistema de arquivos. Nesse ponto, uma empresa de recuperação é a opção mais segura.
Sim, muitas vezes é possível recuperar arquivos de um disco rígido RAW. RAW normalmente significa que o sistema de arquivos ficou corrompido, não que todos os arquivos desapareceram no vazio.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sognonotturno, mas sou um pouco menos favorável a tentar qualquer comando de reparo após as tentativas de recuperação. Mesmo correções consideradas seguras podem piorar ainda mais uma unidade já problemática. Se os dados forem importantes, pense primeiro em preservação, reparo depois.
O que eu acrescentaria:
- Verifique o Visualizador de Eventos em busca de erros de disco, como blocos defeituosos ou redefinições do controlador.
- Se for um HDD externo, toque na unidade. Se ela estiver esquentando de forma estranha ou continuar desligando a rotação, isso é um sinal de alerta.
- Se a partição aparecer como RAW, mas o espaço usado ainda parecer aproximadamente correto, isso na verdade é um sinal razoavelmente bom.
- Se for um Seagate ou WD externo, teste o disco interno com outro gabinete, se possível. Às vezes, a placa de ponte USB é o verdadeiro problema, não o disco.
Uma coisa que muita gente ignora: veja os dados SMART com o CrystalDiskInfo antes de fazer verificações grandes. Se a integridade estiver ruim ou em alerta, pare de forçá-lo com leituras repetidas.
Para recuperação, o Disk Drill continua sendo uma escolha sensata para recuperação de disco rígido RAW, porque ele pode encontrar arquivos mesmo quando o Windows quer formatar o disco. Eu recuperaria para outra unidade apenas, nunca de volta para a RAW. Se você quiser um passo a passo simples, este guia de recuperação de arquivos de disco rígido RAW é fácil de seguir.
Se a unidade estiver fazendo cliques, desaparecendo ou mostrando 0 bytes, pare com as tentativas por conta própria. Isso já é caso para laboratório, sem discussão.