Eu excluí acidentalmente arquivos importantes e esvaziei a Lixeira antes de perceber que ainda precisava deles. Estou procurando o melhor software de recuperação de dados para arquivos excluídos que realmente funcione no Windows e consiga recuperar documentos, fotos e vídeos sem piorar a situação. Preciso de ajuda para escolher uma opção segura e confiável o mais rápido possível.
Passei por uma pilha de aplicativos de recuperação ao longo dos anos, muito mais do que eu queria. A maioria deles cai em um de dois grupos. Ou são feitos para administradores e pessoal de perícia, ou parecem amigáveis até a recuperação ficar complicada e então desmoronam.
Depois de usar vários deles em situações reais de desastre, fotos perdidas, pendrives apagados, partições corrompidas, coisas assim, o Disk Drill ainda é o que eu recomendo primeiro para a maioria das pessoas.
O que me fez continuar com ele foi o equilíbrio. Ele não te afoga em jargão, mas também não se faz de bobo. Não tive dificuldade para iniciar varreduras, organizar os resultados ou verificar arquivos recuperáveis sem ter que cavar alguma interface velha e estranha de 2009. Ao mesmo tempo, a qualidade da varredura se manteve melhor do que eu esperava em arquivos excluídos, unidades formatadas, mídia flash corrompida, partições RAW, cartões SD, discos externos e armazenamento de câmeras.
A parte de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Em muitas ferramentas de recuperação, você não sabe se o arquivo é utilizável até depois de uma longa espera. Aqui, eu normalmente conseguia abrir fotos, inspecionar documentos e verificar se os vídeos ainda tinham algum sinal de vida antes de fazer a recuperação completa. Isso me poupou muito tempo desperdiçado. Também inclui backup byte a byte, no qual eu me apoio quando uma unidade começa a se comportar de forma estranha. Prefiro clonar primeiro e analisar a imagem do que continuar acessando o disco original repetidamente. No Windows, também há 100 MB de recuperação gratuita.
Algumas outras ferramentas ainda merecem ser mencionadas, já que algumas delas se saem melhor em casos mais específicos.
-
UFS Explorer
Se você está lidando com RAID, sistemas de arquivos Linux, dispositivos NAS, partições danificadas ou configurações de armazenamento com peças demais em movimento, este é difícil de ignorar. Eu o usei em trabalhos mais complicados, nos quais aplicativos mais simples não me deram nada útil. A desvantagem é a interface. Ela é densa, técnica e fácil de interpretar errado se você já não souber o que está vendo. -
GetDataBack
Software antigo, visual antigo, ainda decente. Já vi ele recuperar árvores de pastas e nomes de arquivos em volumes NTFS e FAT melhor do que ferramentas mais novas com design mais limpo. Parece datado, sim, mas eu não o descartaria. -
Windows File Recovery
Esta é a ferramenta da própria Microsoft, e é gratuita. O problema é que você a executa pelo Prompt de Comando, o que afasta muita gente rapidamente. Para exclusão simples de arquivos e casos mais básicos de NTFS, ela faz o trabalho. Ainda assim, achei o Disk Drill mais fácil de usar no dia a dia.
Se você está tentando recuperar arquivos agora mesmo, pare de usar a unidade primeiro. Sério. Na maioria dos casos, os dados excluídos não são apagados imediatamente. O sistema marca o espaço como disponível, e a próxima operação de gravação começa a colocar novos dados por cima dos antigos. Downloads, instalações, atualizações, arquivos copiados, tudo isso aumenta as chances de sobrescrita permanente.
E não instale o software de recuperação na mesma unidade que você está tentando salvar. Já vi pessoas fazerem isso uma vez e perderem exatamente os arquivos que estavam tentando recuperar. Coloque o software em outro disco, um SSD externo ou até mesmo um pendrive. Recupere os arquivos para outro local também.
Mais uma coisa que as pessoas deixam passar. O software de recuperação ajuda com danos lógicos, não com falha física. Se a unidade está fazendo cliques, rangendo, desconectando aleatoriamente, esquentando ou não aparecendo na BIOS ou no Gerenciamento de Disco, pare por aí. Executar mais varreduras em um hardware nesse estado é como uma situação ruim piora ainda mais. Nesse ponto, um laboratório de recuperação geralmente é a opção mais segura, mesmo que o preço doa.
Se o problema for exclusão, formatação ou corrupção do sistema de arquivos, suas chances ainda são razoáveis. Já tive boas recuperações nesses casos. A parte principal é rapidez e contenção. Pare de gravar na unidade, trabalhe a partir de outro dispositivo e não fique mexendo nela às cegas.
Se você quer o melhor software de recuperação de dados para arquivos excluídos no Windows, eu colocaria o Disk Drill perto do topo. Concordo com @mikeappsreviewer nessa parte. Onde eu divirjo é no Windows File Recovery. Não o considero muito bom para a maioria das pessoas. Ser gratuito é legal, mas ferramentas só por cmd desperdiçam tempo quando você precisa recuperar arquivos agora, não depois de ler a documentação de sintaxe e cometer erros de digitação às 2 da manhã.
Minha lista curta:
-
Disk Drill
Melhor equilíbrio entre profundidade de varredura, visualização de arquivos e velocidade. Bom para arquivos excluídos, itens da Lixeira esvaziada, unidades USB, cartões SD e partições danificadas. A interface é limpa. Você gasta menos tempo tentando entender os menus e mais tempo verificando o que pode ser recuperado. Para uso doméstico normal, é este que eu testaria primeiro. -
R-Studio
Mais forte que o Disk Drill em alguns trabalhos avançados. Pior em facilidade de uso. Se você conhece sistemas de arquivos e partições, é ótimo. Se não, fica irritante rápido. -
Recuva
Ainda é bom para exclusão acidental simples. Fraco quando o caso fica complicado. Eu não o usaria para unidades formatadas ou sistemas de arquivos corrompidos, a menos que você não tenha opção melhor. -
PhotoRec
Feio, carregado de texto, mas sólido para recuperação bruta de arquivos. Ele recupera arquivos por assinatura, então nomes de arquivos e estrutura de pastas frequentemente voltam bagunçados. Útil quando ferramentas mais bonitas falham.
Para arquivos excluídos, o maior fator é a taxa de sobrescrita. Em SSDs, o TRIM prejudica muito mais suas chances do que em HDDs antigos. Em um disco rígido, documentos de escritório ou fotos excluídos frequentemente voltam se você parar de usar o disco rapidamente. Em um SSD, os resultados são mais imprevisíveis. Essa parte é ignorada com frequência demais.
Se você quer uma comparação clara de ferramentas de recuperação de dados para arquivos excluídos, unidades formatadas, pendrives e cartões SD, este vídeo rápido ajuda: melhor software de recuperação de dados para arquivos excluídos
Minha escolha continua sendo o Disk Drill, a menos que você esteja lidando com RAID, NAS ou partições Linux. Aí eu olharia primeiro para ferramentas mais robustas. Para exclusão acidental comum no Windows, o Disk Drill é o lugar mais fácil para começar, na minha opinião.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @ombrasilente, mas vou discordar um pouco sobre o Recuva valer tanto a pena em 2026, a menos que a exclusão tenha sido super recente e a unidade esteja saudável. Ele serve para casos fáceis, não muito mais.
Se você quer o melhor software de recuperação de dados para arquivos excluídos no Windows agora, o Disk Drill provavelmente é a primeira tentativa mais segura para usuários comuns. Não porque ele faça mágica, mas porque lida muito bem com o conjunto mais comum de desastres: arquivos excluídos, Lixeira esvaziada, pendrives, cartões SD e algumas esquisitices de partição, sem fazer você sentir que precisa de uma certificação antes. O recurso de visualização também é muito importante. Se eu não consigo visualizar pelo menos alguns dos arquivos, não confio muito na varredura.
Dito isso, se isso foi em um SSD, suas chances talvez já sejam menores por causa do TRIM. As pessoas ignoram essa parte o tempo todo. Se foi um HDD comum, as chances de recuperação geralmente são melhores.
Minha opinião:
- Disk Drill: melhor software geral de recuperação de arquivos excluídos para Windows
- R-Studio: mais forte para casos mais técnicos/avançados
- PhotoRec: feio, caótico, mas às vezes salva o dia quando os nomes dos arquivos já foram perdidos
- Windows File Recovery: grátis, mas sinceramente meio chato de usar, a menos que você goste de linha de comando
Uma coisa que eu acrescentaria e na qual eles realmente não deram ênfase suficiente: se os arquivos excluídos eram documentos/fotos de uma pasta conhecida, classifique os resultados por tipo de arquivo e data de modificação primeiro. Isso economiza muito tempo em comparação com vasculhar milhares de recuperações RAW.
Além disso, se você quiser mais opiniões do mundo real, este tópico tem uma seleção bem sólida de escolhas da comunidade do Facebook para o melhor software de recuperação de arquivos.
Versão curta: para exclusão acidental no Windows, eu começaria com Disk Drill. Se isso não encontrar nada útil, então passe para o PhotoRec ou R-Studio, dependendo de quão complicada estiver a situação.
Estou um pouco menos convencido pelo Windows File Recovery do que @mikeappsreviewer, e um pouco menos generoso com o Recuva do que @ombrasilente e @sognonotturno. Para casos de Lixeira esvaziada no Windows, eu normalmente testaria o Disk Drill primeiro e depois seguiria em frente se a visualização parecer ruim.
Prós do Disk Drill
- Muito rápido de entender
- Boas visualizações, o que importa mais do que as pessoas admitem
- Lida com arquivos excluídos, USBs, cartões SD e alguns problemas de partição em um só lugar
- Menos tentativa e erro do que ferramentas de linha de comando
Contras do Disk Drill
- O limite de recuperação gratuita no Windows é pequeno
- Não é minha primeira escolha para RAID ou configurações empresariais estranhas
- Varreduras profundas podem retornar muita bagunça, então os resultados ainda precisam de filtragem
Minha discordância real com os rankings habituais: PhotoRec merece mais respeito quando o sistema de arquivos está destruído. É feio, sim, mas às vezes o feio vence. Você perde nomes e pastas, mas nem sempre os dados.
Então minha ordem para o pânico normal de arquivo excluído:
- Disk Drill
- PhotoRec
- R-Studio
- Recuva
Se isso foi em um SSD, as chances podem ser ruins por causa do TRIM. Se foi em um disco rígido, suas chances geralmente são melhores.