Melhor maneira de recuperar arquivos de uma unidade flash USB corrompida?

Meu pen drive USB parou de abrir de repente e agora meu computador diz que ele precisa ser formatado antes que eu possa usá-lo. Ele tem fotos importantes, documentos de trabalho e arquivos pessoais que eu realmente preciso recuperar. Estou procurando os melhores métodos ou softwares de recuperação de dados para pen drive USB que possam ajudar a restaurar arquivos de uma unidade corrompida ou ilegível sem piorar a situação.

Respire fundo primeiro. Um pendrive com problema nem sempre significa que seus arquivos foram perdidos. Já vi muitos casos em que o armazenamento ainda estava lá, mas o sistema de arquivos estava corrompido, então o Windows parou de lê-lo como uma unidade normal.

A ordem importa muito aqui. Recupere seus arquivos primeiro. Tente os reparos depois.

Então eu ainda não o formataria. Eu ainda não executaria o CHKDSK. Eu não usaria ferramentas aleatórias de “conserto de USB” nele. E não copie novos arquivos para ele. Às vezes, essas etapas realmente fazem a unidade voltar a ser montada, claro, mas também alteram a estrutura no disco. Se o seu objetivo é a recuperação, essa é uma troca ruim.

O que eu verificaria primeiro

Conecte-o e veja como o Windows o reconhece. Abra o Gerenciamento de Disco e procure três coisas simples:

1. O USB aparece de alguma forma?
  2. O tamanho listado parece correto?
  3. Ele mostra um sistema de arquivos normal ou aparece como RAW ou não alocado?

Se o pendrive aparecer e a capacidade parecer correta, eu consideraria isso um bom sinal. Ainda assim, você pode conseguir recuperar os arquivos por conta própria. Se ele não aparecer, ficar reconectando, mostrar um tamanho sem sentido ou esquentar rápido, eu começaria a pensar em problema de hardware. E sim, esses casos pioram rápido.

Eu também testaria outra porta USB e outro computador. Não como reparo, apenas como uma verificação rápida de sanidade. Já vi portas falharem de forma intermitente, e já vi um PC recusar uma unidade enquanto outro pelo menos a detectava. Se o comportamento continuar igual em qualquer lugar, o problema está no pendrive, não na sua configuração.

Faça a recuperação antes do reparo

Se o USB ainda for detectado, eu iria direto para um software de recuperação antes de tentar “consertar” qualquer coisa. Uma opção é Disk Drill. O motivo pelo qual as pessoas o usam em casos como este é simples. Ele verifica unidades danificadas, RAW e ilegíveis sem depender apenas do sistema de arquivos corrompido. O recurso de visualização também ajuda, já que você obtém alguma prova do que ainda está lá antes de gastar horas na recuperação.

Se eu fosse fazer isso, criaria uma imagem primeiro e examinaria a imagem, não o USB original.

Fluxo de trabalho mais seguro

1. Instale o Disk Drill no seu computador. Não o instale no USB com problema.
  2. Conecte o pen drive.
  3. Abra o Disk Drill e escolha Backup byte a byte.
  4. Selecione o USB corrompido.
  5. Salve o arquivo de imagem em outra unidade com espaço livre suficiente.
  6. Quando a imagem terminar, volte para Dispositivos de Armazenamento.
  7. Anexe a imagem de disco salva.
  8. Faça a varredura da imagem em vez de escanear o próprio USB.
  9. Visualize o que aparecer.
  10. Recupere os arquivos para outra unidade, não de volta para o USB.

Eu faria assim porque unidades flash instáveis tendem a piorar sob estresse. Uma imagem completa fornece uma cópia congelada da unidade exatamente como ela está agora. Se o pen drive parar de funcionar depois, você ainda terá algo com que trabalhar. Aprendi isso da maneira mais difícil há algum tempo e, sim, queria ter feito a imagem primeiro.

Somente depois que seus arquivos estiverem seguros

Depois que os dados importantes forem retirados, eu tentaria as etapas de limpeza.

Comece aos poucos. Se a unidade estiver visível no Gerenciamento de Disco, mas não aparecer no Explorador de Arquivos, atribua uma nova letra de unidade. Se a detecção aparecer e desaparecer, reinstale o dispositivo USB no Gerenciador de Dispositivos e reconecte-o. A Verificação de Erros do Windows ou o CHKDSK entram aqui, depois da recuperação, não antes. Se nada disso ajudar, reformate o pendrive para exFAT ou NTFS e teste-o com arquivos descartáveis.

Quando eu deixaria de confiar na unidade

Eu substituiria o USB se qualquer uma destas coisas continuasse acontecendo após uma formatação:

• a corrupção volta
  • os arquivos somem de novo
  • as cópias falham
  • a unidade se desconecta aleatoriamente
  • o tamanho informado parece errado

O armazenamento flash se desgasta. Pen drives baratos falham com mais frequência do que as pessoas imaginam. Quando um começa a agir de forma estranha pela segunda vez, eu paro de usá-lo para qualquer coisa que me importe. Não vale a dor de cabeça.

Quando fazer por conta própria não é a melhor opção

Eu evitaria tentativas de recuperação em casa e procuraria um serviço de recuperação de dados se o USB estiver torto, rachado, não for detectado em lugar nenhum, esquentar rapidamente, continuar perdendo a conexão a cada poucos segundos ou contiver arquivos que você não pode se dar ao luxo de perder. Nessas situações, verificações repetidas e tentativas de reparo tendem a piorar o problema.

Se o Windows disser “formate a unidade”, trate o USB como somente leitura a partir deste ponto. @mikeappsreviewer tem razão em evitar o CHKDSK primeiro. Eu só discordo em uma parte. Nem sempre começo com reparos ou mesmo com uma imagem completa se o pendrive estiver instável e continuar desconectando. Em alguns casos, uma varredura rápida de recuperação de arquivos primeiro obtém o que é importante antes que o dispositivo caia do barramento novamente.

Algumas verificações práticas.

Se o Gerenciamento de Disco mostrar RAW, seus arquivos muitas vezes ainda existem. RAW geralmente significa dano no sistema de arquivos, não apagamento instantâneo.
Se a capacidade mostrar 0 bytes, tamanho aleatório ou a unidade desconectar a cada poucos segundos, pense em falha de hardware.
Se o Linux enxergar a unidade melhor que o Windows, inicializar por um USB live e copiar os arquivos de lá às vezes funciona. Já vi isso salvar fotos duas vezes.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma das melhores ferramentas de recuperação de arquivos para pen drives USB corrompidos porque lida bem com partições RAW e mostra uma prévia dos arquivos antes da recuperação. Salve os arquivos recuperados no seu PC ou em outra unidade externa, não de volta no pendrive com problema. Se o Disk Drill encontrar sua estrutura de pastas, pare de experimentar e recupere os arquivos críticos primeiro.

Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar. Verifique o Visualizador de Eventos em busca de erros de disco, como blocos defeituosos ou reinicializações do controlador. Se você vir erros repetidos de E/S, pare de fazer novas varreduras repetidamente. Isso desgasta a unidade mais rápido.

Se os arquivos forem muito importantes, a recuperação profissional é melhor do que tentativa e erro em casa. Se forem mais ou menos importantes, tente o software primeiro. Para uma boa visão geral dos melhores softwares de recuperação de dados para 2026, este vídeo é útil: assista a este resumo de softwares de recuperação de dados

Após a recuperação, reformate e teste. Se falhar mais uma vez, descarte. Pendrives mentem até morrer.

Não formate. Esse pop-up é basicamente o Windows dizendo Não consigo ler o sistema de arquivos, não seus arquivos com certeza sumiram. Diferença pequena, mas importante.

Concordo muito com @mikeappsreviewer em uma coisa: recuperação primeiro, reparos depois. Também concordo mais ou menos com @boswandelaar, mas estou um pouco menos inclinado a continuar conectando e desconectando um USB instável em sistemas diferentes se ele já está se comportando de forma instável. Cada reconexão pode ser aquela em que ele simplesmente para de vez.

O que eu acrescentaria, e que eles não enfatizaram o suficiente, é isto: observe o comportamento da unidade. Se ela montar sem problemas e continuar visível, vale a pena tentar uma recuperação por software. Se ela desaparecer no meio da varredura, informar o tamanho errado ou de repente ficar extremamente lenta, pare de tratar isso como um caso normal de corrupção lógica. Isso começa a parecer mais falha de hardware do que apenas uma tabela de arquivos danificada.

Se ela ainda estiver sendo detectada de forma consistente, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de USB corrompido porque pode escanear unidades flash ilegíveis ou RAW e organizar os arquivos por tipo quando a estrutura original de pastas estiver bagunçada. Eu focaria primeiro nas coisas insubstituíveis: fotos, documentos, arquivos de projeto. Não perca tempo recuperando instaladores antigos e arquivos inúteis.

Uma coisa de que discordo um pouco: nem todo caso precisa de um fluxo gigante de criar uma imagem completa primeiro. Se o pendrive estiver fraco e desconectando, às vezes uma passagem direta para os arquivos mais importantes é mais inteligente antes que ele morra completamente. Criar uma imagem é o ideal, claro, mas o ideal e o que o USB moribundo permite nem sempre são a mesma coisa.

Além disso, se você quiser uma leitura rápida antes de fazer algo destrutivo, isto é útil: melhores primeiros passos para recuperar arquivos de uma unidade USB corrompida

Versão curta:

• não formate
  • não salve nada novo nela
  • evite o CHKDSK no começo
  • recupere para outra unidade
  • use o Disk Drill se o USB ainda estiver aparecendo
  • se o dispositivo continuar desconectando ou ficar estranhamente quente, pare com as tentativas por conta própria

O melhor resumo amigável para SEO seria: recupere arquivos de uma unidade flash USB corrompida antes de formatar usando um software de recuperação de dados, verificando se a unidade aparece como RAW e evitando ferramentas de reparo até que seus arquivos importantes sejam copiados para algum lugar seguro.

E sim, depois de tirar os arquivos dela, aposente esse pendrive. Unidades flash USB são baratas até o momento em que acabam com o seu fim de semana.

Eu acrescentaria uma coisa que as respostas de @boswandelaar, @techchizkid e @mikeappsreviewer só mencionaram de leve: verifique um comportamento semelhante ao SMART via USB copiando um único arquivo grande versus muitos pequenos, se a unidade ainda montar de alguma forma. Se uma cópia grande começa e depois trava para sempre, enquanto arquivos minúsculos falham instantaneamente, isso geralmente aponta para problema no controlador ou na NAND, não apenas para um sistema de arquivos danificado.

Discordo um pouco do pessoal do sempre faça uma imagem primeiro. Em um pendrive com problemas, uma imagem completa pode ser a coisa mais estressante que você faz. Às vezes, uma recuperação seletiva é a opção mais segura.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma opção razoável aqui.

Prós:

• lida bem com unidades USB RAW ou ilegíveis
  • a visualização de arquivos ajuda a verificar se a recuperação é possível
  • pode recuperar por assinaturas de arquivo quando as pastas desapareceram

Contras:

• varreduras profundas podem ser lentas
  • os resultados podem perder os nomes originais dos arquivos e das pastas
  • não faz milagres se o controlador USB estiver falhando

Minha regra: se a unidade permanecer conectada, tente o Disk Drill e copie primeiro os arquivos mais importantes para outro disco. Se ela se desconectar, mostrar uma capacidade sem sentido ou esquentar, pare e considere uma recuperação profissional. Depois disso, aposente o pendrive.