Existe Uma Maneira Confiável De Fazer A Recuperação De Fotos Do Cartão SD?

Excluí acidentalmente fotos importantes do meu cartão SD após um erro da câmera, e agora alguns arquivos estão faltando ou não abrem. Estou procurando um método ou software confiável de recuperação de fotos que possa recuperar imagens excluídas de um cartão SD antes que qualquer coisa seja sobrescrita.

Se você apagou fotos de um cartão SD, a pior coisa a fazer é continuar usando-o como se nada tivesse acontecido. Aprendi isso da pior maneira uma vez com o cartão de uma câmera de uma viagem de fim de semana. No segundo em que os arquivos somem, pare. Chega de fotos. Chega de vídeo. Não deixe o cartão na câmera e continue deixando ela gravar coisas.

O que confunde as pessoas é essa ideia de que apagado significa sumiu na hora. Normalmente não é assim. Na maioria dos cartões SD, os dados da foto ainda ficam lá por um tempo. O que é removido primeiro é a entrada no sistema de arquivos, o pequeno mapa que aponta seu dispositivo para a foto. Se dados novos ainda não foram gravados por cima, você ainda tem uma chance.

Uma coisa que eu não faria logo no começo é clicar em reparar, corrigir ou formatar só porque o Windows fica insistindo. Se o cartão aparecer com uma mensagem pedindo para repará-lo, deixe isso de lado por enquanto. Coisas como CHKDSK e outras ferramentas de correção automática gravam alterações no cartão. Às vezes essas alterações dificultam a recuperação, em vez de ajudar.

Para software de recuperação, eu iria de Disk Drill. Já testei um monte dessas ferramentas ao longo do tempo, e esta costuma funcionar bem com cartões SD sem transformar o processo em uma dor de cabeça. Ela lida com a situação comum de arquivo apagado, mas também ajuda quando o cartão foi formatado, aparece como RAW, tem problemas de partição ou parece vazio mesmo quando o espaço usado diz o contrário.

Aqui está o fluxo básico que eu seguiria.

1. Coloque o cartão SD no computador usando um leitor de cartões.
  2. Abra o Disk Drill e encontre o cartão na lista de dispositivos.
  3. Inicie a varredura.
  4. Deixe a varredura completa terminar. Não pare antes, a menos que você já tenha encontrado o que precisa.
  5. Verifique a seção Imagens ou filtre por tipo de arquivo.
  6. Visualize os arquivos antes de restaurá-los.
  7. Salve os arquivos recuperados em outro lugar, não de volta no mesmo cartão SD.

Essa última parte importa mais do que as pessoas imaginam. Se você recuperar os arquivos de volta no mesmo cartão, corre o risco de sobrescrever outras coisas que ainda poderiam ser recuperadas. Salve no computador, em um SSD externo, no que você tiver, mas não no cartão de origem.

Se você fotografa com uma câmera de verdade e não só com o celular, o suporte a formatos importa. Muito. Cartões SD de DSLRs e câmeras mirrorless costumam armazenar formatos RAW e arquivos de vídeo enormes. Disk Drill suporta JPG, PNG, CR2, CR3, NEF, ARW, RAF, DNG e uma longa lista além desses. Algumas ferramentas mais baratas lidam bem com JPGs, mas desmoronam quando você coloca arquivos RAW de câmera nelas. Já vi isso mais de uma vez. Irritante.

O recurso de visualização também ajuda. Eu prefiro ver se uma foto abre antes de perder tempo restaurando 4.000 arquivos misteriosos com nomes como FILE2381. Se a visualização funcionar, suas chances geralmente são melhores. Se não funcionar, o arquivo pode estar danificado ou ser apenas parcialmente recuperável.

Se o cartão estiver instável, desconectar no meio da varredura ou parecer corrompido, eu teria mais cuidado. Nesse caso, fazer primeiro uma imagem de backup byte a byte é o caminho mais seguro. Isso dá a você uma cópia completa do cartão para trabalhar, para não ficar forçando a mídia original repetidamente durante as tentativas de recuperação.

Antes de mergulhar fundo em software de recuperação, eu também verificaria os lugares sem graça que as pessoas esquecem:

1. Sincronização do Google Fotos ou iCloud
  2. Backups antigos em uma unidade externa
  3. O armazenamento interno da câmera, se o seu modelo tiver isso
  4. Pastas de fotos importadas no seu computador
  5. Time Machine ou Histórico de Arquivos do Windows

Já vi gente passar uma hora escaneando um cartão e depois perceber que o Lightroom já tinha importado toda a sessão no mês passado. Vale a pena conferir primeiro.

Se nada disso funcionar e o cartão SD tiver dano físico, o próximo passo é um serviço profissional de recuperação. Isso fica caro rapidinho. Na maioria dos casos, o software é a primeira coisa que as pessoas tentam. Se o cartão estiver rachado, ilegível em vários leitores ou esquentar e perder a conexão, eu pararia de mexer nele e consideraria um laboratório.

Sim. Há um caminho confiável, mas depende de uma coisa. Se os dados da foto ausente foram sobrescritos.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar o cartão SD. Discordo um pouco de esperar tempo demais antes de criar uma imagem. Se o cartão ainda puder ser lido, eu faria um clone primeiro e depois executaria toda verificação na imagem. Isso reduz o risco rapidamente. Em cartões instáveis, verificações repetidas são como as pessoas perdem ainda mais dados. Já passei por isso, é péssimo.

Minha ordem seria:

1. Trave o cartão SD, se ele tiver a chave.
  2. Use um bom leitor de cartão USB, não o cabo da câmera.
  3. Faça uma imagem completa do cartão.
  4. Escaneie a imagem com um software de recuperação.
  5. Recupere os arquivos para o seu computador, não para o cartão.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos de mídia de cartão SD. Ele lida bem com JPGs excluídos e com muitos formatos RAW. Se alguns arquivos forem recuperados, mas não abrirem, preste atenção ao tamanho do arquivo. Um arquivo de 0 KB ou muito pequeno geralmente significa que as informações do diretório sobreviveram, mas os dados da imagem não. Um arquivo com tamanho completo que não abre aponta mais para corrupção, e uma ferramenta de reparo pode ajudar após a recuperação.

Verifique também se sua câmera gravou cópias duplas, como RAW mais JPEG. As pessoas esquecem isso o tempo todo.

Se o cartão desconectar, pedir para formatar ou apresentar erro em vários leitores, pare de mexer nele. É aí que o faça você mesmo vira perda de dados.

Para uma explicação curta, este vídeo é bom: dicas de recuperação de fotos de cartão SD para imagens excluídas e corrompidas.

Resumindo, sim, a recuperação costuma funcionar. Nenhum software corrige dados sobrescritos. Esse é o limite real.

Sim, mas eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @viaggiatoresolare disseram: não julgue a recuperação apenas pelos nomes dos arquivos. As pessoas veem nomes embaralhados ou pastas ausentes e assumem que falhou. Não é verdade. Muitas recuperações decentes voltam por varredura por assinatura, então a estrutura de pastas fica destruída, mas o JPG/RAW em si ainda está lá.

Se alguns arquivos recuperados não abrirem, tente um visualizador diferente antes de considerá-los perdidos. O Fotos do Windows às vezes é estranhamente exigente. IrfanView, XnView, Lightroom ou o software do fabricante da sua câmera podem abrir arquivos que o aplicativo padrão se recusa a abrir. Já vi isso mais de uma vez.

Além disso, se o erro da câmera aconteceu antes da exclusão, algumas fotos podem estar fragmentadas. É aí que a recuperação fica complicada. Fotos excluídas são uma coisa. Sistema de arquivos corrompido mais gravações interrompidas da câmera é outra. O Disk Drill continua sendo uma opção sólida para recuperação de fotos de cartão SD, especialmente para formatos JPG e RAW, mas não espere 100 por cento se o cartão já estava apresentando problemas.

Mais uma coisa prática: limpe os contatos do cartão e tente um leitor de cartão diferente. Metade da corrupção é, sinceramente, causada por leitores baratos que são um lixo.

Se você quiser mais exemplos de pessoas lidando com JPGs excluídos e arquivos CR3 de cartões SD, este tópico é útil:
como recuperar fotos excluídas e arquivos CR3 de um cartão SD

Resposta curta: sim, confiável o suficiente se os dados não tiverem sido sobrescritos. Mas confiável não significa mágico. Quando os bytes são sobrescritos, acabou.

Confiável o suficiente, sim, mas eu acrescentaria uma verificação extra que @viaggiatoresolare, @sterrenkijker e @mikeappsreviewer só mencionaram de forma indireta: verifique se o cartão usa exFAT e se a câmera teve alguma interrupção de gravação. Em cartões exFAT, um caso de arquivo excluído costuma ser recuperável. Um caso de câmera travou durante a gravação é menos previsível porque você pode acabar com arquivos RAW gravados pela metade que os aplicativos de recuperação encontram, mas não conseguem reconstruir por completo.

Minha opinião:

• Se os arquivos estão faltando após uma exclusão simples, a recuperação por software geralmente vale a pena.
  • Se os arquivos existem, mas não abrem, isso nem sempre é um problema de recuperação. Às vezes é corrupção parcial, cabeçalhos ruins ou aplicativos de visualização sem suporte.

Discordo um pouco da ideia de que o sucesso da visualização prévia diz tudo. A visualização prévia é útil, claro, mas alguns arquivos RAW são recuperados corretamente e ainda assim não são visualizados direito até serem abertos no Lightroom, Capture One ou no software da própria marca da câmera.

O Disk Drill é uma escolha razoável aqui, especialmente se você quer algo simples e decente com formatos de foto.

Prós do Disk Drill:

• Bom suporte para JPG e muitos tipos de RAW
  • Interface limpa, mais fácil do que algumas ferramentas mais técnicas
  • Pode escanear imagens do cartão, o que é mais seguro em mídias instáveis
  • A visualização prévia ajuda a eliminar lixo óbvio

Contras do Disk Drill:

• Varreduras profundas podem retornar muitas duplicatas
  • Nomes de pastas e estrutura original podem ficar bagunçados
  • Não faz milagres com arquivos fragmentados ou sobrescritos
  • A recuperação paga é o problema em restaurações maiores

Eu também consideraria o PhotoRec se você não se importar com nomes de arquivos, e o R-Studio se quiser mais controle, mas ambos são menos amigáveis.

O principal que as pessoas ignoram: compare os tamanhos dos arquivos recuperados com o que sua câmera normalmente produz. Se os seus arquivos RAW da Canon costumam ter 25 MB e os recuperados têm 3 MB, isso já diz muita coisa rapidamente. A recuperação funcionou apenas parcialmente.

Então sim, há um caminho confiável, mas confiável significa melhor chance, não resultado garantido.