Esvaziei acidentalmente a Lixeira no meu Mac — posso recuperar meus arquivos?

Esvaziei acidentalmente o Lixo no meu Mac e percebi que arquivos importantes ainda estavam nele. Preciso de ajuda para descobrir se os dados foram excluídos permanentemente ou se há uma maneira segura de recuperar arquivos perdidos no macOS antes que algo seja sobrescrito.

Eu fiz isso comigo mesmo em um MacBook Air e, sim, aquela sensação de frio na barriga é real. Esvaziei a Lixeira com uma pasta de arquivos de trabalho e fotos dentro. Achei que já era. Não era.

Esvaziar a Lixeira no macOS nem sempre apaga os dados do arquivo imediatamente. O que geralmente acontece primeiro é mais simples. O sistema remove o registro do arquivo e marca o espaço como livre. Até que novos dados sejam gravados nesses mesmos blocos, partes dos arquivos antigos muitas vezes ainda ficam lá.

A parte ruim é o SSD.

A maioria dos Macs mais novos usa armazenamento SSD, e o TRIM roda em segundo plano. O TRIM diz à unidade para limpar os blocos excluídos. Às vezes ele entra em ação rápido. Às vezes existe uma janela antes disso acontecer. Eu não arriscaria depender do timing. Se você apagou algo importante, pare de usar o Mac. Não continue navegando, não instale coisas aleatórias, não mova arquivos de um lado para o outro.

O que funcionou para mim foi o Disk Drill. Eu tinha tentado algumas outras ferramentas de recuperação antes. Uma não lidava bem com APFS. Outra complicou por causa das permissões do Apple Silicon. Esta me deu menos dor de cabeça, o que importava porque eu já estava irritado e cansado.

Aqui está o fluxo exato que usei.

1. Parei de usar o Mac imediatamente, exceto pelo necessário para a recuperação.
  2. Conectei um SSD USB externo.
  3. Instalei o Disk Drill no SSD externo, não na unidade interna do Mac.
  4. Abri Ajustes do Sistema, depois Privacidade e Segurança, depois Acesso Total ao Disco.
  5. Dei ao Disk Drill Acesso Total ao Disco para que ele pudesse escanear a unidade interna corretamente.
  6. No Disk Drill, escolhi o SSD interno na lista de dispositivos.
  7. Iniciei a varredura com “Procurar dados perdidos”.
  8. No meu MacBook Air, a varredura levou cerca de uma hora.
  9. Depois que terminou, abri “Revisar itens encontrados”.
  10. Filtrei os resultados de forma agressiva. Documentos e fotos primeiro. Se você não filtrar, vai se afogar em arquivos inúteis.
  11. Visualizei os arquivos antes de restaurá-los. Se a visualização abria corretamente, a recuperação geralmente dava certo para mim.
  12. Selecionei o que precisava e cliquei em Recuperar.
  13. Salvei todos os arquivos recuperados no SSD externo, nunca de volta na unidade interna do Mac.

Meu resultado foi melhor do que eu esperava. Recuperei quase todos os meus documentos, além da maioria das fotos. Alguns arquivos temporários e restos de cache estavam corrompidos, o que eu nem liguei. O que importava voltou, incluindo os nomes dos arquivos em muitos casos.

Se você já tinha o Time Machine configurado antes disso acontecer, comece por ele. Nem tem comparação. É mais seguro, mais rápido, e você mantém a estrutura original das pastas.

Este é o caminho básico.

1. Abra o Time Machine pela barra de menus ou pelo Spotlight.
  2. Vá até a pasta onde os arquivos excluídos ficavam.
  3. Volte para um ponto anterior a quando você esvaziou a Lixeira.
  4. Escolha os arquivos.
  5. Clique em Restaurar.

Isso os coloca de volta no lugar de onde vieram, com nomes e pastas ainda preservados.

Também verifique os lugares que as pessoas esquecem, porque arquivos excluídos muitas vezes ainda existem em outro lugar:

1. iCloud Drive
  2. Apagados Recentemente no Fotos
  3. Apagados Recentemente no Notas
  4. Arquivos excluídos do Dropbox
  5. Lixeira e histórico de versões do Google Drive
  6. Unidades externas com cópias mais antigas

Mais uma coisa que aprendi da pior forma. Se os arquivos ausentes começaram em um cartão SD, cartão de câmera ou armazenamento de drone, a recuperação a partir do cartão original às vezes é mais fácil do que a partir do Mac, desde que você ainda não tenha reutilizado o cartão.

E, por favor, não comece agora a instalar apps de limpeza para Mac nem a rodar ferramentas de otimização. Péssima hora. Primeiro a recuperação. Limpeza depois, se for o caso.

Se o software de recuperação não mostrar nada e os arquivos forem importantes para trabalho, questões legais ou fotos insubstituíveis, a última opção é um laboratório profissional de recuperação. Para o caso comum de eu esvaziei a Lixeira e fiz besteira, a recuperação por software é o caminho que eu tentaria primeiro. É a opção mais realista e, no meu caso, foi o que me salvou.

Esvaziar a Lixeira em um Mac nem sempre é o fim, mas as chances dependem do seu armazenamento e do que você fez depois. Se o seu Mac tiver um SSD, a janela de recuperação costuma ser curta. Então pare de gravar dados na unidade interna. Nada de atualizações, nada de downloads grandes, nada de sincronização se puder evitar.

Concordo com @mikeappsreviewer na primeira parte, pare de usar o Mac rápido. Onde eu divirjo um pouco é nisto. Eu verificaria as fontes de restauração integradas antes de gastar tempo em uma varredura bruta completa. É mais rápido, mais seguro e menos bagunçado.

Tente estes nesta ordem.

1. Snapshots do Time Machine. Mesmo que você não use um disco externo do Time Machine o tempo todo, o macOS às vezes mantém snapshots locais.
  2. iCloud Drive na web. Arquivos excluídos geralmente ficam em Apagados Recentemente por até 30 dias.
  3. Lixeiras no nível do app. Fotos, Notas, anexos do Mail, Pages e alguns apps de terceiros mantêm seus próprios itens excluídos.
  4. Outro Mac, iPhone ou iPad vinculado ao mesmo ID Apple. Às vezes o arquivo ainda existe localmente em um dispositivo.

Se nada disso funcionar, use um software de recuperação. O Disk Drill é uma das melhores opções para Mac porque lida bem o suficiente com APFS e o recurso de pré-visualização economiza tempo. O ponto principal é onde você salva os arquivos recuperados. Coloque-os em uma unidade externa, não no disco interno do seu Mac. As pessoas erram muito nisso.

Mais um ponto que as pessoas ignoram. Se o arquivo veio de e-mail, Mensagens, Slack, WhatsApp Desktop ou de um upload pelo navegador, volte para a conversa ou serviço de origem. Já recuperei um PDF excluído assim depois de perder uma hora escaneando.

Além disso, este é um guia curto e sólido se você quiser um passo a passo visual, etapas rápidas de recuperação de arquivo excluído no macOS.

Se os arquivos forem documentos comerciais, fiscais ou legais, pare com o faça você mesmo se as varreduras começarem a retornar lixo corrompido. Nesse ponto, uma empresa de recuperação é a opção mais segura.

Nem sempre é permanente, mas eu rebateria um pouco esse instinto de “escanear o quanto antes” do @mikeappsreviewer e @byteguru. Em Macs mais novos, especialmente com Apple silicon com SSD + TRIM, a janela pode ser ridiculamente curta, então o primeiro passo não é fazer mais coisas no Mac. O primeiro passo é isolá-lo.

O que quero dizer:

• desconecte o Wi‑Fi se a sincronização do iCloud/Desktop estiver ativa
  • feche apps que possam continuar gravando arquivos de cache
  • não reinicie repetidamente só para ver se ele volta
  • não instale limpadores, antivírus nem lixo de sistema

Uma coisa que as pessoas esquecem: se os arquivos estavam na sincronização do iCloud Drive/Desktop/Documents, verifique o iCloud.com em outro dispositivo. Às vezes a cópia no Mac sumiu, mas a cópia na nuvem ou Apagados Recentemente ainda está lá. A mesma ideia vale para OneDrive, Dropbox, Adobe Cloud e até para o salvamento automático/histórico de versões do Office. Esse caminho é muito mais limpo do que a recuperação em nível de bloco.

Verifique também se o arquivo foi aberto recentemente no app. Alguns apps mantêm cópias de recuperação automática fora do Lixo:

• recuperação automática do Word/Excel
  • versões temporárias do Preview
  • bibliotecas do Final Cut ou Logic
  • versões na nuvem/no histórico do Photoshop

Se isso não der em nada, então sim, o Disk Drill é um próximo passo razoável no macOS. Eu só o usaria a partir de uma unidade externa e recuperaria para uma unidade externa. Essa parte importa mais do que as pessoas pensam. Se ele encontrar arquivos com pré-visualizações válidas, suas chances são decentes. Se tudo o que você conseguir for lixo bruto sem nome, a situação provavelmente está ficando feia.

Outro ponto: se o FileVault estava ativado e o TRIM já fez o trabalho dele, as chances de recuperação caem muito. Nesse ponto, até uma recuperação profissional pode falhar, porque blocos criptografados apagados estão basicamente perdidos.

Se você quiser uma explicação sólida, este comparativo dos melhores softwares de recuperação de dados para Mac e guia de recuperação é mais útil do que os vídeos superficiais de sempre.

Versão curta: pare de usar o Mac, verifique primeiro a recuperação em nuvem/no nível do app, depois tente o Disk Drill, e só então considere um laboratório se os arquivos forem realmente insubstituíveis.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @byteguru, @chasseurdetoiles e @mikeappsreviewer disseram: verifique se os arquivos já foram indexados ou armazenados em cache em outro lugar no Mac antes de entrar totalmente no modo de recuperação.

Alguns lugares frequentemente ignorados:

• as pré-visualizações do Spotlight ou os caches do Quick Look às vezes revelam o suficiente para identificar o que foi perdido
  • as listas de Recentes dentro do aplicativo que criou o arquivo podem apontar para locais alternativos de salvamento
  • o histórico do Terminal pode ajudar se o arquivo foi movido ou copiado recentemente
  • plataformas de equipe compartilhadas como Slack, Notion, Teams, Canva ou aplicativos da Adobe frequentemente mantêm cópias enviadas fora do seu Mac

Discordo um pouco da ideia de que uma varredura é sempre o próximo melhor passo. Em Macs com SSD APFS, as varreduras podem retornar uma montanha de fragmentos, e as pessoas perdem horas vasculhando lixo quando o arquivo real ainda existe em um serviço sincronizado ou na biblioteca do aplicativo.

Se você realmente precisar de software, Disk Drill é uma escolha razoável.

Prós:

• bom suporte a APFS
  • pré-visualização fácil
  • interface mais simples do que a de alguns concorrentes

Contras:

• os resultados da varredura podem ser confusos
  • a recuperação completa é paga
  • não faz milagres se o TRIM e o FileVault já fecharam a porta

Se isso for realmente um dado crítico, considere fazer primeiro um backup em nível de setor da unidade e depois trabalhar a partir da cópia. É mais seguro do que ficar mexendo repetidamente no disco original.