O armazenamento do meu iPhone está quase cheio depois de salvar muitas capturas de tela e fotos duplicadas. Estou tentando excluir várias fotos em massa no app Fotos sem tocar em cada uma individualmente, mas não tenho certeza de qual é a maneira mais rápida de fazer isso. Qual é o método mais fácil?
A maneira mais rápida de causar impacto é parar de tratar a biblioteca inteira como um grande amontoado. Se você tem milhares de fotos, especialmente capturas de tela antigas, duplicatas, sequências e fotos quase idênticas, tocar nelas uma por uma vai ser miserável.
Comece pelo lixo fácil primeiro. No app Fotos, vá até a aba Coleções e procure por Tipos de Mídia. A Apple já separa coisas como Capturas de Tela, Sequências e Gravações de Tela, o que torna a limpeza bem menos dolorosa. Abra Capturas de Tela, toque em Selecionar e depois use Selecionar Tudo se você realmente quiser apagá-las. Esse é um dos poucos lugares no Fotos em que selecionar tudo é realmente simples.
Para fotos normais, não fique em Todas as Fotos rolando para sempre. Afaste os dedos para diminuir o zoom e ir para a visualização por Meses ou Anos. A partir daí, toque em Selecionar e arraste pelos grupos de fotos em vez de tocar em cada uma separadamente. Isso é especialmente útil se você sabe que houve uma viagem, evento ou mês antigo específico em que tirou fotos demais e não precisa mais da maioria delas.
Se o problema forem duplicatas ou cinco versões da mesma foto, a limpeza manual cansa rápido. Um app como Clever Cleaner pode ajudar com isso. O recurso Similares agrupa fotos parecidas, escolhe a que considera melhor e marca o restante para você revisar antes de apagar. Isso é muito mais fácil do que tentar comparar sozinho cada foto quase idêntica.
Se sua biblioteca for realmente enorme, eu usaria um computador em vez de fazer tudo no celular. Se você tiver o Fotos do iCloud ativado, acesse iCloud.com em um navegador no desktop. Você pode selecionar grandes intervalos com Shift, apagá-los, e as alterações devem sincronizar de volta com o iPhone. É muito mais fácil de controlar do que ficar arrastando em uma tela pequena.
Uma coisa que muita gente não percebe: as fotos apagadas não desaparecem na hora. Elas vão para Apagados Recentemente, que fica em Utilitários perto da parte inferior da aba Coleções. Elas ficam lá por 30 dias, a menos que você as remova por conta própria. Então, se seu objetivo é liberar armazenamento imediatamente, abra Apagados Recentemente, toque em Selecionar e depois em Apagar Tudo. Caso contrário, seu armazenamento pode não mudar muito de imediato.
Eu provavelmente faria nesta ordem: capturas de tela primeiro, depois gravações de tela e sequências, depois duplicatas ou fotos semelhantes com Clever Cleaner, e depois usaria o iCloud em um computador se ainda restassem milhares. Isso deve colocar a bagunça sob controle sem colocar toda a sua biblioteca em risco.
Você não precisa tocar em cada foto, mas o app Fotos do iPhone ainda não é ótimo para seleção em massa de verdade. O truque é tocar em Selecionar, depois arrastar o dedo por uma fileira e continuar deslizando para baixo na tela. Ele continuará selecionando enquanto rola, embora possa ser um pouco instável se você for rápido demais. Isso normalmente é mais rápido do que tocar nas miniaturas uma por uma, especialmente em Capturas de Tela ou Recentes.
Tenha cuidado se o Fotos do iCloud estiver ativado. Apagar do iPhone também apaga do iCloud e do iPad/Mac se eles estiverem sincronizados com a mesma biblioteca. Se você só está tentando liberar espaço no telefone, primeiro verifique em Ajustes > Fotos se a opção Otimizar Armazenamento do iPhone está ativada. Isso pode economizar espaço sem apagar a biblioteca de fato.
Quanto às duplicatas, eu não compararia manualmente centenas de fotos quase idênticas, a menos que você goste de perder uma tarde. O álbum Duplicatas da Apple pode ajudar se aparecer em Utilitários, mas ele só detecta duplicatas exatas ou muito parecidas. Algo como Clever Cleaner pode encontrar mais fotos visualmente semelhantes, mas revise antes de apagar porque melhor foto ainda é uma questão de julgamento. E sim, esvazie Apagados Recentemente depois se precisar do espaço imediatamente.
Excluir 200 capturas de tela é um trabalho para o app Fotos; excluir 20.000 fotos variadas é um trabalho de teclado e mouse. O truque de arrastar para selecionar funciona, mas quando você está lidando com uma biblioteca enorme fica bem fácil selecionar a seção errada por acidente ou perder onde estava. Para capturas de tela, eu ainda usaria primeiro o álbum Capturas de Tela integrado porque é a limpeza de menor risco. Para todo o resto, eu evitaria fazer uma única sessão gigante de exclusão em Recentes.
Uma ressalva que eu não acho que seja mencionada com frequência suficiente: se o seu celular já está quase cheio, instalar outro app de limpeza pode ser irritante ou impossível até você liberar primeiro algumas coisas óbvias. Exclua gravações de tela, vídeos grandes, downloads antigos no Mensagens e lixo óbvio de capturas de tela antes de tentar qualquer outra coisa. Depois disso, algo como Clever Cleaner pode ser útil para fotos semelhantes, mas eu não deixaria nenhum app excluir automaticamente sem revisar as seleções. Semelhante não é a mesma coisa que duplicada.
Se você tem acesso a um Mac ou PC, esse normalmente é o caminho menos doloroso para uma limpeza séria. Importe as fotos primeiro se quiser uma cópia de segurança, depois exclua lotes pelo celular ou pelo Fotos do iCloud em um navegador, se é isso que você usa. E antes de excluir milhares, verifique se o Fotos do iCloud está ativado, porque excluir do iPhone pode na verdade significar excluir de todos os lugares sincronizados. Esse é o erro que transforma uma limpeza de armazenamento em um problema de recuperação.
Capturas de tela geralmente não são as maiores consumidoras de armazenamento, a menos que você tenha muitas delas; vídeos, gravações de tela, Live Photos e anexos longos de mensagens podem ocupar muito mais espaço por item. Antes de passar uma hora selecionando imagens pequenas, verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos e veja se o iOS está indicando vídeos grandes ou itens para revisar. Excluir alguns clipes enormes pode liberar mais espaço do que excluir centenas de capturas de tela.
Na parte da exclusão em massa, o método mais rápido usando só o telefone ainda é: abra o álbum que você quer, toque em Selecionar, pressione uma foto e depois arraste pela grade para os lados e para baixo para continuar selecionando enquanto ela rola. Vá em partes menores em vez de tentar selecionar metade da sua biblioteca de uma vez. É menos impressionante, mas evita o problema de opa, selecionei três meses de fotos da família. Se você estiver excluindo de um álbum que criou, certifique-se de escolher excluir da biblioteca, e não apenas remover do álbum.
Eu usaria apps de limpeza só depois que o óbvio já tivesse sido apagado. Algo como Clever Cleaner pode ser útil para fotos parecidas, mas eu trataria as escolhas dele como sugestões, não como decisões. E se o telefone disser que o armazenamento ainda está cheio depois de excluir, vá direto para Apagados Recentemente e esvazie. Até você fazer isso, essas fotos basicamente ainda estarão ocupando espaço.