Arquivos do Disco Rígido Externo Desapareceram — a Recuperação Ainda é Possível?

Meu disco rígido externo estava funcionando bem, mas agora uma grande pasta com fotos, vídeos e arquivos de trabalho desapareceu de repente. A unidade ainda aparece no meu computador, mas os arquivos ausentes não estão em lugar nenhum, e estou preocupado que eles possam ter sido excluídos ou corrompidos. Preciso de ajuda para descobrir se a recuperação de dados de disco rígido externo ainda é possível e quais medidas devo tomar primeiro para evitar piorar a situação.

Se a sua unidade externa ainda monta e parece normal no Windows, eu não presumiria que os arquivos desapareceram. Já vi isso acontecer após danos no sistema de arquivos, quando o disco aparece normalmente, mas as pastas parecem vazias.

A primeira coisa: pare de gravar na unidade agora mesmo. Não a formate. Não mova arquivos novos para ela. Eu também evitaria executar o CHKDSK até que seus dados sejam copiados, porque ferramentas de reparo às vezes alteram as mesmas áreas que você está tentando recuperar.

Algumas verificações rápidas que eu faria antes de algo maior:

1. Ative Itens ocultos no Explorador de Arquivos.
  2. Veja as propriedades da unidade e confira se o espaço usado está próximo do que você espera.
  3. Troque a porta USB ou o cabo se a unidade estiver desconectando ou funcionando de forma instável.

Se os arquivos ainda não aparecerem e você não tiver backup, eu iria direto para um software de recuperação. Tive resultados razoáveis com Disk Drill. Ele funciona com a maioria dos sistemas de arquivos comuns, permite visualizar o que encontra, e uma parte de que eu gosto é a opção de criar primeiro uma imagem do disco. Se a unidade parecer instável, trabalhar a partir de uma imagem é mais seguro do que verificar o disco original repetidamente.

O que eu faria:

1. Instale o Disk Drill na sua unidade interna principal, não na externa danificada.
  2. Abra-o, selecione a unidade externa e clique em Procurar dados perdidos.
  3. Execute a Verificação universal. Na minha experiência, ela encontra mais do que os modos de verificação mais restritos.
  4. Deixe terminar. Visualize o que aparecer e depois recupere tudo para uma unidade diferente.

No Windows, o limite gratuito é de 100 MB. Isso é suficiente para um teste, assim você pode ver se seus arquivos ausentes ainda estão lá antes de gastar tempo ou dinheiro.

Mais uma coisa. Se a unidade começar a fazer cliques, perder a conexão a cada poucos minutos, deixar de ser detectada, ou se a verificação travar e nunca terminar, eu pararia de mexer nela. Nesse ponto, parece mais falha de hardware do que dano no sistema de arquivos, e forçar mais pode piorar a recuperação.

Se a unidade ainda monta, suas chances são melhores do que se ela estivesse morta ou fazendo cliques. Então sim, a recuperação ainda é possível.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante. Pare de usar a unidade. Eu acrescentaria duas verificações que ele não mencionou.

Primeiro, pesquise a partir da raiz da unidade externa usando curingas. Tente nomes de arquivos, tipos de arquivo e filtros de data. Às vezes, a entrada de uma pasta se corrompe, mas os arquivos ainda ficam em outro lugar no volume. Verifique também a Lixeira no seu PC e na configuração da unidade externa, porque o Windows às vezes fica estranho com armazenamento removível.

Segundo, olhe no Visualizador de Eventos, Logs do Windows, Sistema. Filtre erros de Disk, Ntfs e Kernel-PnP por volta do momento em que a pasta desapareceu. Se você vir erros repetidos de E/S ou eventos de remoção inesperada, isso aponta para um cabo ruim, alimentação USB fraca ou falha inicial da unidade. Isso muda o que você deve fazer em seguida.

Discordo um pouco de pular verificações para sempre. O CHKDSK é arriscado no começo, sim. Mas depois que você criar uma imagem da unidade ou recuperar o que importa, execute-o para ver se o dano no sistema de arquivos é maior do que uma única pasta ausente.

Se você precisar de software de recuperação, o Disk Drill é uma opção sólida porque visualiza bem os resultados e lida com arquivos excluídos e partições perdidas no mesmo aplicativo. Faça primeiro uma varredura de teste e depois recupere para outro disco.

Além disso, se você quiser mais dicas sobre recuperação de arquivos excluídos e problemas de armazenamento, este clipe curto é bom,
assista a este guia de recuperação de arquivos excluídos

Mais uma coisa. Se o espaço usado diminuiu no mesmo tamanho da pasta ausente, ela provavelmente foi excluída ou o diretório foi danificado. Se o espaço usado permaneceu o mesmo, seus arquivos muitas vezes ainda estão lá, ocultos da tabela de arquivos. Esse é um cenário melhor para recuperação.

Se a unidade ainda monta, estou um pouco mais otimista do que em pânico. Não estou dizendo para relaxar, só que isso muitas vezes é um problema da tabela de arquivos, não uma condenação instantânea.

Concordo com @mikeappsreviewer e @stellacadente sobre não gravar nada novo nela, mas eu também verificaria se a pasta foi movida em vez de ter desaparecido. Parece bobo, acontece o tempo todo. No Explorador de Arquivos, pesquise na unidade por alguns nomes exatos de arquivos de foto/vídeo, se você lembrar de algum, e classifique a unidade inteira por Data de Modificação. Às vezes a pasta principal desaparece, mas os arquivos ficam em algum caminho aninhado estranho.

Além disso, verifique isto no Prompt de Comando:

attrib -h -s -r /s /d X:\*.*

Substitua X pela letra da sua unidade externa. Se um malware ou uma falha de atributo de arquivo ocultou a pasta, esse comando às vezes pode torná-la visível novamente. Pequeno aviso: faça isso apenas na unidade externa que você está diagnosticando, não em unidades aleatórias.

Há um ponto em que discordo um pouco do conselho habitual: não passe tempo demais verificando coisas se os arquivos forem muito importantes. Cada reconexão extra, nova verificação e tentativa em uma unidade instável é uma aposta. Se os dados forem importantes, faça uma imagem dela primeiro ou escaneie com algo confiável. O Disk Drill é bom para isso, especialmente se você quiser visualizar os arquivos recuperáveis antes de decidir. É uma das melhores opções quando um disco rígido externo aparece, mas os arquivos desapareceram.

Se a pasta contiver coisas de trabalho que você realmente não pode perder, eu pularia o faça você mesmo bem rápido se a unidade começar a ficar lenta, desconectar ou fazer ruídos estranhos. Esse é o ponto em que a recuperação por software vira pare antes de piorar a situação.

Para um passo a passo rápido, esta análise do Disk Drill e passo a passo de recuperação de arquivos é bem fácil de acompanhar.

Versão curta: sim, a recuperação ainda é muito possível. Mas pare de usar a unidade agora, verifique se há arquivos ocultos ou movidos e, se isso falhar, vá direto para o Disk Drill ou para uma imagem do disco antes que a situação piore.