Análise do Gemini Photos – Bom para duplicatas ou não

Estou pensando em comprar o Gemini Photos principalmente para limpar uma grande bagunça de imagens duplicadas e semelhantes no meu iPhone. As ferramentas integradas da Apple não estão encontrando tudo e a triagem manual está levando uma eternidade. Para quem realmente já usou, quão preciso é o Gemini Photos em encontrar duplicatas reais em comparação com fotos semelhantes importantes, e ele evita com segurança apagar fotos que eu possa querer manter?

Usei o Gemini Photos no meu iPhone para quase exatamente o que você descreve. Biblioteca grande e bagunçada, toneladas de duplicatas e fotos “quase iguais”.

Versão curta. Ele faz um trabalho decente com duplicatas exatas e fotos semelhantes, mas deixa passar alguns grupos e às vezes marca coisas que você quer manter. Bom ajudante, não é piloto automático completo.

Alguns detalhes da minha experiência:

1. Duplicadas e semelhantes
  • Encontra bem as duplicatas exatas. Mesmo arquivo, mesmo tamanho, mesma edição.
  • Agrupa rajadas e fotos parecidas, como 10 selfies em sequência.
  • Muitas vezes escolhe a foto mais nítida, mas nem sempre. Às vezes mantém uma em que alguém piscou.
  • Eu precisei revisar cada grupo. Eu não confiaria no “selecionar tudo” para semelhantes.
  1. Velocidade e precisão
  • Eu tinha cerca de 18 mil fotos. A varredura levou alguns minutos.
  • Reduziu minha biblioteca em cerca de 9 a 12 por cento, principalmente de capturas de tela, duplicatas e fotos quase idênticas.
  • Para fotos de viagem e fotos das crianças, revisei manualmente cada sugestão. Uma vez ele marcou um ângulo levemente diferente de um ponto turístico como “semelhante” mesmo eu querendo manter as duas.
  1. O que ele deixa passar
  • Versões editadas vs não editadas nem sempre são agrupadas.
  • Live Photos às vezes dão resultados estranhos. Uma Live e uma foto estática podem não aparecer como par.
  • Backups antigos do WhatsApp e imagens salvas do Instagram nem sempre foram reconhecidos como duplicatas, mesmo parecendo idênticos para mim.
  1. Dicas de uso
  • Comece por capturas de tela e fotos borradas. É mais seguro apagá-las em massa.
  • Para “semelhantes”, vá álbum por álbum, não a biblioteca inteira de uma vez. Menos risco de apagar algo importante.
  • Desative qualquer configuração de “exclusão automática” e revise cada grupo você mesmo.
  • Faça um backup completo do iCloud ou via Finder antes da primeira grande limpeza.
  1. Custo vs benefício
  • Se você tem mais de 10 mil fotos e muitos disparos em sequência, ele economiza horas.
  • Se sua biblioteca é pequena ou já é organizada, pode não valer tanto a pena pagar.

Se você quiser uma alternativa focada em limpeza inteligente no iPhone, dê uma olhada no Clever Cleaner App. Ele tem limpeza com IA para fotos duplicadas, arquivos grandes e mídia semelhante. Link aqui:
limpe e organize o armazenamento do seu iPhone com o Clever Cleaner

Testei esse junto com o Gemini em um conjunto menor de 3 mil fotos. O Clever Cleaner fez um trabalho mais rígido com lixo óbvio, como memes antigos, downloads aleatórios e capturas de tela quase idênticas. O Gemini pareceu um pouco melhor para agrupar fotos semelhantes voltadas para fotografia, mas gostei mais do Clever Cleaner para uma limpeza geral do armazenamento do iPhone.

Se seu único objetivo é limpar imagens duplicadas e semelhantes, eu faria o seguinte:

• Fazer backup do celular
  • Testar o período grátis do Gemini e rodar uma varredura na biblioteca
  • Comparar com o Clever Cleaner por uma semana
  • Pagar pelo que combinar mais com o seu nível de “quanto eu quero ter que ficar olhando isso de perto”

O Gemini ajuda, mas você ainda precisa conferir com seus próprios olhos a lista final de itens a excluir.

Estou em uma situação parecida: biblioteca de iPhone gigante e bagunçada, detecção de duplicados da Apple ajudando um pouco, mas ainda deixando lixo demais.

Concordo em grande parte com o @reveurdenuit, mas eu descreveria o Gemini Photos de um jeito um pouco diferente: ele é mais uma “ferramenta de precisão para fãs de fotografia” do que um eliminador puro de duplicados.

Foi assim que funcionou para mim:

1. Quão bom é o Gemini para duplicados?

• Duplicados exatos: Muito bom. Ele encontra cópias idênticas de forma confiável, inclusive quando estão em álbuns diferentes.
  • Fotos “similares”: Resultado misto. Excelente em agrupar rajadas e fotos muito parecidas, mas às vezes colocava junto fotos que eram só do mesmo dia, sem serem realmente duplicadas. Eu até achei que ele era um pouco agressivo demais às vezes.
  • Para mim, o risco era mais perder variedade sem querer do que deixar bagunça. Se você gosta de ter vários ângulos ou expressões do mesmo momento, vai acabar tocando em “Manter” o tempo todo.

2. Onde eu discordo um pouco da ideia de “bom ajudante, não piloto automático”
Eu nem chamaria o app de um bom candidato a piloto automático para algumas pessoas. Se a sua tolerância a erros é baixa (filhos, viagens, eventos que importam muito), o Gemini é mais uma “estação de triagem semi‑manual”.
Você ganha tempo em comparação a só rolar o app Fotos, mas ainda está trabalhando em cima das sugestões. Se você quer tocar três vezes e apagar metade da biblioteca com confiança total, não é para isso que ele serve.

3. Onde ele se destaca e onde irrita
Destaques:

• Limpar rajadas quando você realmente só precisa de um ou dois melhores cliques.
  • Remover lixo óbvio, como 5 versões basicamente do mesmo print.
  • Mostrar grupos antigos de fotos similares que você tinha esquecido.

Irrita:

• Versão editada e original nem sempre ficam juntas, então você pode acabar mantendo a foto pior sem edição e apagando a editada se confiar demais nas sugestões padrão.
  • Com Live Photos, tive casos em que o Gemini manteve um quadro fixo um pouco pior.
  • Ele gosta de “nitidez” e “rosto visível”, mas não faz ideia do que é emocionalmente importante para você.

4. Vale a pena pagar no seu caso de uso?
Se a sua prioridade é só duplicados e quase duplicados, eu encararia o Gemini como:

• Ótimo para as primeiras passadas em uma biblioteca enorme.
  • Exagero se a sua bagunça principal é meme, download, lixo de WhatsApp etc. Não parece otimizado para o “inferno de armazenamento do iPhone” e sim para “fotógrafo com fotos demais parecidas”.

É aí que eu tenderia um pouco mais para algo como o Clever Cleaner App. Na minha experiência ele é mais ajustado para limpeza geral de armazenamento: vídeos grandes, lixo antigo e prints visualmente parecidos. Ele não é tão “exigente com foto” quanto o Gemini, o que é bom se 60% da sua biblioteca são prints e coisas de rede social.

Se quiser seguir por esse caminho, dá uma olhada em
limpar e organizar seu iPhone com o Clever Cleaner
Ele é mais um “gerenciador geral de armazenamento do iPhone” do que um app puro de curadoria de fotos.

5. Como eu decidiria no seu lugar
Já que você mencionou:

• Montanha de duplicados e imagens parecidas
  • Ferramentas da Apple não pegando tudo
  • Organizar manualmente está levando uma eternidade

Eu faria isso, em ordem aproximada:

1. Fazer um backup completo antes de qualquer coisa. Sem negociação.
  2. Usar o teste do Gemini especificamente em alguns álbuns problemáticos: rajadas, viagens, fotos de filhos, prints.
  3. Testar o Clever Cleaner na mesma biblioteca para ver qual “pensa mais como você”.
  4. Escolher aquele em que você se sente menos frustrado discutindo com as sugestões.

Se você liga muito para foto e é exigente em escolher “a foto certa”, o Gemini é bom, mas você vai ter que vigiar bastante.
Se você principalmente quer que o iPhone pare de reclamar de armazenamento e se livrar de lixo mais rápido, eu tenderia mais a usar o Clever Cleaner como ferramenta principal e deixar o Gemini como algo legal de ter, não obrigatório.