Recuperação de arquivos do cartão SD no Mac para arquivos excluídos recentemente?

Excluí acidentalmente fotos importantes e arquivos de vídeo do meu cartão SD enquanto usava meu Mac, e preciso recuperá-los o mais rápido possível. Os arquivos foram removidos recentemente, e parei de usar o cartão para evitar sobrescrever qualquer coisa. Estou procurando o melhor método ou software de recuperação de arquivos de cartão SD no Mac para restaurar arquivos excluídos recentemente.

Isso já aconteceu comigo e, sim, a sensação de desespero vem rápido. Você termina uma sessão, conecta o cartão SD ao Mac, e aí o Finder não mostra nada ou exibe a mensagem de disco ilegível. Eu já perdi um conjunto inteiro de fotos de casamento uma vez por causa de um cartão corrompido, então sei como isso é horrível. O lado bom é simples. Se o cartão não estiver fisicamente quebrado, torto ou queimado, seus arquivos muitas vezes ainda estão no armazenamento flash. O que normalmente quebra primeiro é a tabela de arquivos, não os dados das fotos.

Primeira coisa: pare de mexer no cartão.

Não tire mais fotos nele. Não copie arquivos novos para ele. Não o formate.

Quando o macOS apaga arquivos ou formata uma mídia, normalmente ele não apaga todos os blocos de dados imediatamente. Ele marca o espaço como livre. Seus arquivos antigos continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Quando os setores são sobrescritos, acabou. Nenhum aplicativo recupera vídeos sobrescritos.

Antes de partir para ferramentas de recuperação, eu verificaria as coisas simples. Já vi gente entrar em pânico por causa de um cartão aparentemente morto, trocar o leitor e o cartão montar normalmente.

1. Verifique a trava de bloqueio no cartão SD. Se ela deslizou para a posição travada, seu Mac ou leitor pode se comportar de forma estranha.

2. Limpe os contatos dourados com um pano macio e seco. Nada de líquido, nada de papel-toalha áspero. Poeira e sujeira causam problemas bobos.

3. Teste outra porta USB. Depois teste outro leitor de cartões. Leitores baratos falham o tempo todo. Já tive um que funcionava com pendrives e mesmo assim engasgava com cartões SD.

4. Verifique arquivos ocultos no Finder. Abra o cartão e pressione Command + Shift + . Procure uma pasta esmaecida chamada .Trashes. Às vezes os arquivos apagados vão parar lá e você pode recuperá-los manualmente.

Se nada disso ajudar, abra o Utilitário de Disco pelo Spotlight. Encontre o cartão SD na barra lateral esquerda.

Se ele aparecer, mas estiver acinzentado, clique em Montar. Se montar, copie suas coisas imediatamente.

Você também pode executar Primeiros Socorros. Ele verifica o sistema de arquivos e corrige pequenos erros. Eu teria um pouco de cuidado aqui, porém. Se o cartão estiver muito corrompido, as tentativas de reparo às vezes reorganizam as coisas o suficiente para dificultar uma recuperação mais profunda depois. Para danos leves, o Primeiros Socorros ajuda. Para corrupção mais séria, eu normalmente crio uma imagem do cartão primeiro.

Quando as ferramentas do Mac falham, o próximo passo geralmente é um software de recuperação. Esses aplicativos ignoram o diretório corrompido e analisam o armazenamento bruto em busca de assinaturas de arquivos conhecidas. No Mac, o que me deu mais sorte foi o Disk Drill.

Não digo isso porque soa bonito. Digo porque ele roda bem no macOS, funciona em Intel e Apple Silicon, e a interface não atrapalha. O recurso que eu usaria primeiro é o backup byte a byte. Crie uma imagem do cartão SD antes de executar uma varredura longa. Depois analise a imagem, não o próprio cartão.

Isso importa mais do que as pessoas imaginam. Cartões SD são frágeis. Se um já estiver falhando, uma varredura completa coloca mais estresse de leitura nele. Já vi um cartão fraco passar de instável a invisível depois de várias tentativas. Trabalhar a partir de um clone é mais seguro e, se algo der errado, você ainda terá a imagem.

Quem trabalha com vídeo sofre ainda mais aqui. GoPros, drones e algumas câmeras de ação espalham pedaços de vídeo pelo cartão. Muitos aplicativos de recuperação trazem os fragmentos de volta como arquivos quebrados que não reproduzem. O Disk Drill tem um modo avançado de recuperação de câmera para esse tipo de bagunça. No meu uso, ele fez um trabalho melhor ao remontar clipes de armazenamento fragmentado do que as ferramentas genéricas que testei antes. Normalmente você pode analisar primeiro e visualizar o que está lá antes de pagar, o que ajuda a não perder tempo.

Se você se sente à vontade no Terminal e não se importa com uma saída feia, o PhotoRec vale a pena dar uma olhada. Ele é gratuito e de código aberto. Também é um saco de usar. Não tem interface refinada, a organização é fraca, e os arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes como f12345.jpg. Se o cartão tinha milhares de fotos, organizar isso depois é complicado. Ainda assim, como alternativa gratuita, funciona melhor do que muita gente espera.

Depois da recuperação, eu mudaria dois hábitos imediatamente.

1. Ejetar o cartão corretamente. Retirá-lo enquanto o macOS ainda está indexando ou gravando metadados é uma forma comum de corromper o sistema de arquivos.

2. Formatar o cartão na câmera. Depois que seus arquivos estiverem salvos em backup, use a opção de formatação da câmera em vez do Utilitário de Disco. As câmeras preferem sua própria estrutura de arquivos, e isso evita um monte de problemas estranhos de compatibilidade.

Então, sim, por enquanto mantenha o cartão desconectado. Não grave nada nele. Verifique primeiro as coisas simples de hardware, depois vá para o Utilitário de Disco e, em seguida, para um software de recuperação se necessário. Se os arquivos estavam nele mais cedo hoje, suas chances ainda são boas.

Se a exclusão aconteceu no seu Mac, verifique também o Lixo do Mac. Muita gente pula essa etapa. Exclusões pelo Finder em mídias removíveis às vezes movem referências para lá primeiro, não só no próprio cartão. Abra o Lixo, ordene por Data de Exclusão e restaure qualquer coisa que encontrar. Parece bobo, mas economiza tempo.

Concordo com a maior parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu pularia o Primeiro Socorros até depois de criar uma imagem ou executar uma varredura somente leitura. O reparo do sistema de arquivos grava alterações. Em mídia flash, não gosto de fazer operações de gravação antes da recuperação. Risco demais para arquivos com os quais você se importa.

Minha ordem seria:

1. Mantenha o cartão SD em modo somente leitura se o seu leitor suportar isso.
  2. Verifique o Lixo do Mac.
  3. Use o Terminal para ver se o macOS ainda enxerga entradas de diretório excluídas:
    ls -la /Volumes/YourCardName
  4. Se nada útil aparecer, faça uma varredura com o Disk Drill no seu Mac. É uma das opções mais limpas para recuperação de arquivos de cartão SD no Mac, e a visualização ajuda você a ver se suas fotos e vídeos estão intactos antes de gastar dinheiro.
  5. Recupere para a unidade interna do seu Mac ou para um SSD externo. Não recupere de volta para o mesmo cartão SD. As pessoas fazem isso e pioram as coisas.

Mais uma coisa. Se estes forem vídeos de câmera, a extração por assinatura geralmente retorna clipes sem nomes ou pastas originais. Isso é normal. A taxa de recuperação para arquivos JPG e MP4 recentes costuma ser razoável se overwrite = zero. Quando a sobrescrita começa, a recuperação cai rápido.

Se você quiser mais opiniões do Reddit sobre software de recuperação para Mac, este tópico é útil:
melhores ferramentas gratuitas de recuperação de dados de cartão SD para Mac discutidas no Reddit

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @himmelsjager disseram: verifique importações de nuvem/apps antes de entrar fundo no modo de recuperação. Se você usou Fotos, Captura de Imagem, Lightroom, uploads de câmera do Dropbox ou até Google Fotos nesse Mac, os arquivos podem já existir no Mac ou em um pacote de biblioteca, mesmo que a cópia no SD tenha sido excluída. No macOS, o Fotos pode ocultar os originais dentro da biblioteca, então clique com o botão direito na Biblioteca do Fotos, escolha Mostrar Conteúdo do Pacote e depois procure em Originals ou Masters, dependendo da versão. É chato, mas pode economizar horas.

Além disso, eu discordo um pouco da mentalidade de sempre fazer uma varredura bruta primeiro. Se a exclusão foi muito recente e o cartão ainda monta normalmente, às vezes uma verificação rápida com a visualização de arquivos excluídos de um app de recuperação é mais rápida e menos caótica do que uma extração completa por assinatura que despeja 8.000 arquivos renomeados em você. Para JPG, HEIC, MP4 e MOV excluídos recentemente, isso pode fazer diferença.

Para recuperação de arquivos de cartão SD no Mac, o Disk Drill continua sendo uma escolha sólida porque pode mostrar tanto os registros excluídos quanto os resultados extraídos em um só lugar, o que facilita a triagem. Basta instalá-lo no seu Mac, não no cartão, e recuperar para outra unidade. Se as pré-visualizações abrirem corretamente, isso geralmente é um ótimo sinal.

Se você quiser um passo a passo visual, este tutorial em vídeo de recuperação de arquivos de cartão SD no Mac é uma boa opção rápida.

O mais importante agora é rapidez com cautela. Não reconecte o cartão dez vezes testando coisas aleatórias. É assim que as pessoas transformam recuperável em poxa.

Um ângulo extra que ninguém enfatizou o suficiente: verifique os snapshots locais do macOS e os caches de aplicativos se os arquivos foram importados antes da exclusão. O Spotlight nem sempre mostra o conteúdo dos pacotes, mas catálogos do Lightroom, pastas de importação do Final Cut e importações temporárias do Fotos ainda podem manter cópias. Isso é diferente da Lixeira e vale 5 minutos.

Eu também evitaria montar repetidamente o cartão no Finder. Cada montagem pode acionar gravações de metadados pelo macOS ou por aplicativos auxiliares. Use um leitor com trava física, se possível.

Sobre ferramentas, o Disk Drill é uma opção razoável no Mac nesse caso. Prós: pré-visualizações fáceis, consegue separar entradas excluídas de arquivos recuperados por assinatura, suporte decente para mídia de câmera. Contras: verificações profundas ficam bagunçadas com nomes de arquivos perdidos, a camada gratuita é limitada, e os resultados em vídeo fragmentado ainda são incertos. Se as prévias parecerem boas, recupere para o seu Mac e depois verifique alguns arquivos antes de fazer o restante.

Concordo em grande parte com @himmelsjager, @viajantedoceu e @mikeappsreviewer, exceto que sou menos entusiasmado com verificações no Terminal para usuários comuns. Se a exclusão foi recente, uma varredura direcionada de arquivos excluídos geralmente é mais rápida e mais segura do que ficar fuçando manualmente.