RAW para NTFS sem perder dados em um disco rígido externo, algum conselho?

Meu disco rígido externo de repente aparece como RAW em vez de NTFS, e agora não consigo abri-lo nem acessar meus arquivos. Ele tem fotos e documentos importantes, então estou tentando descobrir se há uma maneira de converter a unidade de volta para NTFS sem perder dados. Eu realmente agradeceria orientações sobre etapas seguras de recuperação, ferramentas de reparo ou o que evitar antes que eu piore a situação.

Se a unidade ficou RAW, eu não partiria direto para a formatação, pelo menos não se você se importa com o que está nela.

RAW é diferente de FAT32 de um jeito irritante. O Windows não vê mais um sistema de arquivos válido ali, então não existe um caminho simples em que você converte para NTFS e segue em frente. O que eu faria seria recuperar os dados primeiro e depois recriar a partição como NTFS depois que o que for importante já estiver fora da unidade.

Esta é a ordem que eu seguiria.

Primeiro, pare de gravar na unidade

Eu ainda não a formataria. Também não executaria o CHKDSK nem começaria a disparar comandos de reparo do DiskPart. Essas ferramentas gravam alterações no disco. Se o sistema de arquivos já estiver danificado, gravações extras às vezes pioram a recuperação. Já vi gente transformar uma bagunça recuperável em um beco sem saída por tentar corrigir cedo demais.

Em seguida, tire os arquivos dela

Se a unidade ainda aparecer no Gerenciamento de Disco com o tamanho correto, eu começaria por aí e tentaria um software de recuperação antes de qualquer outra coisa. Minha primeira escolha seria o Disk Drill .

O que eu faria:

1. Instale-o em outra unidade, não na RAW.
  2. Conecte a unidade USB RAW, SSD ou HD externo.
  3. Selecione o dispositivo RAW e execute Procurar por Dados Perdidos.
  4. Deixe a varredura terminar. Não pare no meio, a menos que a unidade comece a desconectar.
  5. Examine os resultados por pasta, tipo de arquivo ou nome do arquivo.
  6. Visualize os arquivos com os quais você se importa.
  7. Recupere-os para outro dispositivo de armazenamento.

Uma coisa de que gostei aqui, pelo menos no Windows, é o limite de recuperação gratuita de até 100 MB. Mais útil do que isso, as varreduras e visualizações não são bloqueadas, então você consegue ver o que é recuperável antes de gastar dinheiro.

A parte de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se um documento, PDF, foto, vídeo, arquivo compactado, arquivo de áudio ou imagem RAW de câmera abrir corretamente na visualização, eu trataria isso como um sinal razoável de que a cópia recuperada será utilizável. Não é garantia, mas é um bom sinal.

O motivo de essa ferramenta normalmente se sair bem com unidades RAW é bem simples. Ela não precisa que o Windows leia completamente a estrutura NTFS primeiro. Se ainda houver alguns metadados NTFS ali, ela tenta usá-los. Se o sistema de arquivos já estiver comprometido demais, ela também procura assinaturas de arquivos conhecidas e extrai os dados dessa forma. Às vezes você perde nomes de pastas ou a estrutura original com a recuperação baseada em assinaturas, mas recuperar o arquivo ainda é melhor do que nada.

Se a primeira varredura não encontrar tudo, eu não pararia por aí. Já tive ferramentas diferentes mostrando resultados diferentes no mesmo disco com problema. UFS Explorer e DiskGenius valem uma segunda tentativa. É irritante, sim, mas às vezes um encontra pastas que o outro ignorou.

Depois da recuperação, recrie como NTFS

Quando seus arquivos importantes estiverem copiados para algum lugar seguro, aí sim eu apagaria a configuração RAW e colocaria NTFS de volta nela.

O caminho fácil:

1. Abra o Gerenciamento de Disco.
  2. Clique com o botão direito na partição RAW.
  3. Clique em Formatar.
  4. Escolha NTFS.
  5. Deixe a Formatação Rápida ativada.
  6. Clique em OK.

Se Formatar estiver esmaecido ou ausente, exclua primeiro a partição RAW, crie uma nova partição e depois formate a nova como NTFS.

Última coisa, e esta parte importa

Se a unidade for um SSD, ou se ela continuar desconectando, apresentar erros de leitura ou ficar mais lenta toda vez que você mexe nela, eu agiria rápido na recuperação. Esses são sinais ruins. Se ela voltar a ficar RAW depois de você já tê-la formatado uma vez e ela parecer ter ficado bem por um tempo, eu deixaria de confiar nela. Nesse ponto, eu substituiria a unidade e não manteria nada importante nela. Aprendi isso da pior forma. Uma unidade voltou a funcionar uma vez e depois morreu de vez dois dias depois.

Você não converte RAW para NTFS sem perda de dados no sentido normal. RAW significa que o Windows não reconhece mais um sistema de arquivos válido. Se você formatar para NTFS primeiro, seus arquivos continuam em risco.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante. Pule o CHKDSK no início. Mas discordo um pouco em uma coisa. Antes de pagar por um software de recuperação, tente uma verificação mais segura somente leitura. Use uma ferramenta SMART como CrystalDiskInfo e verifique a integridade da unidade. Se a integridade estiver ruim, ou se a unidade clicar, desconectar ou travar o Explorer, pare de mexer nela e faça primeiro um clone com algo como HDDSuperClone ou ddrescue. A recuperação a partir do clone é mais segura.

Minha ordem seria:

1. Teste um cabo USB e uma porta diferentes.
  2. Verifique o Gerenciamento de Disco. Confirme se o tamanho total aparece.
  3. Verifique a integridade SMART.
  4. Se estiver instável, faça o clone primeiro.
  5. Analise o clone ou o original em modo somente leitura com o Disk Drill.
  6. Salve os arquivos recuperados em outra unidade.
  7. Somente depois que os dados estiverem seguros, exclua a partição RAW e formate em NTFS.

Por que a clonagem importa. Unidades com falha costumam piorar após cada análise. Uma análise longa em um disco fraco às vezes o leva ao limite.

Se você quiser um guia simples para recuperação de arquivos no Windows, isto ajuda: assista a este passo a passo de recuperação de arquivos no Windows

Além disso, se a unidade ficou RAW após remoção insegura ou queda de energia, vale a pena dar uma olhada no TestDisk. Ele não serve para todos os casos, mas às vezes reconstrói uma tabela de partição perdida sem uma recuperação completa arquivo por arquivo. Mais técnico, menos amigável. Vale a tentativa se você souber o que está fazendo.

Depois de recuperar as coisas, reformate para NTFS e faça um teste completo de superfície. Se os erros aparecerem novamente, descarte a unidade. Sem brincadeira, não confie nela novamente.

RAW é basicamente o Windows dizendo: “Consigo ver o dispositivo, mas o sistema de arquivos parece corrompido ou ausente.” Então não, geralmente não existe um botão mágico e seguro de “converter RAW para NTFS sem perder dados”. Nessa parte, @mikeappsreviewer e @byteguru estão certos.

Onde eu iria um pouco além é no seguinte: antes de fazer qualquer varredura profunda, verifique se o problema é o gabinete e não o próprio disco. Já vi unidades externas aparecerem como RAW porque a ponte USB/o gabinete estava se comportando de forma estranha. Se for um disco de 2.5’ ou 3.5’ dentro de um case removível, tente outro gabinete ou conecte-o diretamente ao SATA, se possível. Parece irritantemente antiquado, mas pode poupar horas.

Além disso, não presuma que formatar seja o “reparo”. Formatar para NTFS basicamente só torna a unidade utilizável novamente, isso não preserva os arquivos antigos de forma confiável.

O que eu faria:

1. Pare de usar a unidade.
  2. Tente outro cabo, porta e, se possível, outro PC.
  3. Verifique se o problema é o gabinete.
  4. Se o disco estiver legível o suficiente, use o Disk Drill para escanear e recuperar os arquivos para outra unidade.
  5. Se nomes de arquivos/pastas forem muito importantes, tente o TestDisk antes de formatar. Às vezes ele consegue restaurar a estrutura da partição em vez de fazer uma recuperação bruta.
  6. Depois que os arquivos estiverem seguros, recrie a partição e formate em NTFS.

Uma coisa da qual eu discordo um pouco: as pessoas correm para verificar SMART como se fosse verdade absoluta. Em unidades externas USB, os dados SMART às vezes ficam ocultos ou são relatados incorretamente, então não baseie tudo apenas nisso.

Se você quiser uma explicação visual simples sobre recuperação de arquivos de um disco rígido externo corrompido, também vale a pena dar uma olhada.

Se esta unidade tiver fotos de família ou qualquer coisa insubstituível, não continue “testando correções” no disco original. É assim que as pessoas transformam um dia ruim em um ainda pior.

Não existe um botão seguro de RAW para NTFS sem perder dados. Concordo em grande parte com @byteguru, @waldgeist e @mikeappsreviewer nessa parte. Onde eu divirjo um pouco é o seguinte: antes de qualquer verificação pesada, confira se o próprio tipo de partição foi corrompido em vez de o sistema de arquivos inteiro ter morrido.

Algumas coisas que as pessoas costumam ignorar:

1. Veja no Gerenciamento de Disco se aparece Não alocado vs RAW.
    Se de repente ele mostrar o tamanho errado ou partes não alocadas estranhas, isso aponta mais para dano na partição.

2. Verifique a unidade em um USB live do Linux.
    Às vezes o Windows chama isso de RAW enquanto o Linux ainda consegue montar em modo somente leitura o suficiente para copiar os arquivos.

3. Se os dados forem realmente insubstituíveis, evite tentar de tudo.
    Cada reconexão, verificação e ciclo de energia extra pode piorar uma unidade instável.

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós

• fácil de usar
  • boas visualizações
  • consegue encontrar arquivos mesmo quando o Windows vê como RAW
  • razoável para fotos e documentos em unidades externas danificadas

Contras

• verificações profundas podem demorar uma eternidade
  • a estrutura de pastas recuperada nem sempre fica perfeita
  • a recuperação completa geralmente significa pagar
  • não é minha primeira escolha se o disco estiver falhando fisicamente de forma grave

Então minha abordagem é: testar se outro sistema operacional consegue lê-lo e depois usar o Disk Drill apenas se a cópia direta falhar. Recupere para outra unidade, verifique se os arquivos abrem e então apague e formate em NTFS. Se a unidade voltar a ficar RAW mais tarde, aposente-a. Isso não é um problema de conversão, é um problema de confiança.