Qual software de reparo de disco vale a pena pagar?

Meu PC com Windows começou a mostrar erros de disco, tempos de inicialização lentos, e alguns arquivos não abrem mais. Executei o CHKDSK, mas ainda estou preocupado que a unidade possa estar falhando. Estou procurando um software pago de reparo de disco que seja confiável para reparo de HDD/SSD, setores defeituosos e recuperação de dados antes de substituir a unidade.

Eu ficaria cético com qualquer lista que diga ter o único melhor software de reparo de disco rígido. Essa expressão é usada para vários problemas diferentes, e a ferramenta certa depende do que realmente deu errado.

Antes de escolher um software, descubra com o que você está lidando. Arquivos ausentes ou uma unidade que virou RAW são mais um caso de recuperação de dados. Uma partição ausente ou uma unidade aparecendo como não alocada geralmente apontam para reparo de partição. Se o disco está lento, travando ou mostrando setores defeituosos, verifique primeiro a integridade da unidade. E se ele estiver fazendo cliques, rangendo ou desconectando aleatoriamente, pare de mexer nele o máximo que puder e foque em retirar os dados.

Para um kit de ferramentas prático, eu olharia para estes:

Disk Drill geralmente é o primeiro que eu usaria quando os arquivos importam. Ele é voltado para recuperação de dados, então faz sentido para arquivos excluídos, unidades formatadas, partições RAW, sistemas de arquivos corrompidos e discos rígidos externos que o Windows se recusa a abrir. Ele também tem monitoramento S.M.A.R.T. e pode criar uma imagem byte a byte, o que é muito mais seguro do que escanear repetidamente uma unidade que pode estar falhando.

SeaTools é bom quando você está tentando descobrir se o problema é a própria unidade ou apenas corrupção de software. É gratuito e pode executar diagnósticos curtos ou longos, então é útil para identificar sinais de falha de hardware.

TestDisk é uma das melhores opções gratuitas se o problema for a tabela de partição ou o setor de inicialização. Se o Windows de repente vê a unidade como não alocada, ou uma partição simplesmente some, vale a pena verificar isso. A desvantagem é que ele é baseado em texto, então não é a ferramenta mais amigável se você nunca a usou antes.

Clonezilla faz sentido quando a unidade ainda pode ser lida, mas claramente está se comportando pior com o tempo. Nesse caso, clonar o disco ou fazer uma imagem primeiro costuma ser mais inteligente do que tentar correções aleatórias diretamente na unidade original.

CrystalDiskInfo vale a pena manter por perto mesmo quando nada está errado. Ele monitora dados S.M.A.R.T., temperatura e outros indicadores de integridade que podem dar um aviso antecipado antes de o Windows começar a apresentar erros.

Victoria HDD/SSD é mais avançado, mas é útil para varreduras de superfície e para verificar setores defeituosos com mais detalhes. Eu não o colocaria como a primeira recomendação para um iniciante, mas é uma ferramenta sólida se você souber o que está analisando.

O principal é não perder horas tentando ferramentas de reparo em uma unidade que está morrendo fisicamente. Se ela faz cliques, some do Windows ou da BIOS, trava durante transferências ou continua ganhando novos setores defeituosos, recupere ou faça backup do que puder e substitua-a. Se ela não for detectada de jeito nenhum ou estiver fazendo ruídos mecânicos óbvios, pule a rota faça você mesmo e procure um serviço profissional de recuperação. O software pode ajudar com danos lógicos, mas não pode consertar cabeças, motores ou pratos quebrados.

Não pague por nenhuma ferramenta de “reparo” até copiar os arquivos importantes para outra unidade. Um software pago como o Disk Drill pode valer a pena se o seu objetivo for recuperar dados, mas eu não gastaria dinheiro esperando que um software torne um disco com falha confiável novamente. Quando uma unidade começa a apresentar erros e a deixar a inicialização lenta, a substituição geralmente é a solução real.

Não execute desfragmentação, reparo de setores defeituosos ou ferramentas de limpeza com muita gravação nessa unidade agora. Se o disco já está lento e os arquivos não estão abrindo, cada passagem extra pode dificultar a recuperação. Vale a pena considerar uma ferramenta paga como o Disk Drill somente depois de você copiar ou criar uma imagem da unidade, e apenas se estiver tentando recuperar arquivos, não tornar a unidade confiável novamente. Para um reparo de verdade, eu gastaria o dinheiro primeiro em uma unidade de substituição. Depois, use o software de recuperação na unidade antiga o mínimo possível, de preferência a partir de uma imagem, e trate qualquer coisa que ele recuperar como um bônus, e não como prova de que o disco foi consertado.

Se a unidade ainda estiver na garantia, execute o diagnóstico do fabricante e salve o código de falha antes de pagar por qualquer coisa. Pode valer a pena comprar o Disk Drill para recuperação de arquivos, mas eu não deixaria nenhuma ferramenta corrigir o sistema de arquivos até que os dados importantes fossem copiados primeiro para outro lugar.