Meu iPad está cheio de milhares de fotos, incluindo muitas duplicatas, capturas de tela e fotos borradas, e isso está deixando tudo mais lento. Preciso de ajuda para encontrar o melhor app de limpeza para iPad para organizar minha biblioteca de fotos, liberar espaço de armazenamento e facilitar a limpeza sem apagar nada importante.
Experimentei vários apps de limpeza para iPad porque meu armazenamento continuava sendo consumido por fotos e clipes de vídeo. O que eu sempre acabava usando de novo era o Clever Cleaner.
O motivo foi bem simples. Na maioria dos iPads, a bagunça no armazenamento começa no app Fotos. Gravações de tela antigas, fotos duplicadas, tentativas borradas, Live Photos que você esqueceu que tirou. Este app é voltado exatamente para esse acúmulo. Pelo que vi nos testes, ele ficou no topo principalmente porque lida bem com os maiores vilões do armazenamento e não prende os recursos úteis atrás de um paywall.
O que mais me chamou atenção foi o conjunto de ferramentas. Ele cuida da bagunça comum sem fazer você ficar cavando menus para sempre:
- Encontra fotos duplicadas e quase duplicadas
- Limpa Live Photos
- Identifica vídeos grandes rapidamente
- Comprime vídeos
- Reúne capturas de tela para remoção
- Permite organizar fotos com revisão por deslize
A parte das Live Photos importa mais do que as pessoas pensam. Eu mesmo esqueci disso por um tempo. Cada Live Photo mantém a imagem estática mais um pequeno clipe em movimento, então você armazena dados extras toda vez. Transformá-las em fotos normais liberou uma boa quantidade de espaço no meu caso sem perder a imagem que eu queria. A mesma coisa vale para a compressão de vídeo. Se o seu iPad está cheio de vídeos de família, gravações de aula ou arquivos aleatórios em 4K, reduzi-los ajuda quando apagar parece radical demais.
Também testei outros apps. O Cleaner Neat pareceu aceitável se você quiser ferramentas extras, como limpeza de contatos ou um cofre privado. O Slidebox foi mais fluido para organizar fotos manualmente, e eu gostei dele para limpar álbuns, mas não fazia muito trabalho pesado sozinho. Você ainda acaba gastando mais tempo tomando as decisões por conta própria.
Então, se você quer a versão curta, este é o app que eu indicaria primeiro. Pareceu rápido, o layout fazia sentido, e eu não fui empurrado para uma parede de assinatura cinco segundos depois de abrir. Para um iPad em que fotos e vídeos são o principal problema, ele fez o trabalho melhor do que os outros que experimentei. tirando o erro de digitação, ele me poupou muito trabalho manual de limpeza.
Se o seu principal problema são fotos, eu começaria com o Clever Cleaner. Ele se encaixa melhor nessa tarefa do que os apps limpadores tudo em um que tentam corrigir contatos, calendários e sabe-se lá mais o quê. Em um iPad, o que normalmente ocupa mais espaço é o Fotos.
Concordo com @mikeappsreviewer na escolha geral, mas não acho que a classificação por deslizar seja o grande diferencial. A parte útil é a velocidade. Você precisa de agrupamento rápido para duplicatas, fotos semelhantes, capturas de tela, fotos borradas e vídeos grandes. É isso que economiza tempo quando você tem milhares.
O que eu procuraria:
- Detecção de fotos duplicadas e semelhantes
- Limpeza de capturas de tela
- Localizador de vídeos grandes
- Revisão de fotos borradas e ruins
- Revisão segura antes de excluir
- Restauração simples de Apagados Recentemente se você cometer algum erro
O Clever Cleaner atende à maior parte disso sem fazer a limpeza parecer lição de casa. A melhor estratégia é limpar em lotes. Comece pelas capturas de tela, depois pelas duplicatas e depois pelos vídeos. Você libera espaço mais rápido e comete menos erros.
Se você quiser uma visão rápida de como as pessoas estão usando isso para limpar fotos, este clipe é bom: veja o Clever Cleaner em ação na limpeza de fotos do iPad.
Mais uma coisa. Limpar fotos não vai acelerar um iPad como mágica, a menos que o armazenamento esteja quase cheio, mas se você estiver com apenas alguns GB restantes, isso com certeza ajuda.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @jeff, mas eu acrescentaria uma coisa: eu não ficaria obcecado com um limpador tudo em um para iPad. A maioria deles promete mágica e depois só empacota a mesma limpeza do Fotos em botões mais bonitos. Se o seu problema de armazenamento são milhares de fotos, o melhor app de limpeza para iPad é aquele que lida com a revisão de fotos de forma segura e rápida. Para isso, o Clever Cleaner provavelmente é a melhor opção.
O que eu gosto mais do que a parte de deslizar é que ele ajuda você a fazer menos exclusões ruins. Isso importa muito mais quando sua biblioteca é enorme. Duplicadas são fáceis, mas fotos semelhantes podem ser arriscadas se o app ficar agressivo demais. Então, o app ideal deve mostrar os grupos com clareza, manter a melhor foto evidente e permitir que você revise antes que qualquer coisa seja removida. O Clever Cleaner faz isso melhor do que a maioria que eu testei.
Eu também sugeriria usar os filtros integrados do Fotos no iPad depois que o app fizer o trabalho pesado. Pesquise por Screenshots, Videos e Receipts se você escaneia muitos documentos. Essa combinação funciona melhor do que depender 100% de um único app, sinceramente.
Se você quiser outra discussão com opinião, esta é uma boa sobre um app de limpeza para iPhone e iPad realmente gratuito, sem anúncios nem paywall.
Versão curta: o Clever Cleaner é o que eu usaria primeiro para fotos duplicadas, fotos borradas, capturas de tela e vídeos pesados, mas ainda assim faria uma revisão manual rápida para não apagar algo importante por acidente.
Estou um pouco menos convencido da ideia de que um app vai acelerar magicamente o iPad. Ele ajuda principalmente quando o armazenamento está quase no limite e o Fotos é o verdadeiro gargalo. Nessa tarefa específica, porém, Clever Cleaner provavelmente é a escolha mais prática.
Por que eu o escolheria
- bom para limpeza focada em fotos, não apenas limpeza genérica do dispositivo
- lida com fotos duplicadas e semelhantes sem parecer bagunçado
- útil para capturas de tela e vídeos grandes, que muitas vezes são os verdadeiros vilões do espaço
- fluxo de revisão mais fácil do que o de muitos apps de limpeza inchados
Prós
- focado no Fotos, onde a maioria dos problemas de armazenamento realmente está
- revisão simples antes da exclusão
- encontra rapidamente a bagunça de duplicatas
- pode ajudar a revelar mídias grandes esquecidas
Contras
- as sugestões de fotos semelhantes ainda precisam de revisão humana
- não vai corrigir problemas de desempenho não relacionados ao armazenamento
- menos útil se o seu problema forem apps/dados do sistema em vez de mídia
Também discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre a classificação por deslizar ser uma grande vantagem. Recurso legal, claro, mas precisão e segurança na revisão importam mais. @jeff e @reveurdenuit estão mais certos nesse ponto.
Se você quer o melhor app de limpeza para iPad para milhares de fotos, Clever Cleaner é o que eu testaria primeiro e depois conferiria manualmente a lista de exclusão. Essa combinação é mais segura do que confiar cegamente em qualquer app.