Preciso de ajuda para mesclar fotos duplicadas no meu iPhone

Minha biblioteca de fotos do iPhone está cheia de fotos duplicadas após sincronizar e restaurar, e está ficando difícil liberar armazenamento ou manter tudo organizado. Preciso de uma maneira melhor de mesclar fotos duplicadas no iPhone sem perder imagens, álbuns ou metadados importantes.

Eu começaria com a opção integrada da Apple antes de fazer qualquer outra coisa.

Abra o Fotos, role até Utilitários, ou Coleções > Utilitários nas versões mais recentes do iOS, depois abra Duplicados. Toque em Selecionar, depois em Selecionar Tudo, e então em Mesclar. O iPhone mantém uma versão, reúne os metadados disponíveis e envia as cópias extras para Apagados Recentemente.

Um pequeno detalhe em que esbarrei. Se você importou um grande lote de fotos, a seção Duplicados pode parecer vazia por um tempo. O iOS faz a varredura em segundo plano, então às vezes leva algumas horas até que tudo apareça.

Onde a ferramenta da Apple fica aquém é nas correspondências aproximadas. Ela lida com arquivos duplicados exatos. Ela não detecta coisas como:

1. Três fotos da mesma coisa tiradas com dois segundos de diferença
  2. Fotos em sequência
  3. Várias tentativas com pequenas mudanças de enquadramento
  4. Fotos semelhantes salvas de conversas ou edições

Esses são arquivos separados, então nunca vão para o álbum Duplicados.

Por esse motivo, acabei usando o Clever Cleaner com mais frequência. O que mais me chamou a atenção foi algo simples. Ele encontra tanto duplicatas exatas quanto fotos parecidas. Isso importa mais no uso normal, pelo menos pelo que vi. Ele agrupa fotos relacionadas, escolhe a imagem que provavelmente é a melhor e ainda permite que você confira tudo antes que qualquer coisa seja removida.

Os passos são curtos:

1. Instale o Clever Cleaner pela App Store
  2. Dê acesso para ele analisar sua biblioteca
  3. Abra a seção Similares
  4. Use a Limpeza Inteligente ou revise grupo por grupo por conta própria
  5. Restaure qualquer item que você queira manter
  6. Confirme a limpeza
  7. Esvazie Apagados Recentemente no Fotos se quiser recuperar armazenamento imediatamente

Também continuei usando algumas outras partes dele, principalmente porque me pouparam de ficar procurando tudo manualmente:

1. Heavies coloca as maiores fotos e vídeos na frente
  2. Compressão de Vídeo reduz vídeos grandes sem apagá-los
  3. Capturas de Tela ajuda a limpar pilhas antigas de capturas em massa
  4. Lives transforma Live Photos em imagens estáticas
  5. Swipe oferece um fluxo rápido de revisão para a esquerda ou direita pela biblioteca

Se você quiser evitar apps de terceiros, ainda existem alguns caminhos manuais razoáveis:

1. Use a Busca dentro do Fotos para restringir por pessoa, lugar, evento ou objeto, depois apague você mesmo as fotos parecidas
  2. Verifique os álbuns de Sequência e mantenha o melhor quadro
  3. Em um Mac, os Álbuns Inteligentes do Fotos facilitam a organização manual quando você está procurando imagens semelhantes
  4. Dê uma olhada em Apagados Recentemente depois de terminar, porque esses arquivos ainda ocupam espaço até que você os apague

Então, para duplicatas exatas, a ferramenta de mesclagem da Apple funciona bem. Se a sua bagunça for principalmente de fotos quase idênticas, como era a minha, algo feito para identificar imagens semelhantes economiza muito mais tempo.

Eu dividiria isso em dois problemas. Duplicatas reais e desordem causada por quase duplicatas.

@mikeappsreviewer explicou o recurso de mesclagem da Apple, então não vou repetir. Mas vou dizer o seguinte: depois de uma sincronização ou restauração, eu nem sempre confio na mesclagem automática de imediato. Gosto de esperar até que o Fotos do iCloud termine de sincronizar e depois conferir a contagem de fotos no seu iPhone, iPad ou Mac, se você usa mais de um dispositivo. Se a contagem ainda estiver mudando, espere antes de apagar coisas. Isso evita muito arrependimento depois.

O que mais me ajudou foi esta ordem de limpeza:

1. Verifique Ajustes > ID Apple > iCloud > Fotos.
    Certifique-se primeiro de que a sincronização terminou.

2. Organize sua biblioteca por Adicionados Recentemente.
    Restaurações e importações costumam despejar duplicatas em grandes lotes. Fica mais fácil perceber assim do que procurar em 5 anos de fotos.

3. Revise cópias editadas.
    Muitas duplicatas são versões editadas, arquivos HDR salvos, versões em modo Retrato ou imagens salvas do Mensagens. Nem sempre isso será mesclado corretamente.

4. Exporte primeiro se as fotos forem importantes.
    Se você tem fotos de família ou imagens de trabalho, copie para um Mac, disco externo ou pasta na nuvem antes de fazer uma limpeza em massa. É uma etapa chata, mas vale a pena.

5. Use um limpador para a parte mais bagunçada.
    O Clever Cleaner é bom para isso porque encontra fotos semelhantes, não apenas correspondências exatas. Para quem fica com o armazenamento do iPhone cheio depois de restaurar, geralmente é aí que está a maior economia de espaço. A ferramenta da Apple deixa passar muitas dessas.

Há uma coisa em que discordo um pouco do @mikeappsreviewer. Eu não teria pressa em usar Selecionar Tudo em uma biblioteca enorme, a menos que você já tenha verificado alguns grupos primeiro. O iOS mescla bem, mas se sua biblioteca tiver sobras estranhas de sincronização, capturas de tela com edições ou imagens compartilhadas, é inteligente conferir algumas amostras. Leva 5 minutos.

Se o seu objetivo principal é liberar espaço rapidamente, esta abordagem é mais útil:
ficando sem armazenamento no iPhone, aqui está uma forma mais rápida de liberar espaço

Resumindo: mescle duplicatas exatas com a Apple, revise fotos semelhantes com o Clever Cleaner e depois esvazie Apagados Recentemente. Essa combinação geralmente libera muito mais armazenamento do que as pessoas esperam.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @boswandelaar disseram: não trate isso como apenas um trabalho de mesclar duplicatas. Depois de uma bagunça de sincronização/restauração, isso é realmente um problema de limpeza de fotos duplicadas no iPhone + recuperação de armazenamento.

A mesclagem de duplicatas da Apple é boa para cópias óbvias, claro. Mas eu meio que discordo de confiar demais nela se a sua biblioteca foi embaralhada pela restauração. Às vezes, o maior consumidor de armazenamento não são as duplicatas exatas, e sim todo o lixo quase idêntico que veio junto no processo. Dez fotos do mesmo gato, três exportações editadas, anexos salvos etc. A Apple não vai limpar isso magicamente.

O que funcionou melhor para mim foi dividir a tarefa assim:

1. Deixe o iCloud se estabilizar primeiro
  2. Verifique o tamanho da biblioteca em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos
  3. Limpe as duplicatas
  4. Depois vá atrás de semelhantes, vídeos grandes, capturas de tela

Essa última parte é onde o Clever Cleaner realmente ajuda mais do que o Fotos, na minha opinião. Não porque a ferramenta da Apple seja ruim, mas porque é limitada. O Clever Cleaner é melhor se você quiser mesclar fotos duplicadas no iPhone sem perder a melhor foto ou passar o fim de semana inteiro rolando a sua fototeca sem parar.

Além disso, se você quiser uma discussão decente sobre se o Apple Photos encontra mais do que duplicatas exatas, vale a pena dar uma olhada neste tópico:
o Fotos do iPhone detecta fotos duplicadas e semelhantes bem o suficiente?

Maior dica: depois de excluir/mesclar, reinicie o telefone uma vez. Parece bobo, mas já aconteceu de o armazenamento não atualizar imediatamente até eu fazer isso. O iOS pode ser estranho assim.

Eu acrescentaria um ponto que os outros mal tocaram: verifique se as duplicatas estão realmente vindo de várias fontes de sincronização. Se você tem o Fotos do iCloud ativado, mais pastas antigas de sincronização do Finder/iTunes, mais salvamento automático do WhatsApp ou Google Fotos, a fusão só trata o sintoma. Novas duplicatas podem continuar reaparecendo.

Então, antes da limpeza, verifique:

• Fotos sincronizando de apenas uma fonte principal
  • Álbuns compartilhados não estão sendo salvos novamente na biblioteca
  • Apps de mensagens não estão baixando automaticamente imagens que você já importou
  • Google Fotos, Dropbox, OneDrive etc. não também fazendo backup e readicionando arquivos

Discordo um pouco da ideia de que duplicatas semelhantes devem sempre ser limpas de forma agressiva. Fotos parecidas muitas vezes são intencionais. Para crianças, animais de estimação, viagens ou recibos, escolher automaticamente a melhor pode funcionar bem ou não. É aí que o Clever Cleaner é útil, mas eu o usaria mais como uma ferramenta de revisão do que como uma ferramenta de exclusão automática.

Prós do Clever Cleaner:

• Encontra fotos semelhantes, não apenas duplicatas exatas
  • Mais rápido do que revisão manual em bibliotecas grandes
  • Ajuda a mostrar arquivos pesados, capturas de tela e bagunça

Contras:

• Precisa de acesso total às fotos, o que algumas pessoas detestam
  • As sugestões de melhor foto nem sempre são o que você escolheria
  • Você ainda precisa conferir tudo antes de apagar imagens importantes

@boswandelaar, @cacadordeestrelas e @mikeappsreviewer já cobriram o fluxo principal de limpeza. Minha dica extra: quando terminar, faça um backup limpo e fique com apenas um sistema de sincronização de fotos. Isso evita que essa bagunça aconteça de novo mais do que qualquer ferramenta de fusão.