Precisa de orientações sobre recuperação APFS o mais rápido possível

A unidade APFS do meu Mac parou de montar após um problema recente, e estou preocupado em perder arquivos importantes. Ainda não tentei muita coisa porque não quero sobrescrever dados nem dificultar a recuperação. Quais são as etapas ou ferramentas mais seguras de recuperação de dados APFS para tentar primeiro?

Primeira coisa: pare de usar essa unidade agora mesmo. Esvaziar a Lixeira, excluir a pasta errada ou até mesmo formatar um volume APFS nem sempre significa que os arquivos foram apagados instantaneamente. Muitas vezes, os dados ficam lá até que o macOS ou outro app grave algo por cima. É por isso que continuar usando o Mac geralmente é o que arruína as chances.

Não salve nada novo na unidade afetada, não reinstale o macOS nela e ainda não comece a executar ferramentas de reparo. Eu também evitaria o Primeiro Socorros, o TestDisk ou qualquer coisa que tente corrigir o disco antes de você copiar seus arquivos importantes para algum lugar seguro. Se for uma unidade externa, desconecte-a até você estar pronto para trabalhar na recuperação.

Se você tiver o Time Machine, verifique isso primeiro. É a opção menos complicada. Mesmo que a unidade de backup não esteja conectada no momento, ainda assim abra o Time Machine, porque o APFS pode ter snapshots locais disponíveis e, às vezes, eles podem trazer de volta arquivos excluídos recentemente.

Se não houver backup

Então, um software de recuperação provavelmente é a próxima melhor opção.

Eu tentaria primeiro o Disk Drill, porque ele consegue ler APFS de uma forma mais útil do que ferramentas que apenas procuram assinaturas de arquivos. Isso importa porque você pode recuperar nomes de arquivos, pastas e metadados em vez de uma enorme pilha de arquivos com nomes aleatórios. Ele também foi desenvolvido para casos como arquivos excluídos, volumes APFS formatados e contêineres APFS danificados.

O processo básico seria:

1. Instale o Disk Drill em algum lugar diferente da unidade da qual você está tentando recuperar os dados, se possível.
  2. Conecte a unidade APFS ou escolha a unidade interna, se foi lá que a exclusão aconteceu.
  3. Dê a ele Acesso Total ao Disco nos Ajustes do macOS para que ele possa verificar o volume corretamente.
  4. Selecione a unidade e execute Procurar Dados Perdidos.
  5. Deixe a verificação terminar em vez de interrompê-la antes do tempo.
  6. Use a visualização para verificar se as fotos, vídeos, documentos ou qualquer outra coisa de que você precisa são realmente recuperáveis.
  7. Recupere os arquivos para uma unidade diferente. Nunca salve os arquivos recuperados de volta no mesmo volume APFS.

Se a unidade parecer instável, eu criaria primeiro uma imagem de disco e faria a verificação nela, em vez de forçar repetidamente a unidade original. O Disk Drill também pode mostrar informações de integridade S.M.A.R.T., o que é útil para descobrir se isso é apenas um problema no sistema de arquivos ou se a própria unidade está falhando.

Outras ferramentas que vale a pena conhecer

PhotoRec é gratuito e pode ser muito eficaz, especialmente para fotos, vídeos e documentos. A desvantagem é que ele funciona principalmente por assinaturas de arquivos, então geralmente você não conseguirá recuperar os nomes originais dos arquivos nem a estrutura de pastas. Ainda assim, é uma alternativa sólida se a primeira varredura não encontrar o que você precisa.

TestDisk pode ajudar quando a estrutura da partição APFS está danificada, mas eu não faria dele a primeira coisa a executar. Recupere os arquivos com que você se importa antes de tentar reconstruir ou alterar partições. Se um reparo da tabela de partições der errado, a recuperação pode ficar mais complicada.

Um ponto importante nos Macs que usam SSD interno: o TRIM pode tornar os dados excluídos irrecuperáveis depois que esses blocos forem limpos. Portanto, rapidez faz diferença. Além disso, se um volume APFS do FileVault criptografado foi formatado e as chaves de criptografia foram perdidas, a recuperação por software normalmente não vai ajudar.

Quando a recuperação por software é uma má ideia

Eu pararia e falaria com um laboratório profissional de recuperação se a unidade:

1. continuar desaparecendo ou não for detectada de forma confiável,
  2. fizer cliques, rangidos ou bipes,
  3. desconectar durante as varreduras,
  4. fizer o Mac travar sempre que você acessá-la,
  5. ou mostrar avisos sérios de S.M.A.R.T.

Esses geralmente são sintomas de hardware. Ligar repetidamente uma unidade com falha ou forçar varreduras longas pode piorar as coisas.

Um bom laboratório de recuperação frequentemente oferece uma avaliação gratuita, e muitos trabalham com o modelo sem dados, sem cobrança. A recuperação lógica geralmente começa em torno de $300–500, enquanto unidades com danos físicos podem facilmente custar $1.000 ou mais, dependendo do que falhou.

Se isso foi apenas uma exclusão ou formatação acidental, suas chances são muito melhores. Só não grave mais nada nessa unidade, não tente repará-la primeiro e recupere os arquivos para um disco separado assim que puder.

Não direcione a recuperação para o nome do volume APFS se o contêiner estiver danificado; em vez disso, examine todo o disco físico ou uma imagem dele. O APFS pode parecer vários volumes, e escolher apenas “Macintosh HD - Data” ou um volume esmaecido pode fazer com que arquivos que ainda estão no contêiner sejam ignorados.

Inicializar o Mac a partir desse mesmo disco APFS pode ser justamente o que silenciosamente piora a situação. Mesmo que você não esteja fazendo nada, o macOS pode estar gravando logs, swap, caches, dados do Spotlight e alterações de snapshots em segundo plano. Portanto, se esta for a unidade interna e os arquivos forem importantes, eu o desligaria em vez de continuar testando a partir da mesma instalação.

O ponto do Jeff sobre escanear todo o disco físico está na direção certa, mas eu daria um passo antes: decidir como você vai acessá-lo sem deixar o macOS mexer demais nele. O melhor cenário é outro Mac, uma unidade de inicialização externa ou o Modo de Recuperação/Modo de Disco de Destino, para que a unidade com problema seja tratada como o paciente, não como a unidade do sistema operacional. E se o macOS aparecer com avisos de inicializar, apagar ou reparar, cancele-os. Esses avisos não são etapas de recuperação.

O Disk Drill ou outra ferramenta compatível com APFS serve se a unidade estiver estável, mas eu não faria da primeira varredura a única cópia da sua chance. Se o disco puder ser lido, crie primeiro uma imagem dele em outra unidade e depois escaneie a imagem. Se você não tiver armazenamento livre suficiente para uma imagem completa, esse é o limite prático irritante que as pessoas esquecem: a recuperação normalmente precisa de pelo menos uma unidade extra para a imagem e outro lugar para os arquivos recuperados. Tentar recuperar tudo de volta no mesmo disco é onde as pessoas transformam uma bagunça corrigível em algo permanente.