Excluí acidentalmente arquivos importantes da minha unidade USB e só percebi isso depois de salvar outros documentos nela. Estou tentando recuperar fotos e arquivos de trabalho, mas não tenho certeza de qual método de recuperação de arquivos USB é mais seguro ou se os dados excluídos ainda podem ser restaurados. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos de uma USB sem piorar a situação.
Aprendi isso da pior forma, então vamos ao mais importante primeiro. Se o seu pendrive estiver fazendo barulhos de clique, desconectando e reconectando sozinho, ou estiver quente na sua mão, desconecte-o agora. Não continue testando. Não rode ferramentas de reparo. Leve-o a uma assistência de recuperação de dados.
Mais uma coisa que as pessoas erram o tempo todo: o CHKDSK é uma má ideia nesta fase. Ele tenta reconstruir a unidade para que o Windows possa usá-la de novo. Parece bom, mas se o seu objetivo é recuperar arquivos, ele pode reescrever partes do sistema de arquivos e deixar seus arquivos antigos corrompidos ou perdidos para sempre.
Se as verificações fáceis não trouxeram seus arquivos de volta, eu presumiria que uma de duas coisas aconteceu. A tabela de arquivos está danificada, ou os arquivos foram realmente excluídos. Nesse ponto, parei de perder tempo com correções embutidas e usei um software de recuperação em vez disso.
Você vai ver muitos posts recomendando PhotoRec, TestDisk e Windows File Recovery. Eu testei todos. Eles são bons se você vive no Terminal e não se importa em passar horas organizando tudo depois. Para a maioria das pessoas, são complicados. O PhotoRec em particular me entregou uma pilha de arquivos com nomes como f123456.jpg, sem pastas, sem estrutura e sem nenhuma pista do que pertencia aonde. Se você tem anos de fotos ou documentos de trabalho, organizar essa bagunça é brutal.
O que funcionou melhor para mim foi o Disk Drill. Não estou dizendo que ele conserta hardware morto, porque não conserta. Mas para um pendrive com dano no sistema de arquivos ou dados excluídos, tive muito mais facilidade com ele do que com as ferramentas gratuitas de terminal.
Aqui está o motivo de eu ter continuado com ele:
1. Ele permite criar uma imagem do USB primeiro.
Esta parte importa mais do que as pessoas pensam. Você faz uma cópia completa byte por byte da unidade com falha e depois analisa a cópia em vez de forçar o dispositivo original repetidamente. Se o seu pendrive estiver instável, isso reduz o risco de levá-lo ao limite.
2. Você recebe pré-visualizações antes da recuperação.
Gostei muito disso. Eu podia abrir fotos, vídeos e documentos encontrados antes de recuperá-los, então não estava adivinhando. Isso economiza tempo, e você sabe se os arquivos estão intactos.
3. A estrutura de pastas e os nomes dos arquivos tendem a ser preservados melhor.
Esse foi o ponto principal para mim. Em comparação com as ferramentas de linha de comando, ele fez um trabalho melhor mantendo a estrutura de diretórios e reconhecendo uma ampla variedade de tipos de arquivo. Também funciona com unidades criptografadas com BitLocker, o que ajudou em um USB de escritório com o qual tive que lidar.
Quando recuperar arquivos, salve-os no drive interno do seu computador, não de volta no pendrive que você está tentando resgatar. Eu sei que isso parece óbvio, mas as pessoas fazem isso. Gravar dados recuperados no mesmo dispositivo pode sobrescrever exatamente os arquivos que você está tentando tirar de lá. Aí já era.
Depois de copiar tudo e verificar seus arquivos, apague e reformate o USB se você ainda confiar nele. Eu, se um pendrive começasse a agir de forma estranha uma vez, normalmente o aposentava. Armazenamento é barato. Arquivos perdidos não são.
Esse é o caminho que eu seguiria. Vá devagar, não grave nada novo no USB e recupere para uma unidade diferente.
Pare de usar o USB agora mesmo. Cada novo salvamento reduz suas chances. Como você já gravou novos arquivos nele, alguns dados excluídos se perderam para sempre. O que sobrevive depende do que foi sobrescrito.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante, não execute o CHKDSK primeiro. Mas discordo um pouco sobre a linha de comando ser inútil. Se você tiver paciência, o Windows File Recovery vale uma tentativa porque é gratuito e foi feito para arquivos excluídos. Use o modo Recovery para documentos e fotos, e recupere para o seu PC, não para o USB.
Se você quiser o caminho mais rápido, o Disk Drill é mais fácil de analisar. Melhores visualizações, melhor filtragem, menos bagunça após a verificação. Para tipos de arquivo mistos em uma unidade USB, isso economiza tempo. Se o dispositivo desconectar ou apresentar erros de leitura, pare de mexer nele e trabalhe a partir de outra cópia, se possível.
Ordem rápida que eu usaria:
- Pare de gravar no USB.
- Conecte-o a um PC estável, sem hubs.
- Tente primeiro o Windows File Recovery.
- Se os resultados estiverem bagunçados ou incompletos, faça uma verificação com o Disk Drill.
- Salve os arquivos recuperados no seu drive interno.
Se você quiser uma visão geral decente das principais ferramentas de recuperação para USB, isto ajuda:
assista a um guia simples sobre os melhores softwares de recuperação de dados para 2026
O principal é a rapidez. Quanto mais você usar a unidade, piores ficam suas chances.
Como você já salvou coisas novas no USB, alguns dos arquivos excluídos podem ter sido parcial ou totalmente sobrescritos. Essa parte é ruim, mas isso não significa automaticamente que tudo foi perdido.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @vrijheidsvogel sobre não gravar mais nada e não recuperar de volta para o mesmo pendrive. Onde discordo um pouco é da mentalidade de tentar primeiro todas as ferramentas gratuitas. Às vezes isso só faz perder tempo enquanto a unidade continua sendo forçada. Se o USB estiver estável e montar normalmente, eu pularia direto para criar uma imagem dele e depois trabalharia a partir dessa imagem. Na minha opinião, essa é a opção mais segura.
Para fotos e documentos de trabalho, eu escolheria uma ferramenta que possa mostrar prévias e classificar por tipo de arquivo rapidamente. É aí que o Disk Drill realmente é útil, especialmente para recuperação de arquivos de USB após exclusão acidental. Não é mágica, só facilita verificar o que é recuperável antes de despejar centenas de arquivos inúteis no seu PC. Se a estrutura original de pastas ainda existir nos metadados, ele também pode recuperar parte disso, o que é enorme.
Uma coisa extra que quase ninguém mencionou: verifique se os arquivos foram copiados, não movidos. Às vezes as pessoas acham que excluíram do USB, mas as cópias reais ainda estão em Recentes, pastas de sincronização na nuvem, anexos de e-mail, pastas temporárias de exportação ou locais de salvamento automático específicos do aplicativo. Aplicativos do Office e da Adobe podem ser sorrateiros assim.
Além disso, se o USB for barato/genérico, não confie nele depois disso, mesmo que a recuperação funcione. Pendrives falham de maneiras idiotas o tempo todo. Já passei por isso, perdi um projeto de semestre, me senti um gênio mesmo rs.
Se você quiser mais opiniões e comparações de ferramentas, esta discussão é bem sólida:
melhores formas de recuperar arquivos excluídos de um USB com defeito
Versão curta:
- Pare de usar o USB
- Faça uma imagem, se possível
- Escaneie a imagem com o Disk Drill
- Recupere para o seu computador, não para o USB
- Substitua a unidade depois
Se o pendrive estiver desconectando, travando o Explorer ou apresentando erros estranhos de leitura, pare com as tentativas caseiras e considere um profissional antes que piore.