Apaguei acidentalmente um grande lote de fotos de família do meu cartão SD e só percebi isso depois que já tinha usado o cartão novamente. Estou tentando encontrar o melhor software de recuperação de fotos que realmente funcione para recuperar imagens apagadas sem danificar o que restou. Se alguém tiver recomendações reais ou souber qual ferramenta de recuperação de fotos é a melhor no momento, eu realmente agradeceria a ajuda.
Já tive que recuperar fotos e clipes de vídeo apagados do limite mais vezes do que quero contar. Algumas perdas foram culpa minha. Uma aconteceu depois de um casamento fotografado exausto, quando apaguei o cartão errado. Outra foi por causa de um cartão SD instável de um drone. Depois de bagunças assim o bastante, parei de me preocupar com qual aplicativo tinha o botão de escaneamento mais bonito. Os primeiros passos que você dá importam mais.
Se seus arquivos sumiram, pare de gravar no cartão ou na unidade agora mesmo. Não tire mais fotos. Não mova arquivos novos para ele. Não o formate de novo porque viu alguma dica aleatória em uma seção de comentários. Dados apagados muitas vezes continuam lá até que outra coisa seja gravada por cima. Continue usando o cartão, e suas chances caem rápido. Aprendi isso da forma mais irritante.
Assim que o cartão for removido e separado, estas são as ferramentas que eu analisaria primeiro.
1. Disk Drill
Geralmente é por aqui que eu começo. Não porque ele faça mágica, mas porque fica em um ponto intermediário útil. É fácil o bastante para pessoas comuns, e ainda assim lida com muitos dos casos complicados que você encontra com cartões SD, pendrives, unidades externas e SSDs.
A parte à qual eu sempre voltava era a recuperação focada em câmeras para vídeo fragmentado. Se você já tentou salvar gravações de uma câmera de ação, drone, câmera veicular ou câmera mirrorless, já viu isso antes. Muitas ferramentas recuperam o arquivo, mas depois o clipe não reproduz, ou reproduz metade e trava. O Disk Drill se sai melhor do que a maioria nisso. Também já vi ele recuperar uma boa variedade de formatos de foto RAW sem transformar o processo em dever de casa.
O que se destacou para mim:
- Layout limpo, fácil de entender
- Funciona com formatos comuns de foto e vídeo
- Advanced Camera Recovery ajuda com arquivos de vídeo divididos ou fragmentados
- Você tem pré-visualizações antes de salvar os arquivos recuperados
- Funciona no Windows e no Mac
Coisas de que eu não gostei:
- Você esbarra no paywall se precisar da recuperação completa
- As varreduras profundas demoram em cartões grandes
2. R-Studio
O R-Studio parece uma ferramenta para pessoas que já sabem como é uma tabela de partição danificada, ou pelo menos não têm medo de clicar e descobrir. Eu não o entregaria para alguém que quer um aplicativo de recuperação com dois botões. Ainda assim, quando o cartão está em uma bagunça maior, este já me salvou mais de uma vez.
Eu tive um cartão SD de uma câmera mais antiga que deu problema de um jeito que ferramentas mais simples mal conseguiam entender. O R-Studio foi mais longe. Ele é mais forte quando o sistema de arquivos está danificado, a partição está estranha ou o cartão passou de algo simples para isso aqui é amaldiçoado. A desvantagem fica óbvia depois de uns 30 segundos. A interface é densa e não tenta guiar você pela mão.
Por que as pessoas continuam usando:
- Resultados de recuperação fortes em casos difíceis
- Bom com sistemas de arquivos danificados
- Muitos controles de varredura e recuperação
- Oferece suporte a uma grande variedade de tipos de armazenamento
Por que algumas pessoas desistem dele:
- Leva tempo para aprender
- O layout parece técnico logo de cara
- O preço é mais alto do que o de muitas outras opções
3. PhotoRec
O PhotoRec é o que eu mantive por perto porque ferramentas gratuitas geralmente me decepcionam, e esta não decepcionou. É de código aberto, não limita a quantidade de dados que você recupera e tem o costume de extrair arquivos de cartões que outras ferramentas desistem cedo demais.
O truque dele é simples. Ele procura assinaturas de arquivos no próprio dispositivo em vez de confiar no sistema de arquivos. Então, quando o cartão foi formatado, ficou meio danificado ou de alguma forma corrompido, o PhotoRec ainda tinha uma chance. A parte ruim vem depois. Seus arquivos recuperados costumam voltar com nomes genéricos, e as pastas originais desaparecem. Se você recuperar milhares de imagens, organizar a pilha fica cansativo rapidamente. Ainda assim, gratuito é gratuito, e neste caso não é lixo.
Pontos positivos:
- Gratuito, sem limite de recuperação
- Grande suporte a formatos
- Funciona bem em cartões formatados ou danificados
- Disponível para Windows, macOS e Linux
Pontos negativos:
- A interface de linha de comando assusta muita gente
- Os nomes originais dos arquivos geralmente não são preservados
- A estrutura de pastas não é restaurada
- Organizar os arquivos recuperados leva tempo, muito tempo
Outros nomes que as pessoas mencionam
O Recuva ainda aparece em todo lugar, e eu entendo por quê. Ele existe há muito tempo. Se o seu cartão ou unidade estiver saudável e você apagou fotos por engano, é uma primeira tentativa razoável. A interface é simples, há uma versão gratuita, e você não precisa estudar um manual. Eu não o escolheria primeiro para um cartão com corrupção séria, porém. Ele tende a fazer mais sentido para trabalhos de recuperação menores e mais limpos.
O DiskDigger aparece bastante quando as pessoas falam sobre recuperação de fotos no Android. Ele é leve, não te afoga em menus, e para recuperação básica de imagens ele faz o trabalho sem muito esforço. Para trabalhos maiores em cartão SD, especialmente arquivos RAW ou recuperação complicada de vídeo, não vejo as pessoas recorrendo a ele com tanta frequência.
Mais uma coisa: o software de recuperação é apenas metade da solução. Depois de recuperar seus arquivos, passe cinco minutos mudando sua rotina. Faça backup dos cartões mais cedo. Alterne a mídia antes que ela fique velha e instável. Não continue fotografando em um cartão que já apresentou comportamento estranho uma vez. Eu ignorei esse último conselho antes e, sim, paguei por isso depois.
Se você agir rápido e evitar sobrescrever o cartão, suas chances ainda são boas. Talvez não para todos os arquivos, mas com frequência suficiente para salvar a sessão, ou pelo menos as partes com as quais você mais se importa.
Se você gravou novos dados no cartão SD, suas chances diminuíram. Não para zero, mas ficaram menores. A recuperação depende de quanto foi sobrescrito.
Concordo com partes do que @mikeappsreviewer disse, mas eu classificaria as ferramentas de forma um pouco diferente para o seu caso. Se forem fotos de família e você quiser a melhor chance com o mínimo de complicação, comece com o Disk Drill. Ele tende a se sair bem em cartões SD, oferece pré-visualizações e lida melhor com formatos de foto do que muitas das ferramentas mais antigas que priorizam o grátis. Para quem não quer ficar brigando com menus, é uma das escolhas mais seguras.
Minha ordem seria:
-
Disk Drill
Melhor equilíbrio entre qualidade de varredura, pré-visualização e facilidade de uso. Bom para JPG, PNG, HEIC e RAW excluídos. Se o cartão estiver legível, eu começaria por aqui. -
PhotoRec
Melhor opção gratuita. Forte na recuperação por assinatura. Ruim com nomes de arquivos e estrutura de pastas. Se o Disk Drill não encontrar tudo, o PhotoRec vale a bagunça. -
R-Studio
Melhor se o próprio cartão estiver danificado ou se o sistema de arquivos estiver corrompido. Exagerado para muitas pessoas, e é fácil se perder nele.
Uma pequena discordância: eu pularia o Recuva para cartões SD reutilizados. Ele vai bem em exclusões simples, mas mídia flash reutilizada é onde ele perde força para mim.
Faça isso uma vez, nesta ordem:
- Crie primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD, se a ferramenta oferecer suporte.
- Faça a varredura da imagem, não do cartão original.
- Recupere os arquivos para o seu computador, não de volta para o cartão SD.
Se você quiser mais opções, este tópico sobre recomendações dos melhores programas de recuperação de fotos de cartão SD também vale a pena ver.
Versão curta: Disk Drill primeiro. PhotoRec em segundo se você quiser algo grátis. R-Studio se a situação ficar feia. O tempo importa aqui, então não continue testando o cartão repetidamente.
Se você já reutilizou o cartão SD, eu seria um pouco menos otimista do que @mikeappsreviewer e @boswandelaar quanto a recuperar tudo. Algumas dessas fotos podem ter sido parcialmente sobrescritas, e nenhum software pode desfazer isso magicamente. Dito isso, ainda dá para recuperar uma quantidade surpreendente se os novos dados não tiverem sido gravados exatamente nos mesmos blocos.
Minha opinião:
- Disk Drill ainda é a melhor primeira tentativa para a maioria das pessoas, porque é rápido para organizar os resultados, mostra prévias bem e tende a identificar arquivos de foto melhor do que muitos aplicativos de recuperação mais antigos.
- Eu também consideraria o UFS Explorer se o cartão estiver se comportando de forma estranha ou desconectando. Não é tão amigável para iniciantes, mas às vezes encontra árvores de arquivos mais limpas do que as ferramentas de consumo usuais.
- PhotoRec é ótimo quando você já aceitou o caos. Você pode conseguir recuperar as imagens, mas os nomes/pastas vão parecer que um tornado passou por elas.
Uma coisa da qual eu meio que discordo: as pessoas sempre vão direto para fazer uma varredura profunda em tudo. Eu primeiro faria uma varredura normal e verificaria as prévias. A varredura profunda pode despejar milhares de miniaturas antigas excluídas, lixo de cache e fragmentos corrompidos nos resultados, o que torna a triagem de fotos de família muito mais irritante.
Além disso, se elas forem super importantes, teste a recuperação com um punhado de arquivos antes de comprar qualquer coisa. Não presuma que um grande resultado de varredura significa fotos utilizáveis. Visualize várias, especialmente as mais próximas da data de exclusão.
Se você quiser ler mais, este resumo de feedback real da comunidade sobre a recuperação de fotos com o Disk Drill vale a pena conferir.
Versão curta: Disk Drill primeiro, porque é a maneira mais fácil de ver o que realmente pode ser recuperado agora. Se os resultados estiverem bagunçados, então passe para o PhotoRec ou uma ferramenta mais técnica.