Apaguei acidentalmente pastas e arquivos importantes da minha unidade USB, e agora estou tentando encontrar o melhor software de recuperação USB para recuperá-los. A unidade contém documentos de trabalho e fotos pessoais de que eu realmente preciso, então eu agradeceria recomendações sobre ferramentas seguras e confiáveis de recuperação de arquivos USB que realmente funcionem.
Passei tempo demais testando aplicativos de recuperação para USB, principalmente porque precisei. Fotos perdidas, pen drives apagados, partições quebradas, sistemas de arquivos virando uma bagunça, unidades aparecendo vazias sem motivo claro, encontrei de tudo isso. Cada vez, eu instalava outra ferramenta e verificava se ela conseguia recuperar os arquivos ou se era só aparência bonita sem resultado.
Depois de testes suficientes, um padrão apareceu. A maioria das ferramentas se sai bem quando o trabalho é simples, como arquivos excluídos há poucos minutos de um pendrive saudável. As coisas começam a desandar quando a unidade foi formatada, a tabela de partições foi danificada ou o sistema de arquivos virou RAW. Nesse ponto, sua escolha importa muito mais. Então, quando as pessoas me perguntam o que usar, minha resposta depende de duas coisas. Quão importantes são os dados, e se você está disposto a pagar por software.
Se eu tivesse que indicar uma opção para a maioria das pessoas, eu apontaria para Disk Drill.
Por que esse. Porque ele se manteve bem em diferentes tipos de problemas, não só exclusões básicas. Já vi ele fazer um trabalho decente em pendrives formatados, partições ausentes e sistemas de arquivos danificados. Ele também reconhece uma longa lista de tipos de arquivo, o que importa mais do que as pessoas imaginam. O recurso de pré-visualização me ajudou a separar rapidamente recuperações boas de lixo. Se uma varredura encontra 20.000 arquivos e metade deles são nomes corrompidos sem conteúdo utilizável, a pré-visualização evita que você perca uma hora.
Uma parte de que gostei mais com o tempo foi o recurso integrado de backup byte a byte. Unidades USB costumam falhar de formas feias. Elas desconectam no meio da varredura. Elas travam. Às vezes funcionam uma vez, depois somem na próxima reconexão. Fazer uma imagem primeiro me deu um caminho mais seguro. Trabalhei a partir da cópia e deixei a unidade original em paz. Se o seu pendrive está instável, faça isso primeiro. Não fique insistindo no mesmo hardware e esperando sorte.
Se você quer uma opção gratuita, o Recuva ainda é uma das melhores escolhas que já usei. Ele funciona bem para o básico, arquivos excluídos em uma unidade USB que ainda é lida normalmente e não passou por formatação nem corrupção. É fácil de entender, as varreduras terminam rápido, e você não vai passar metade da noite clicando em configurações.
Ainda assim, o Recuva perde força quando o dano fica mais feio. Unidades formatadas, partições quebradas, volumes RAW, corrupção mais pesada, esses foram os casos em que ele começou a deixar passar coisas ou encontrar menos do que eu esperava. Nesses trabalhos, o Disk Drill geralmente se saiu melhor para mim.
Algumas regras importam antes de você executar qualquer coisa:
- Pare de gravar na unidade USB imediatamente. Se os arquivos foram excluídos, eles geralmente continuam recuperáveis até que novos dados sejam gravados por cima. Copiar mais uma pasta para a unidade pode apagar o que você estava tentando salvar. Abra o Gerenciamento de Disco e veja como a unidade aparece. Se o tamanho parecer próximo do normal, a recuperação por software ainda faz sentido. Se o Windows mostrar a capacidade errada, ou a unidade não aparecer corretamente, eu começaria a pensar em falha de hardware.
- Salve os arquivos recuperados em outro dispositivo. Não os coloque de volta no mesmo pendrive. As pessoas fazem isso o tempo todo, depois se perguntam por que a segunda varredura encontra menos. Você está sobrescrevendo sua própria recuperação.
- Mantenha as expectativas sob controle. Já vi pessoas testarem cinco ou seis ferramentas em sequência, esperando que mais uma varredura resolvesse tudo, quando a jogada mais inteligente teria sido ter um backup desde o início. A regra 3-2-1 ainda é a coisa em que mais confio. Mantenha três cópias dos seus dados, use dois tipos de armazenamento e mantenha uma cópia em outro lugar. É um conselho sem graça, sim, mas salva a sua pele.
Se o USB ainda mostrar o tamanho correto e abrir, eu começaria com o Disk Drill. Ele tende a recuperar mais estrutura de pastas e nomes de arquivos do que muitas ferramentas baratas, o que faz diferença para documentos de trabalho e organização de fotos. Porém, não concordo totalmente com @mikeappsreviewer sobre o Recuva ser a melhor opção gratuita de reserva. Em pendrives mais antigos, já vi o PhotoRec superar ele na recuperação bruta de fotos, mesmo que a interface seja feia pra caramba.
O que eu faria:
- Pare de usar o USB. Agora mesmo.
- Conecte-o a um PC estável, sem hubs.
- Execute uma verificação profunda com o Disk Drill.
- Recupere os arquivos para o seu drive interno, não de volta para o USB.
- Se a verificação mostrar muitos nomes ausentes ou pastas corrompidas, tente uma segunda passagem com o PhotoRec para as fotos.
O Disk Drill é mais fácil para dados mistos, documentos, JPG, PNG, PDF, arquivos do Office. O PhotoRec é mais forte quando os nomes dos arquivos sumiram e você só se importa com o conteúdo dos arquivos. Essa diferença importa.
Se você quiser dar uma olhada rápida primeiro, esta análise do Disk Drill é boa e fácil de acompanhar: assista a este passo a passo de recuperação de USB com o Disk Drill
Mais uma coisa: se o Windows disser que a unidade precisa ser formatada, não clique nisso. Isso confunde as pessoas o tempo todo.
Se o USB ainda é detectado normalmente, eu na verdade classificaria as opções assim para a sua situação: Disk Drill primeiro para a recuperação completa mais fácil, depois talvez R-Studio se a unidade acabar tendo danos no sistema de arquivos e você não se importar com uma curva de aprendizado mais íngreme. Sei que @mikeappsreviewer e @nachtschatten apostaram forte nas escolhas de sempre, e isso é justo, mas acho que as pessoas subestimam o quanto o tipo de perda importa.
Para pastas apagadas acidentalmente com documentos de trabalho + fotos pessoais, o Disk Drill provavelmente é o melhor equilíbrio entre simples + eficaz. O principal motivo: ele geralmente preserva melhor a estrutura das pastas e os nomes dos arquivos do que ferramentas de recuperação por assinatura. Isso importa muito mais para documentos do que as pessoas admitem. Recuperar 800 arquivos sem nome não é exatamente divertido.
Uma pequena discordância: eu não sairia usando 5 aplicativos de recuperação diferentes logo de cara. Cada varredura em um USB instável gera estresse no dispositivo. Se o pendrive desconecta, esquenta ou se comporta de forma estranha, faça uma imagem dele primeiro ou pare e considere uma recuperação profissional.
Além disso, verifique primeiro o comportamento da Lixeira/Reciclagem. Algumas exclusões em USB feitas por aplicativos do Windows podem deixar cópias temporárias ou rastros de sincronização na nuvem se essas pastas já tiverem sido sincronizadas algum dia.
Se quiser ler mais, encontrei um tópico sólido no Reddit sobre Disk Drill para recuperação de pendrive com arquivos importantes.
Versão curta:
- Disk Drill: melhor opção geral para recuperação de arquivos em USB
- Recuva: serve para exclusões super básicas
- PhotoRec: bom para fotos, péssimo para organização
- R-Studio: poderoso, menos amigável para iniciantes
E sim, não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo USB. As pessoas ainda fazem isso de alguma forma.