Posso recuperar dados do cartão CF após mover os arquivos para o PC?

Eu movi fotos do meu cartão CompactFlash para o meu PC, e agora alguns dos arquivos estão faltando ou não abrem. Estou preocupado que eles possam ter sido removidos ou corrompidos durante a transferência, e ainda preciso das imagens. Quais são as melhores maneiras de recuperar dados de um cartão CF depois de transferir arquivos para um computador?

Encontrei isso com um cartão CF há algum tempo, e o pior passo foi tentar coisas aleatórias de reparo antes de tirar os arquivos. Se isso aconteceu com o seu cartão, eu o trataria como somente leitura neste momento.

Então, nada de novas fotos. Nada de formatar. Nenhuma ferramenta de reparo. Não copie nada para ele. Um cartão CF muitas vezes parece vazio quando os arquivos ainda estão lá, armazenados na memória flash, enquanto a tabela de arquivos é que foi embaralhada. Depois que você grava por cima desses blocos, suas chances caem rápido.

Primeiro verifique as coisas simples

Eu começaria pelo hardware antes de mexer em software de recuperação.

• Use um leitor de cartão CF de verdade
  • Pule o cabo USB da câmera
  • Tente uma porta USB diferente
  • Tente outro leitor de cartão, se tiver um

Depois disso, procure o cartão no Gerenciamento de Disco no Windows ou no Utilitário de Disco no macOS. Ele não precisa ser montado corretamente. O que importa é se o sistema o reconhece de alguma forma e se a capacidade parece correta. Se o cartão aparecer com o tamanho esperado, as ferramentas de recuperação geralmente ainda têm algo para analisar.

Se você não tiver um backup

Eu iria direto para um software de recuperação em vez de testar dez meias-soluções de posts antigos em fóruns. Minha escolha habitual para cartões CF é o Disk Drill.

O motivo de eu tê-lo usado é simples. A interface é mais fácil de lidar, ele lê FAT32 e exFAT sem problemas, e tende a funcionar bem com mídias de câmera. Os cartões CF costumam armazenar arquivos RAW e clipes de vídeo longos, então a visualização prévia faz diferença. Poder inspecionar os arquivos antes da recuperação me poupou de restaurar um monte de lixo com cabeçalhos corrompidos e nomes inúteis.

O que eu faria, passo a passo

1. Retire o cartão e deixe-o fora da câmera. Espere até que a recuperação seja concluída antes de usá-lo novamente.
  2. Conecte-o com um leitor de cartões. O acesso direto pelo leitor funciona melhor do que passar pela câmera.
  3. Abra o Disk Drill e escolha o cartão CF. Verifique duas vezes o nome do dispositivo para não escanear sua unidade do sistema por engano.
  4. Faça primeiro uma imagem byte a byte se o cartão parecer instável. Se ele desconectar, travar ou apresentar leituras inconsistentes, crie a imagem e escaneie a imagem em vez disso.
  5. Execute uma verificação completa.
  6. Deixe a verificação terminar. Interromper antes do fim às vezes faz com que arquivos reconstruídos ou perdidos não sejam encontrados.
  7. Visualize os arquivos antes de restaurá-los. Eu abriria primeiro algumas fotos e clipes para que você saiba o que está intacto.
  8. Recupere para outra unidade. Salve no seu computador ou em um disco externo. Nunca coloque os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão CF.

Outras ferramentas que as pessoas costumam mencionar

O PhotoRec merece ser mencionado. É gratuito e vasculha sistemas de arquivos danificados melhor do que você esperaria. A desvantagem é a bagunça. Os nomes dos arquivos geralmente desaparecem, a estrutura de pastas também some, e organizar a saída fica irritante rapidamente.

O UFS Explorer é uma opção sólida se você conhece bem softwares de recuperação e não se importa com uma interface mais técnica. Já vi pessoas conseguirem bons resultados com ele, embora eu não o colocaria nas mãos de alguém que quer o caminho mais curto entre um cartão morto e fotos salvas.

Para uma falha normal de cartão CF, eu ainda começaria com Disk Drill. Menos atrito, menos chances de pegar o caminho errado.

Uma coisa que eu não faria

Se o Windows ou o macOS exibir um aviso para formatar, ignore-o por enquanto. Essa mensagem só significa que o sistema não conseguiu ler o cartão no estado atual. Isso não quer dizer que formatar seja seguro. Cometi esse erro uma vez com um cartão antigo e, sim, isso dificultou mais a recuperação.

Recupere primeiro. Faça backup dos arquivos recuperados em outro lugar. Só então lide com a formatação ou a reutilização do cartão.

Sim, se os arquivos foram movidos e não copiados, a recuperação do cartão CF ainda é possível até que novos dados sobrescrevam os blocos antigos.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer sobre parar todas as gravações no cartão. Onde eu discordo é no seguinte: verifique também o lado do PC antes de presumir que o cartão falhou. Muitas fotos ausentes estão em uma pasta de transferência com problema, copiadas pela metade ou renomeadas pelo software de importação.

O que eu faria primeiro:

1. Verifique a pasta de destino no seu PC com a visualização Detalhes. Classifique por tamanho do arquivo. Arquivos RAW com zero KB ou muito pequenos significam corrupção na transferência.
  2. Compare a contagem de arquivos no cartão e no PC.
  3. Tente abrir os arquivos com problema em um visualizador diferente, não no Fotos. Use IrfanView, XnView ou a ferramenta RAW do fabricante da sua câmera.
  4. Execute um teste de checksum se você ainda tiver alguns arquivos correspondentes. Se as cópias forem diferentes, o problema estava no caminho da transferência, não no cartão.

Se o cartão ainda mostrar o espaço antigo usado, os dados excluídos muitas vezes ainda podem ser recuperados. O Disk Drill é uma escolha sólida para escanear cartões CF porque lida bem com sistemas de arquivos comuns de câmeras e mostra prévias das imagens antes da recuperação. Eu recuperaria para outra unidade e depois compararia os arquivos recuperados com as cópias corrompidas do PC.

Se as fotos recuperadas abrirem, mas as cópias do PC não, a transferência falhou. Se nenhuma das duas abrir, o dano ao arquivo aconteceu antes.

Além disso, vale a pena ver este vídeo se você quiser um passo a passo simples: guia em vídeo passo a passo para recuperar arquivos excluídos de um cartão SD

Mais uma coisa: se estas forem fotos críticas de cliente, pule o faça você mesmo depois de uma tentativa de varredura limpa. Varreduras repetidas em um cartão com defeito são uma má ideia.

Se os arquivos foram movidos em vez de copiados, então sim, o cartão CF ainda pode ser sua melhor chance. Mas eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @jeff disseram: não presuma que todo arquivo que não abre está realmente sem dados. Às vezes o arquivo está lá, mas o cabeçalho foi corrompido durante a transferência, ou o Windows armazenou a cópia em cache de forma ruim e você está julgando uma cópia quebrada no PC, não o original.

Algumas verificações que eu faria e que são um pouco diferentes:

• Veja o espaço usado no cartão CF. Se ele ainda mostrar aproximadamente o mesmo espaço usado de antes, isso é um sinal razoável de que os blocos de dados ainda estão lá.
  • No PC, tente copiar um dos arquivos ruins para outra pasta ou unidade e abri-lo lá. Já vi problemas estranhos de permissão/cache fazerem os arquivos parecer mortos quando não estavam.
  • Para arquivos RAW, teste primeiro no software do fabricante da câmera. O Windows Photos é meio inútil com alguns formatos, para ser sincero.
  • Se houver corrupção em nível hexadecimal em apenas alguns arquivos, um software de recuperação pode trazer de volta originais mais íntegros do que as versões transferidas.

Eu discordo um pouco de fuçar demais no sistema operacional se o cartão estiver instável. Se ele desconectar uma vez sequer, pare de mexer nele e faça uma imagem primeiro. Essa parte importa mais do que as pessoas imaginam.

Para a recuperação em si, Disk Drill é uma escolha bem prática para recuperação de cartão CompactFlash porque pode escanear o cartão profundamente, visualizar fotos recuperáveis e restaurá-las em algum lugar seguro. A parte da visualização é enorme, porque nomes de arquivo podem enganar e as prévias geralmente não. Se a varredura encontrar boas prévias, suas chances são bem melhores do que você imagina.

Além disso, ainda não tente reparar o cartão. Nada de chkdsk, nada de formatação, nada de reinicialização pela câmera. Esse tipo de coisa pode piorar um dia ruim muito rápido.

Se você quiser um passo a passo simples, isto é bom: como recuperar vídeos apagados de um cartão SD passo a passo

Mais uma observação sincera: se as fotos forem realmente importantes e o cartão CF estiver fazendo ruídos estranhos, caindo a conexão ou lendo muito devagar, tentar por conta própria pode virar arrependimento bem rápido. É aí que eu pararia depois de uma tentativa cuidadosa de varredura.

Se os arquivos foram movidos, não copiados, eu na verdade me preocuparia um pouco mais com o armazenamento do PC do que com o cartão CF no início. Pequena discordância com a ideia de ir direto para a recuperação: às vezes, a unidade de destino tem problemas no sistema de arquivos, interferência de sincronização em nuvem ou travamentos do antivírus que deixam as fotos presentes, mas ilegíveis.

O que eu verificaria e que não foi enfatizado o suficiente:

• Veja a Lixeira e a própria estrutura de pastas do aplicativo de importação
  • Verifique se a unidade de destino tem erros com SMART ou uma ferramenta rápida de integridade de disco
  • Veja se os nomes de arquivos/extensões mudaram, especialmente os arquivos RAW
  • Teste os arquivos quebrados em outro PC antes de declarar que estão corrompidos

Se o cartão CF ainda está intocado, sim, a recuperação é possível. Mas o mais seguro é criar primeiro uma imagem do cartão e depois trabalhar a partir dessa imagem. Isso reduz o risco se o cartão estiver instável.

Para software, o Disk Drill é uma opção razoável aqui.

Prós:

• visualização fácil das fotos
  • bom para cartões de câmera
  • menos complicado do que o PhotoRec para usuários comuns

Contras:

• não é a opção mais barata
  • varreduras profundas podem perder nomes/pastas originais
  • se o cartão tiver falha de hardware, o software só consegue ir até certo ponto

@jeff, @sognonotturno e @mikeappsreviewer têm razão sobre evitar gravações e não formatar. Eu só acrescentaria: verifique primeiro se a cópia no PC falhou, porque isso muda todo o diagnóstico.