Meu iPhone diz que o armazenamento está cheio, mas o app Fotos mostra muito poucas fotos ou vídeos. Eu já verifiquei Apagados Recentemente, e isso ainda não explica o espaço que está faltando. O que pode estar ocupando o armazenamento do meu iPhone e como posso liberá-lo com segurança sem perder dados importantes?
Sim, esse aviso é péssimo. Quando um iPhone chega bem no limite de armazenamento, ele pode começar a agir como se estivesse morrendo. Apps travando, teclado com atraso, congelamentos aleatórios, tudo isso. Isso aconteceu comigo no meu 14 Pro e ele ficou basicamente inutilizável por um tempo. O iOS precisa de algum espaço livre para funcionar, então quando o telefone está lotado, até coisas normais começam a ficar lentas.
A primeira coisa que eu verificaria é o álbum “Apagados Recentemente” no Fotos. Apagar fotos não as remove de verdade na hora. Elas ficam lá por 30 dias, a menos que você as apague manualmente de vez. Vá em Fotos, abra Álbuns, role até Apagados Recentemente e apague tudo de lá. Aqueles vídeos enormes em 4K ainda contam no seu armazenamento até você fazer isso.
Além disso, não confie que a barra de armazenamento vai atualizar instantaneamente. O iOS pode ser estranhamente lento para recalcular o espaço depois de uma limpeza grande. Depois de apagar um monte de coisas, faça uma reinicialização forçada: pressione aumentar volume, pressione diminuir volume e depois segure o botão lateral até o logo da Apple aparecer. Já vi bastante espaço aparecer depois de reiniciar que antes não estava sendo mostrado.
O Fotos do iCloud também pode deixar isso mais confuso. Se “Otimizar Armazenamento do iPhone” estiver ativado, seu telefone pode ter apenas versões locais menores das suas fotos, enquanto os arquivos em tamanho real estão no iCloud. Então apagar um monte de fotos pode não liberar tanto espaço quanto você espera, porque os originais grandes talvez nem estivessem totalmente armazenados no telefone em primeiro lugar. Também pode haver atraso na sincronização, especialmente se o telefone estiver esperando por Wi‑Fi.
O problema maior para mim foi Dados do Sistema, aquele armazenamento cinza do tipo “Outros”. Grande parte disso é cache de apps. TikTok, Instagram, WhatsApp e apps parecidos podem acumular silenciosamente uma quantidade absurda de dados. O mesmo vale para o Mensagens se você participa de grupos bem ativos. Todos aqueles GIFs, vídeos, memes e anexos ficam no Mensagens, não no Fotos, então limpar o rolo da câmera não mexe neles.
Eu tentei várias formas manuais de limpeza e acabei procurando um app, embora a maioria fosse bem suspeita, com testes grátis que viram assinaturas caras. O que eu acabei usando foi o Clever Cleaner. Eu normalmente não recomendo apps de limpeza de terceiros, mas esse realmente era grátis quando eu usei, sem anúncios, paywalls ou insistência para assinar premium.
O que ajudou foi que ele mostrava o tamanho real das capturas de tela e dos vídeos, então ficava mais fácil encontrar o que valia a pena apagar. A seção “Heavies” organizava os arquivos por tamanho, e foi assim que encontrei uma gravação de tela de 2 GB da qual eu tinha esquecido completamente. A seção “Similars” também encontrou fotos quase duplicadas, como quando você tira várias fotos da mesma coisa e só precisa de uma. Ele escolhia a melhor e deixava eu apagar o resto de uma vez. Também funcionava no próprio aparelho, o que era importante para mim porque eu não queria minhas fotos enviadas para algum lugar aleatório. Eu limpei cerca de 30 GB com ele e a lentidão parou.
Um truque estranho que pode funcionar se os arquivos apagados parecerem travados é o truque de Data e Hora. Vá em Ajustes > Geral > Data e Hora, desative “Automaticamente” e depois avance a data cerca de 14 dias. Às vezes isso força o iOS a limpar arquivos que ficaram presos no limbo. Só lembre de ativar o horário automático de novo depois, porque alguns apps ficam estranhos se a sua data estiver errada.
Eu começaria por Apagados Recentemente, depois faria uma reinicialização forçada e então verificaria os anexos do Mensagens e os caches dos apps. Se o armazenamento ainda não fizer sentido, use algo como o Clever Cleaner para encontrar os arquivos enormes que você não está vendo. No meu caso, isso me salvou de fazer uma redefinição completa de fábrica.
Não espere que o número no app Fotos corresponda ao aviso de armazenamento, porque muita coisa parecida com foto nunca fica no Fotos. Verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e toque nos maiores apps em vez de adivinhar. Mensagens é um dos principais, mas também há downloads do Arquivos, downloads do Safari, conteúdo offline do Netflix/YouTube/Spotify, Podcasts, anexos do Mail, gravações de voz e arquivos do iCloud Drive que foram mantidos localmente. Concordo com limpar Apagados Recentemente, mas eu teria cuidado ao presumir que um app de limpeza pode corrigir a seção cinza Dados do Sistema, já que a Apple realmente não permite que os apps apaguem tudo isso diretamente. Se o Armazenamento do iPhone mostrar um app usando 10 ou 20 GB, excluir e reinstalar esse app geralmente é mais rápido do que procurar nas configurações de cache dele. Apenas certifique-se de que tudo o que for importante dentro do app tenha backup primeiro.
Se o Fotos do iCloud está ativado faz muita diferença aqui, porque apagar do app Fotos nem sempre é aquela limpeza local inofensiva que as pessoas pensam. Se o Fotos do iCloud estiver sincronizando, apagar fotos pode removê-las do iCloud e dos seus outros dispositivos Apple também. Então, antes de apagar qualquer coisa em massa, vá em Ajustes > seu nome > iCloud > Fotos e tenha certeza de que você entende se está apagando cópias locais ou a sua biblioteca de fato.
O consumidor sorrateiro de armazenamento que quase não vejo ser mencionado é uma atualização do iOS baixada. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e procure algo como “iOS 18.x” ou “iOS 26.x” na lista. Se o seu telefone baixou uma atualização mas não a instalou, esse arquivo pode ocupar vários GB e não tem nada a ver com o app Fotos. Você pode tocar nele e apagar a atualização, depois baixá-la novamente mais tarde quando realmente tiver espaço e estiver pronto para instalar.
Concordo com @nachtdromer que a lista de apps é o único lugar em que vale a pena confiar. O app Fotos mostrar “quase nada” só diz que o seu rolo da câmera é pequeno. Isso não descarta anexos do Mensagens, documentos de apps, mapas baixados, arquivos de atualização, mídia de streaming em cache ou uma pilha enorme de “Documentos e Dados” dentro de um app. Se a página Armazenamento do iPhone não carregar corretamente porque o telefone está cheio demais, apague temporariamente um app grande óbvio, reinicie e depois confira a lista de novo quando o iOS tiver um pouco de folga. Isso geralmente dá uma resposta mais clara do que tentar adivinhar dentro do Fotos.
Um telefone de 128 GB com 110 GB usados por apps é um caso bem diferente de um telefone em que Ajustes diz que o Fotos sozinho está ocupando 80 GB enquanto a biblioteca parece vazia. Eu separaria essas situações antes de fazer qualquer outra coisa. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e veja os itens reais da lista, não o app Fotos. Se o Fotos estiver usando apenas alguns GB, então o app Fotos é inocente e você está procurando o problema no lugar errado.
Se o Fotos for o item enorme mesmo que o app pareça vazio, veja se você tem álbuns que são fáceis de esquecer: Ocultos, Álbuns Compartilhados, capturas de tela, gravações de tela e vídeos em Tipos de Mídia. Fotos ocultas ainda ocupam espaço. Álbuns Compartilhados também podem manter conteúdo em cache localmente, embora normalmente não sejam o problema inteiro. Eu também reiniciaria o telefone e o deixaria conectado no Wi‑Fi por um tempo, porque o iOS às vezes precisa de tempo para terminar de apagar e reindexar depois de mudanças grandes.
Se o Fotos não estiver enorme, eu procuraria armazenamento invisível em lugares sem graça. Arquivos > Explorar > No Meu iPhone é um grande ponto que muita gente deixa passar, especialmente se o Safari ou outro app baixou ZIPs, PDFs, vídeos ou backups ali. Gravador pode crescer silenciosamente se você grava reuniões longas. GarageBand, CapCut, Lightroom, Discord, Telegram e WhatsApp podem manter suas próprias cópias de mídia que não aparecem como itens normais do Fotos. Apagar a imagem do Fotos não apaga a versão salva dentro desses apps.
Concordo com o aviso sobre apps de limpeza, mas com uma visão mais restrita: eles podem ajudar a encontrar fotos e vídeos grandes que você esqueceu, mas não vão limpar magicamente o cache privado de todos os apps nem corrigir uma seção de Dados do Sistema inchada. Para um app gigante, o velho método de apagar e reinstalar costuma ser a solução mais rápida, desde que sua conta e seus dados estejam em backup. Por exemplo, não apague um app de chat ou de edição até saber se os projetos ou mensagens dele estão armazenados na nuvem.
Última ressalva: tenha certeza de que o aviso é realmente sobre armazenamento do dispositivo, não armazenamento do iCloud. A forma como a Apple escreve isso pode fazer as pessoas confundirem os dois. iPhone Storage Full significa que o armazenamento físico do telefone está lotado. iCloud Storage Full significa que seu plano de nuvem está cheio, e apagar apps locais não vai resolver isso. A solução depende completamente de qual aviso você está vendo.