O Windows 10 detecta a unidade, mas não me deixa abri-la. Como corrigir um HDD corrompido?

O Windows 10 detecta meu disco rígido, mas não consigo abri-lo no Explorador de Arquivos. Pode ser um HDD corrompido, e estou preocupado em perder os arquivos nele. Quais são as etapas mais seguras para reparar a unidade ou recuperar os dados sem piorar o dano?

Eu trataria isso primeiro como uma situação de recuperação de dados, não como uma situação de consertar a unidade. Se o Windows 10 ainda vê o HDD no Gerenciamento de Disco e a capacidade parece correta, isso é um sinal razoável. Pode ser apenas corrupção do sistema de arquivos ou da partição, especialmente se isso aconteceu após um desligamento inadequado.

O principal é não piorar o dano antes de copiar os arquivos com que você se importa.

O que não fazer imediatamente

1. Não formate porque o Windows pede.
  2. Não execute o CHKDSK como primeira etapa.
  3. Não grave nada novo nessa unidade.
  4. Não instale software de recuperação no HDD com problema.

Ferramentas como o CHKDSK podem ser úteis depois, mas alteram o sistema de arquivos. Se o sistema de arquivos já estiver danificado, isso pode dificultar a recuperação. Primeiro retire os dados importantes, depois se preocupe em repará-lo.

Verifique se a unidade está fisicamente saudável

Antes de fazer uma varredura longa, verifique o status SMART da unidade. Os dados SMART podem dar uma pista se isso é apenas corrupção lógica ou se o disco está realmente começando a falhar.

As ferramentas comuns para isso são:

1. CrystalDiskInfo
  2. Disk Drill
  3. Victoria

Se a unidade aparecer como Good, isso é um bom sinal. Se você vir vários Reallocated Sectors, Pending Sectors ou Uncorrectable Sectors, tenha cuidado. Isso aponta mais para falha física, e varreduras repetidas podem piorar as coisas.

Recupere os arquivos antes de reparar qualquer coisa

Em um caso parecido, essa foi a parte que mais importou para mim. Usei o Disk Drill porque ele me permitiu criar primeiro uma imagem completa da unidade com problema. Depois, pude escanear a imagem em vez de forçar o HDD original repetidamente.

A ordem básica seria:

1. Instale o Disk Drill em uma unidade diferente.
  2. Crie uma imagem do HDD corrompido.
  3. Abra essa imagem no Disk Drill.
  4. Execute a Verificação Universal.
  5. Visualize os arquivos.
  6. Recupere os arquivos para outra unidade.

A parte de visualização é útil porque você pode verificar se suas fotos, documentos e outros arquivos realmente abrem antes de gastar tempo recuperando tudo. A versão para Windows também oferece até 100 MB de recuperação gratuita, para que você possa testar se ela está encontrando arquivos utilizáveis antes de pagar por qualquer coisa.

Depois tente corrigir a unidade

Quando os dados importantes já tiverem sido copiados com segurança para outro lugar, aí faz sentido tentar os reparos.

No Windows 10, eu normalmente seguiria esta ordem:

1. CHKDSK, se a unidade ainda tiver um sistema de arquivos normal. Ele pode corrigir erros lógicos do sistema de arquivos, mas, novamente, eu não o executaria antes da recuperação.
  2. TestDisk, se a partição aparecer como RAW ou se o Windows parecer ter perdido as informações da partição. Às vezes ele pode restaurar o acesso sem formatação.
  3. Formatar a unidade, se nada mais funcionar e seus arquivos já tiverem sido recuperados. Uma formatação rápida criará um novo sistema de arquivos e normalmente elimina a corrupção lógica. Se os mesmos problemas voltarem, eu deixaria de confiar na unidade.

Quando a recuperação por conta própria é uma má ideia

Eu pararia de mexer nisso se a unidade:

1. faz cliques ou ruídos de raspagem,
  2. desaparece do Gerenciamento de Disco,
  3. mostra a capacidade errada,
  4. desconecta durante as varreduras,
  5. ou tem muitos avisos SMART de erro.

Esses geralmente são sinais de falha de hardware, não um simples problema do Windows.

Nesse ponto, um laboratório profissional de recuperação é a opção mais segura. Eles podem lidar com eletrônica com defeito ou danos internos, criar uma imagem da unidade com hardware especializado e recuperar os arquivos a partir da cópia em vez de forçar diretamente o disco com falha.

Isso custa bem mais do que a recuperação por software. A recuperação lógica geralmente começa em torno de $300–600, enquanto unidades com danos físicos costumam ficar mais na faixa de $800 a mais de $2.000, dependendo do que falhou. Muitos laboratórios oferecem uma política de sem dados, sem cobrança, então normalmente você só paga se eles conseguirem recuperar dados úteis.

Então, se o HDD ainda é detectado e o tamanho está correto, eu consideraria isso um sinal promissor. Verifique o SMART primeiro, recupere os arquivos para outra unidade e depois tente CHKDSK, TestDisk ou a formatação depois que os dados estiverem seguros. Essa ordem dá a você uma chance muito melhor de salvar os arquivos em vez de piorar a situação acidentalmente.

Tente um cabo USB, porta ou gabinete diferente antes de presumir que o próprio HDD está corrompido. Concordo em não executar o CHKDSK primeiro, mas um adaptador instável pode fazer o Windows mostrar a unidade enquanto o Explorador de Arquivos não consegue abri-la, e varreduras de recuperação por uma conexão ruim são uma perda de tempo.

Se o Explorador de Arquivos disser “Acesso negado” em vez de “Você precisa formatar esta unidade”, eu ainda não presumiria que o HDD está corrompido. Verifique primeiro o sistema de arquivos no Gerenciamento de Disco: NTFS com um tamanho normal pode indicar permissões, BitLocker ou algum problema estranho de propriedade no Windows, enquanto RAW aponta mais para danos no sistema de arquivos. Concordo com o conselho anterior de não executar o CHKDSK às cegas, mas o erro exato importa. Se estiver como RAW ou se o Windows quiser formatá-lo, recupere/faça uma imagem primeiro. Se estiver em NTFS e saudável, teste em outro PC ou inicialize com um USB live do Linux e veja se os arquivos podem ser lidos lá antes de começar a “reparar” qualquer coisa. Às vezes, o problema é o Windows sendo estranho, não a unidade.