Meu iPhone está quase sem armazenamento, e estou constantemente apagando fotos, apps e mensagens só para instalar atualizações. Estou tentando decidir se pagar por mais armazenamento no iCloud é suficiente ou se faz mais sentido comprar um novo iPhone com mais armazenamento interno. Eu agradeceria conselhos sobre a opção com melhor custo-benefício e a melhor escolha a longo prazo.
Pesquisei a mesma coisa há um tempo, quando meu iPhone estava completamente cheio. Depois de assistir a alguns vídeos sobre trocar o chip de armazenamento, comecei a verificar se alguma assistência técnica local realmente fazia isso. No começo, pareceu até razoável. As pessoas trocam telas e baterias o tempo todo, então talvez o armazenamento fosse só mais uma peça.
A loja com que entrei em contato me fez desistir da ideia bem rápido e, sinceramente, ainda bem. A resposta deles foi basicamente: sim, dá para fazer, mas é uma má ideia para a maioria das pessoas. Não é como trocar uma bateria. O chip NAND precisa ser removido e substituído com microsoldagem, depois o telefone precisa ser programado corretamente. Se algo der errado, a placa lógica pode ser danificada permanentemente. E, mesmo que funcione, você fica sem garantia e com um telefone no qual a Apple talvez não queira mexer depois.
O que ajudou mais foi limpar o armazenamento que eu já tinha.
- Comecei em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Achei que simplesmente já tinha esgotado a capacidade do telefone, mas havia muito espaço desperdiçado ali.
- Para apps que eu raramente usava, ativei Desinstalar Apps Não Usados. Isso remove o app, mas mantém os documentos e os dados salvos, então reinstalá-lo depois traz tudo de volta.
- As Mensagens estavam ocupando muito mais espaço do que eu esperava. Vídeos antigos, fotos, GIFs e anexos tinham se acumulado ao longo dos anos. Configurar conversas antigas para exclusão automática ajudou a impedir que isso voltasse a crescer.
As fotos eram o verdadeiro problema, porém. O álbum Duplicadas integrado mal encontrou alguma coisa porque a maior parte da minha bagunça não era de cópias exatas. Eram coisas como fotos quase idênticas, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes. Acabei usando o Clever Cleaner para isso. Ele agrupou fotos semelhantes, escolheu uma melhor foto sugerida, organizou vídeos por tamanho, encontrou capturas de tela antigas e converteu Live Photos de que eu não precisava em imagens estáticas comuns. Só isso já liberou mais espaço do que eu esperava.
Depois disso, o Fotos do iCloud fez uma grande diferença. Ativar Otimizar Armazenamento do iPhone mantém as versões em resolução total no iCloud e deixa cópias locais menores no telefone até você abri-las. No uso normal, não parece muito diferente, mas a biblioteca de fotos ocupa muito menos espaço localmente. Se você não quiser usar o iCloud, algo como Google Drive ou Dropbox pode funcionar para vídeos e arquivos, mas provavelmente você terá que gerenciar isso de forma mais manual.
O único armazenamento extra que comprei foi um pen drive externo para fotos e vídeos antigos que eu queria manter, mas não precisava ter no telefone o tempo todo. Está mais fácil agora com iPhones com USB-C, e algumas unidades podem até ser usadas por apps compatíveis para gravar vídeo direto no armazenamento externo. Só confira se a unidade está formatada em algo que o iPhone consiga ler, como exFAT ou APFS.
Fico feliz por não ter tentado o caminho do hardware. Limpar o telefone, mover coisas antigas para o armazenamento em nuvem e usar uma unidade externa resolveu o problema sem colocar o telefone em risco. Eu tentaria tudo isso antes mesmo de considerar a substituição do chip de armazenamento.
Pagar pelo iCloud não aumenta o armazenamento dentro do seu iPhone. Ele pode reduzir sua fototeca local se você usar Otimizar Armazenamento do iPhone, mas se o problema forem apps, dados do sistema, downloads e atualizações precisando de espaço, você ainda vai esbarrar na mesma limitação até liberar espaço ou mudar para um iPhone com maior capacidade.
Não deixe o telefone ficar com quase zero espaço livre enquanto você decide, porque é nessa hora que atualizações, backups e até o funcionamento normal dos apps começam a dar problema. Libere alguns GB primeiro, mesmo que temporariamente, antes de tomar a decisão maior.
Eu dividiria assim: vale a pena pagar pelo armazenamento do iCloud se fotos e vídeos são o principal problema e você está confortável com uma cobrança mensal. Isso dá um respiro, especialmente com o Fotos do iCloud e o Otimizar Armazenamento do iPhone. Mas não é uma boa solução se a tela de armazenamento mostra apps, Mensagens, músicas baixadas, podcasts, jogos, mapas ou Dados do Sistema ocupando a maior parte do espaço. Essas coisas continuam no telefone e voltam rápido.
Se este for um iPhone de 64 GB ou 128 GB e você pretende ficar com ele por mais alguns anos, eu tenderia a trocá-lo por um modelo com maior capacidade em vez de tentar espremer isso para sempre. Gerenciar o armazenamento o tempo todo cansa, e o iCloud pode acabar virando uma taxa permanente. Se o telefone está bom no resto e a pressão no armazenamento é principalmente por causa de fotos, então faça uma limpeza uma vez, ative a otimização e pague pelo plano menor do iCloud antes de comprar um telefone totalmente novo. Mas, se você está apagando apps só para instalar atualizações, isso normalmente significa que você já superou a capacidade do aparelho, e não apenas da sua biblioteca de fotos.
Espere que o iCloud compre tempo, não que faça um celular pequeno demais parecer um maior. Ele ajuda bastante quando a maior parte do problema são fotos e vídeos, mas pode ser decepcionante se você espera que ele esvazie magicamente o dispositivo. Os apps ainda precisam de espaço local, as atualizações do iOS ainda precisam de espaço temporário, e tudo o que você quiser disponível offline ainda precisa ficar em algum lugar no celular.
O fator decisivo para mim seria a idade e o estado do celular, não apenas a barra de armazenamento. Se a bateria já está desgastada, a câmera parece defasada, ou ele já tem alguns anos de uso, pagar todo mês para continuar quebrando o galho talvez não seja o melhor uso do dinheiro. Nesse caso, um iPhone com mais capacidade é a solução mais limpa. Se, fora isso, o celular ainda é rápido e você gosta dele, então o Fotos do iCloud com armazenamento otimizado é uma ponte barata e razoável por um ou dois anos.
Eu não compraria o menor plano do iCloud e presumiria que o problema está resolvido para sempre, porém. Faça um teste: libere espaço suficiente para ficar confortável, ative a otimização de fotos, remova downloads locais grandes e veja onde o armazenamento se estabiliza depois de uma ou duas semanas. Se você ainda estiver perto do limite depois disso, o celular já ficou pequeno para você. Se cair para um nível administrável, fique com o celular e economize o dinheiro do upgrade.