Esvaziei acidentalmente o cartão de memória da minha câmera Nikon antes de fazer backup de um conjunto completo de fotos. O cartão tinha imagens importantes que eu realmente preciso recuperar, e estou procurando a melhor maneira de restaurar fotos apagadas da câmera Nikon após formatar ou esvaziar o cartão. Quaisquer dicas seguras de recuperação ou sugestões de software ajudariam.
Fotos da Nikon apagadas, cartão parece vazio, sem backup
Passei por isso com um cartão SD da Nikon, e a parte que mais importou foi o que aconteceu depois que os arquivos sumiram. A exclusão em si não foi o principal problema. Gravar coisas novas no cartão foi.
Se suas fotos RAW, JPEGs ou até o cartão inteiro parecem ter sumido, pare de usar o cartão agora. Nada de mais fotos. Não reformate. Não copie arquivos para ele. Imagens apagadas muitas vezes continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Quando isso acontece, a recuperação complica rápido.
A maioria das câmeras Nikon salva em cartões SD ou outro cartão removível, então isso geralmente é um trabalho de recuperação de cartão de memória, não de conserto da câmera. Tive resultados melhores tirando o cartão e usando um leitor de cartões no computador. Via USB pela câmera pareceu mais lento e menos confiável.
Se você não tem backup, software de recuperação é a primeira coisa que eu tentaria. Eu usei Disk Drill. Ele encontrou tipos de arquivo da Nikon como NEF, NRW e JPEG sem que eu precisasse fuçar em um monte de configurações.
O que eu fiz
- Tirei o cartão SD da Nikon.
- Conectei no meu computador com um leitor de cartões.
- Instalei o Disk Drill no computador, não no cartão SD.
- Selecionei o cartão e cliquei em Search for lost data.
- Executei o Universal Scan. Para fotos apagadas e formatações rápidas, funcionou bem para mim.
- Esperei a verificação terminar e depois visualizei as fotos.
- Recuperei tudo para o computador, nunca de volta para o mesmo cartão SD.
Essa etapa de visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se a imagem abre na prévia e parece normal, eu normalmente considero isso um bom sinal.
Se você também perdeu vídeo
Eu executaria o Advanced Camera Recovery depois da verificação principal. Arquivos de vídeo de câmera às vezes ficam fragmentados, e a verificação normal deixa passar partes. Já vi a segunda etapa recuperar clipes que a primeira pulou.
Coisas que confundem as pessoas
O cartão aparece vazio
Já vi isso acontecer depois de exclusão, formatação rápida ou dano no sistema de arquivos. Vazio nem sempre significa apagado. Se os dados antigos não foram sobrescritos, você ainda tem uma chance.
Arquivos NEF não abrem no Windows
Isso assusta as pessoas sem motivo. Um arquivo NEF recuperado pode estar bom, mas o Windows não vai mostrá-lo direito sem um software que ofereça suporte ao RAW da Nikon. Isso já aconteceu comigo e eu achei que o arquivo estava corrompido. Não estava.
Os nomes recuperados parecem errados
Normal. Ferramentas de recuperação muitas vezes reconstroem arquivos a partir de assinaturas de arquivo em vez do mapa original de pastas. Então você pode acabar com nomes de arquivo estranhos e sem a estrutura original de pastas. Chato, sim. Fatal, não.
Verifique se há cópias antes de gastar tempo escaneando
Eu ainda daria uma olhada primeiro.
- Seu computador, se você importou depois de uma viagem
- SnapBridge
- Nikon Image Space
- Google Photos
- Dropbox
- Alguma pasta de backup antiga que você esqueceu que existia
Uma vez encontrei uma importação pela metade em uma pasta aleatória de Imagens e me poupei de uma verificação longa.
Quando eu pararia e passaria para um profissional
Se nenhum computador detectar o cartão, se ele continuar perdendo a conexão durante a verificação, ou se o cartão parecer fisicamente danificado, eu pararia por aí. Não continue tentando até ele morrer de vez. Nesse ponto, um laboratório de recuperação faz mais sentido.
Se suas fotos da Nikon foram apagadas, o cartão foi esvaziado ou de repente passou a parecer em branco, ainda há uma boa chance de as imagens estarem lá. Velocidade importa. Tire o cartão, pare toda gravação, escaneie com um leitor de cartões e recupere os arquivos em outro lugar. Isso me deu a melhor chance.
Retire o cartão agora. Não tire mais fotos. Não o formate novamente. Esses dois erros derrubam rapidamente as chances de recuperação.
Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal, primeiro pare todas as gravações. Onde discordo é no seguinte, eu gastaria 5 minutos verificando importações ocultas antes de executar uma varredura longa. Arquivos da Nikon muitas vezes acabam em cópias da DCIM, importações do Lightroom, importações do Finder ou pastas de sincronização automática do SnapBridge, e as pessoas esquecem.
Minha ordem seria:
- Verifique as pastas Imagens e Downloads do seu computador, o catálogo do Lightroom e o histórico de importação do app Fotos.
- Verifique Nikon Image Space, Google Photos, OneDrive, Dropbox.
- Se não houver nada lá, remova o cartão SD e faça uma varredura nele em um computador com um leitor.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperar fotos da Nikon porque lida bem com NEF, NRW, JPG, MOV e MP4. Se o cartão foi apenas esvaziado ou formatado rapidamente, as chances de recuperação costumam ser razoáveis. Em cartões SD saudáveis, a recuperação de fotos apagadas costuma ser bem-sucedida, a menos que novos dados tenham sobrescrito os arquivos antigos. Essa parte é a mais importante.
Algumas dicas extras que as pessoas costumam ignorar:
- Faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão se ele for antigo ou instável. Depois faça a varredura da imagem, não do cartão.
- Recupere os arquivos para o seu SSD ou HDD, nunca de volta para o cartão da Nikon.
- Classifique os resultados por tipo e tamanho de arquivo. Arquivos NEF muito pequenos geralmente estão danificados.
- Visualize de 10 a 20 fotos aleatórias antes de salvar todas.
Se o Disk Drill não encontrar nada e o cartão desconectar, parar de ser lido ou pedir para ser formatado toda vez, pare de mexer nele. Isso aponta mais para falha do cartão do que para simples exclusão. Nesse caso, um laboratório é o próximo passo.
Se você quiser uma visão rápida do desempenho do Disk Drill e de testes de recuperação, este vídeo ajuda: Análise do Disk Drill com testes reais de recuperação.
Versão curta, se o cartão ainda pode ser lido e você não o reutilizou, suas chances ainda são bem razoáveis.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @mike34 disseram: não confie na tela de reprodução da câmera como seu “teste”. Corpos Nikon às vezes agem de forma estranha depois que um cartão foi esvaziado ou a tabela de arquivos foi corrompida. Um cartão pode parecer vazio na câmera e ainda assim ser bem recuperável em um computador.
Além disso, discordo um pouco de mexer demais no mesmo cartão antes da recuperação. Verificar pastas na nuvem e importações antigas é inteligente, claro, mas não monte/desmonte o cartão dez vezes nem coloque-o de volta na Nikon “só para ver”. É assim que as pessoas acabam formatando por acidente uma segunda vez. Já passei por isso, infelizmente.
O que eu faria é:
- Trave o cartão SD se ele tiver a pequena chave de proteção contra gravação
- Use um leitor de cartão USB decente, não o cabo da câmera
- Se o cartão estiver falhando, faça primeiro uma imagem dele
- Escaneie o cartão ou a imagem com o Disk Drill
- Recupere apenas para o seu computador
O Disk Drill é uma das melhores opções para recuperação de fotos da Nikon porque geralmente reconhece NEF, JPG, MOV e MP4 sem muita complicação. Se o seu “esvaziamento” foi apenas excluir tudo ou uma formatação rápida, as chances ainda são bem decentes, a menos que você tenha continuado fotografando depois.
Se você quiser comparar ferramentas em vez de pegar o primeiro aplicativo que aparecer, esta lista dos melhores softwares de recuperação de dados para cartões SD e fotos apagadas é realmente útil.
Mais uma coisa que as pessoas esquecem: arquivos recuperados podem voltar sem datas, com nomes ruins ou miniaturas quebradas, mas a imagem completa ainda pode estar perfeita. Não entre em pânico rápido demais.