Apaguei acidentalmente fotos importantes do cartão SD da minha câmera Canon antes de fazer backup delas, e preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de recuperá-las. O cartão tem fotos de família que não posso tirar novamente, então estou procurando orientação sobre o que fazer a seguir e quais métodos ou ferramentas de recuperação de fotos realmente funcionam.
Eu já recuperei fotos Canon apagadas de cartões SD antes, e o primeiro passo é sempre o mesmo. Pare de usar o cartão imediatamente. Se você continuar fotografando, gravar vídeo ou deixar a câmera gravar qualquer coisa nova, os dados das fotos antigas serão substituídos. Quando isso acontece, parte deles se perde de vez.
Se a exclusão aconteceu e você largou a câmera logo em seguida, suas chances são boas. Se você apagou as fotos e depois encheu o cartão com um monte de coisa nova, a recuperação complica rápido. Você pode conseguir recuperar parte do conjunto. Pode acabar com arquivos corrompidos. Já vi os dois casos.
Esta é a ordem que eu seguiria.
Tire o cartão SD da câmera. Coloque-o em um leitor de cartões. Eu não conectaria a câmera Canon direto ao computador se pudesse escolher. Se o seu computador mostrar uma mensagem pedindo para formatar o cartão, feche-a. Não formate. Não execute o CHKDSK. Não clique em Primeiros Socorros. Não pressione nenhuma opção de reparo que aparecer por pânico. Essas ferramentas servem para corrigir o sistema de arquivos, não para resgatar fotos, e eu já vi elas piorarem uma situação ruim.
Depois disso, faça uma varredura no cartão com um software de recuperação. Minha lista curta:
- Disk Drill. Este é o que eu usaria primeiro. Ele lida bem com formatos de foto padrão e arquivos RAW, a visualização ajuda, e o processo não é irritante.
- Recuva. Serve bem para casos simples de fotos apagadas no Windows. Parece antigo e, em casos mais difíceis, tende a ficar limitado rápido.
- Data Rescue. Funciona, embora eu nunca tenha gostado tanto do fluxo.
- UFS Explorer. Mais forte para casos complicados. Também é mais técnico, então, se você não mexe muito com ferramentas de armazenamento, pode parecer exagero.
Seja qual for a ferramenta usada, salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade externa. Não grave tudo de volta no mesmo cartão SD da Canon. Fazer isso pode sobrescrever ainda mais do que você está tentando salvar.
Também vale conferir os lugares óbvios antes de gastar tempo fazendo a varredura. Quero dizer Lixeira, Lixo do Mac, Time Machine, Histórico de Arquivos, backups em nuvem e Canon image.canon. Se essas fotos foram importadas antes ou sincronizadas em algum lugar, você pode dar sorte e pular totalmente a varredura no cartão.
Então sim, há chance de recuperação. O principal é agir rápido e com cuidado. Pare de gravar no cartão, leia-o por um leitor de cartões, faça uma varredura com uma ferramenta decente, visualize o que aparecer e restaure os resultados em outro lugar. Se fosse o meu cartão, eu o deixaria de lado depois disso. Quando um cartão me dá um susto desses, eu paro de confiar nele por um tempo.
Eu acrescentaria uma etapa antes da varredura, e acho que @mikeappsreviewer pulou a parte mais segura para fotos mais importantes. Faça primeiro uma imagem completa do cartão SD e depois trabalhe a partir da cópia, não do próprio cartão.
Por que isso importa. Se o cartão tiver setores fracos, varreduras repetidas o desgastam. Uma imagem byte a byte oferece uma fonte estável. Ferramentas como USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou dd no Mac/Linux fazem isso tranquilamente. Salve a imagem no drive interno do seu computador ou em outro drive externo com espaço livre suficiente.
Depois, escaneie a imagem com o Disk Drill ou outro aplicativo de recuperação. O Disk Drill é bom nisso porque lê bem os sistemas de arquivos de cartões de câmera e часто encontra arquivos Canon JPG, CR2 e CR3 mesmo quando a estrutura de pastas está destruída. Se um modo de varredura não encontrar arquivos, troque de modo. A varredura profunda demora mais, mas tende a recuperar mais dados de cartões com arquivos excluídos.
Um ponto em que discordo um pouco de @mikeappsreviewer. Eu não aposentaria o cartão depois de um susto se os testes mostrarem que ele está saudável. Verifique primeiro. Execute o H2testw no Windows ou o F3 no Mac/Linux depois de terminar a recuperação e depois de fazer backup do que restou. Se falhar, descarte-o. Se passar, foi erro do usuário, não falha do cartão.
Além disso, se as fotos forem muito importantes, evite ferramentas gratuitas aleatórias encontradas em resultados de busca. Algumas são ruins, algumas vêm com adware e algumas salvam apenas pré-visualizações. Teste com as prévias primeiro e depois recupere para outro drive. Pequeno detalhe, grande diferença.
Se você quiser um tópico bom focado em software de recuperação de fotos de cartão SD de câmera, vale a leitura:
melhor software de recuperação de fotos para cartões SD Canon, discussão no Reddit
Se o cartão foi formatado, e não apenas teve arquivos excluídos, as chances de recuperação ainda são razoáveis se você parou de usá-lo rapidamente. Se você continuou fotografando depois da exclusão, espere lacunas ou arquivos corrompidos.
Uma coisa que eu faria e que nem @mikeappsreviewer nem @sternenwanderer realmente enfatizaram o suficiente: verifique se o pequeno interruptor de bloqueio do cartão pode ser deslizado para somente leitura antes mesmo de colocá-lo no leitor. Não é uma proteção perfeita, mas pode evitar uma gravação acidental enquanto você está mexendo nele. É um detalhe pequeno, mas vale a pena.
Além disso, não fique com visão de túnel em software de recuperação logo de cara. As câmeras Canon às vezes deixam para trás bancos de dados de miniaturas ou vestígios de arquivos auxiliares utilizáveis, mesmo quando as imagens completas já se foram, e um aplicativo de recuperação que consiga identificar pares RAW + JPEG faz diferença. Esse é um dos motivos pelos quais o Disk Drill é uma escolha razoável para recuperação de fotos de cartão SD da Canon, especialmente se você tinha arquivos JPG, CR2 ou CR3 misturados. Porém, não concordo com a ideia de que você sempre precisa testar o cartão imediatamente após a recuperação. Se essas fotos são insubstituíveis, eu aposentaria o cartão primeiro e só o testaria depois se você realmente se importar.
Minha ordem seria:
- Bloqueie o cartão, se possível
- Use um leitor, não a câmera
- Recupere para outra unidade
- Organize os resultados por tipo de arquivo/data, porque as pastas recuperadas da Canon costumam ser uma bagunça
- Abra alguns arquivos completamente, não apenas as pré-visualizações, para verificar se não estão corrompidos
Se o software encontrar nomes de arquivos, mas as fotos não abrirem, isso geralmente significa sobrescrita parcial. Nesse ponto, um laboratório profissional pode ser sua única chance e, sim, pode ficar caro muito rápido.
Se você quiser uma visão geral simples, esta é uma leitura decente: dicas fáceis de recuperação de arquivos de cartão SD para fotos e vídeos excluídos
Estou com @sternenwanderer na ideia de fazer a imagem primeiro, mas discordo um pouco de aposentar o cartão por padrão como @suenodelbosque sugeriu. Se a recuperação der certo e testes posteriores mostrarem que o cartão está bom, ele ainda pode ser utilizável como cartão apenas de backup, só não para nada crítico.
Uma coisa extra que ninguém realmente enfatizou o suficiente: verifique a lacuna na numeração dos arquivos após a recuperação. Câmeras Canon muitas vezes dividem sequências ou conjuntos mistos RAW/JPEG de formas que fazem as pastas recuperadas parecerem incompletas, mesmo quando os arquivos estão lá com nomes genéricos. Classifique por hora de captura, não apenas pelo nome do arquivo.
Sobre o Disk Drill especificamente:
Prós
- Bom para encontrar JPG, CR2, CR3 da Canon
- A visualização prévia é realmente útil
- A varredura profunda pode recuperar arquivos mesmo quando as pastas desapareceram
- Interface mais fácil do que a de algumas ferramentas mais pesadas
Contras
- A recuperação completa é paga
- As varreduras profundas podem levar algum tempo
- Os nomes recuperados e a estrutura de pastas podem ficar bagunçados
- Não faz milagres se os arquivos tiverem sido sobrescritos
Além disso, após a recuperação, abra várias fotos em tamanho completo e teste alguns arquivos RAW no software da Canon ou no Lightroom. Uma prévia sozinha não prova que o arquivo está íntegro.
Então, minha ordem seria: proteger o cartão contra gravações, criar uma imagem dele, escanear a imagem com o Disk Drill, recuperar em outro local, verificar a abertura completa dos arquivos e então decidir se o cartão merece confiança. @mikeappsreviewer, @sternenwanderer e @suenodelbosque cobriram bem os grandes riscos. A parte que eu acrescentaria é a validação, porque recuperado nem sempre significa utilizável.