Preciso de ajuda com a recuperação de um HD externo WD depois que minha unidade parou repentinamente de aparecer no meu computador. Ele tem anos de fotos de família, e estou preocupado em perdê-las para sempre. Estou procurando a forma mais segura de recuperar fotos de um HD externo WD sem causar mais danos.
Eu mexi com vários discos WD My Passport, e “meus arquivos sumiram” normalmente não significava que os dados estavam perdidos. Na maioria das vezes, eu encontrava um sistema de arquivos danificado, uma entrada de partição corrompida ou uma simples exclusão acidental. O próprio disco ainda estava bem.
A primeira coisa que eu faria seria verificar se o Windows ainda reconhece o disco.
Abra o Gerenciamento de Disco e encontre o WD My Passport na lista de discos. Nesse ponto, eu não me importaria muito com a letra da unidade. Eu olharia para duas coisas: o Windows detecta o dispositivo, e a capacidade exibida parece próxima do que o disco deveria ter?
Se o tamanho parecer correto, eu consideraria isso um bom sinal. Mesmo quando o Windows mostra RAW, Não alocado ou exibe um aviso para formatar, a recuperação muitas vezes ainda funciona porque o hardware está respondendo. A história é diferente se o disco nunca aparece, fica desconectando o tempo todo ou começa a fazer sons estranhos. Já vi cliques e falhas ao girar virarem casos de hardware rapidamente.
Quando o disco estiver visível, pare de gravar qualquer coisa nele. Estou falando sério. Se os arquivos foram excluídos há pouco tempo, ou se a partição de repente parou de abrir, qualquer nova gravação no disco corre o risco de sobrescrever dados que você ainda tinha chance de recuperar.
Antes de jogar um software de recuperação nele, verifique se há cópias em outro lugar. Já vi pessoas passarem meio dia escaneando um disco e depois perceberem que as pastas desaparecidas já estavam no OneDrive, Google Drive ou Dropbox. Vale cinco minutos. Poupa muita dor de cabeça.
Se nenhum backup aparecer, eu iria direto para um software de recuperação.
Para discos WD My Passport, Disk Drill é uma das ferramentas com as quais tive mais sorte. Ele lida com arquivos excluídos, partições formatadas e volumes RAW sem muita complicação. Também funciona bem com NTFS e exFAT, que é o que encontro com mais frequência nesses discos. O recurso de visualização também ajuda. Se uma foto, vídeo ou documento abre na visualização, eu normalmente me sinto muito melhor quanto às chances.
O que eu faço:
- Instale o software no seu computador, não no disco WD.
- Conecte o My Passport e espere o software detectá-lo.
- Se o disco estiver instável, faça primeiro um backup byte a byte e escaneie a imagem em vez do disco original.
- Execute uma verificação completa.
- Examine os arquivos encontrados e visualize os mais importantes.
- Recupere tudo para outro disco.
Depois de tirar seus arquivos dele, configure um backup antes de voltar a confiar no disco. Discos externos são bons para armazenamento. Ainda assim, eu não manteria a única cópia de algo importante em apenas um. Histórico de Arquivos, Acronis, sincronização em nuvem, o que fizer sentido para a sua configuração. Uma cópia extra transforma um dia ruim em uma hora irritante.
Se a unidade WD parou de aparecer de vez, eu seria um pouco mais cauteloso do que @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não passaria muito tempo testando cabos aleatórios, portas e reconectando 20 vezes. Se a unidade estiver falhando, ciclos extras de energia não são seu amigo.
O que eu faria primeiro:
- Tente outro cabo USB e outro computador.
- Ouça a unidade. Cliques, bipes, girar-parar-girar significam pare.
- Verifique o Gerenciador de Dispositivos, não apenas o Gerenciamento de Disco. Se ela aparecer lá como dispositivo de armazenamento em massa USB ou ponte WD, a placa do gabinete ainda pode estar se comunicando, mesmo que o sistema de arquivos não esteja.
- Se a unidade interna estiver dentro de um gabinete WD com criptografia por hardware, não a remova do gabinete imediatamente. Muitos HDs externos WD criptografam através da placa USB. Remova a unidade da caixa e seus dados podem parecer embaralhados.
Se a unidade mostrar algum sinal de vida, faça uma imagem primeiro. R-Studio ou HDDSuperClone são ótimas escolhas para unidades fracas. Depois, escaneie a imagem com o Disk Drill. Eu gosto mais do Disk Drill para recuperação de fotos e visualização de JPG, HEIC, PNG, MOV, MP4. Isso importa para fotos de família, já que nomes de arquivos e pastas costumam ficar uma bagunça após a recuperação.
Se a unidade não for detectada em lugar nenhum, ou fizer barulhos, pule o software. Vá a um laboratório profissional. Caro, sim. Ainda assim é mais barato do que perder anos de fotos para sempre.
Além disso, isto ajudou um amigo meu quando estava resolvendo um problema com uma unidade externa no Windows: guia fácil de recuperação de disco rígido no Windows
Regra principal: recupere para uma unidade diferente. Não grave de volta no WD.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @viajantedoceu, mas eu acrescentaria uma coisa que eles só mencionaram indiretamente: se estas são fotos de família insubstituíveis, trate isso primeiro como um trabalho de preservação, e só depois de recuperação.
Ou seja: não fique conectando o HD externo WD repetidamente na esperança de que ele apareça magicamente. Muita gente faz isso, e às vezes é exatamente assim que um disco fraco vira um disco morto. Eu sei que algumas pessoas dizem só tente várias portas, mas sinceramente, depois de 1 cabo diferente e 1 computador diferente, eu pararia de mexer nisso.
O que eu faria:
- Verificar se a unidade aquece e gira normalmente
- Ver se ela aparece na BIOS/UEFI, não apenas no Windows
- Se o Windows travar quando você a conecta, isso é um mau sinal
- Se a unidade ficar visível mesmo que por pouco tempo, cloná-la/criar uma imagem primeiro, se possível
- Fazer o trabalho de recuperação a partir do clone, não do original
Essa parte importa muito. As pessoas partem direto para a varredura, mas criar uma imagem de uma unidade instável pode salvar sua pele.
Se a unidade for detectada e estiver estável o suficiente, o Disk Drill é uma opção sólida para recuperação de HD externo WD, especialmente para fotos de família, porque a visualização de JPG, PNG, HEIC, MOV e MP4 ajuda você a descobrir o que realmente é recuperável antes de salvar qualquer coisa. Instale-o no seu disco interno, analise o WD e recupere os arquivos apenas para outro dispositivo de armazenamento. Não de volta para a mesma unidade. Meio óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso.
Se você quiser um passo a passo legível antes de usá-lo, este guia de recuperação do Disk Drill para HDs externos provavelmente é mais útil do que propaganda aleatória.
Mais uma coisa que as pessoas deixam passar: alguns gabinetes WD lidam com criptografia por meio da placa USB. Então, se você estava pensando em abrir o case e conectar o disco nu diretamente, não faça isso às cegas. Você pode transformar uma situação recuperável em uma situação confusa bem rápido.
Se a unidade faz cliques, apita, desaparece constantemente ou nunca mostra a capacidade corretamente, pule os programas caseiros e vá para um laboratório de recuperação de verdade. Essa é a resposta cara, sim, mas também a menos burra quando os dados realmente importam.
Uma pequena discordância com @viajantedoceu, @vrijheidsvogel e @mikeappsreviewer: se a unidade WD está montando e desmontando em loop, eu nem me preocuparia primeiro com uma varredura completa de recuperação. Eu verificaria a integridade SMART com algo como CrystalDiskInfo, se o gabinete ainda expuser isso. Se o SMART mostrar setores realocados, setores pendentes ou valores de leitura ruins aumentando, isso indica que a unidade está se degradando e sua prioridade deve mudar rapidamente.
Algumas coisas extras que as pessoas esquecem:
- Verifique o Visualizador de Eventos no Windows para erros de disk, ntfs ou storahci exatamente quando você conectá-lo
- Se a letra da unidade estiver faltando, mas o volume estiver lá, não o formate só porque o Windows sugere isso
- Se o Explorador de Arquivos travar, mas o Gerenciamento de Disco ainda carregar, isso geralmente aponta para problema de mídia, não apenas uma simples questão de partição
- Se este for um WD de desktop com seu próprio adaptador de energia, teste a voltagem do adaptador antes de presumir que o próprio disco está morto
Sobre o Disk Drill especificamente, é uma escolha decente quando a unidade está estável o suficiente para ser lida.
Prós:
- visualização fácil para fotos e vídeos
- bom para encontrar formatos de mídia comuns
- mais simples de analisar os arquivos recuperados do que algumas ferramentas mais pesadas
Contras:
- não é minha primeira escolha para uma unidade fisicamente fraca
- varreduras profundas podem ser lentas em unidades externas grandes
- nomes de arquivos e estrutura de pastas nem sempre são preservados se os metadados estiverem danificados
Então minha ordem seria:
- Confirmar se a unidade está eletricamente viva
- Verificar a integridade, se possível
- Clonar se houver quaisquer problemas de leitura
- Executar o Disk Drill no clone
- Salvar as fotos recuperadas em outro disco, nunca de volta no WD
Se a unidade estiver silenciosa, clicando ou desaparecer no meio da leitura, pule o faça você mesmo e siga a rota de laboratório. Esse é o ponto em que o software normalmente só faz você perder tempo.