Como posso recuperar arquivos excluídos do meu cartão SD rapidamente?

Eu apaguei acidentalmente fotos e vídeos do meu cartão SD enquanto movia arquivos e preciso de ajuda para descobrir a forma mais rápida de recuperá-los antes que qualquer coisa seja sobrescrita. Esses são arquivos pessoais importantes, então estou procurando dicas seguras de recuperação de arquivos do cartão SD, software confiável ou etapas que realmente funcionem.

Já passei por isso e, sim, apagar um conjunto inteiro de fotos de um cartão SD é horrível. A parte boa é esta: a exclusão geralmente remove a entrada do sistema de arquivos, não os dados da foto em si. O cartão marca esses espaços como livres, e suas imagens muitas vezes ficam lá intactas até que novos dados sejam gravados por cima.

Antes de instalar qualquer coisa, eu verificaria algumas coisas simples primeiro.

1. Pare de usar o cartão SD agora. Isso vale em todos os casos. Retire-o da câmera, do telefone ou do leitor. Se você continuar tirando fotos ou gravando vídeo, corre o risco de sobrescrever os arquivos excluídos.
  2. Verifique a Lixeira. Isso só importa se o cartão SD estava conectado a um PC com Windows ou a um Mac quando a exclusão aconteceu.
  3. Procure cópias na nuvem. Se o cartão foi usado em um telefone Android ou em um computador com a sincronização ativada, suas fotos ainda podem existir no Google Fotos, Dropbox, OneDrive ou em um serviço semelhante.
  4. Tente outro leitor de cartão ou porta USB. Já vi cartões parecerem meio vazios porque a conexão estava ruim. Às vezes os arquivos estavam normais, o problema era o leitor.

Se nada disso ajudar, o próximo passo é usar um software de recuperação. Uma coisa que eu não faria é executar ferramentas de reparo como o CHKDSK no Windows ou o First Aid no macOS. Essas ferramentas servem para reparar o sistema de arquivos, não para recuperar fotos. Em um cartão danificado ou com exclusão recente, às vezes elas pioram a situação.

Se você quiser o caminho mais fácil, eu começaria com o Disk Drill. Usei uma vez em um cartão de câmera depois de uma exclusão acidental, e foi a opção menos irritante que testei. Ele também inclui um modo Advanced Camera Recovery voltado para armazenamento de câmera, o que ajuda nas varreduras de cartão SD.

O que eu faria, passo a passo:

1. Instale o Disk Drill no seu PC com Windows ou Mac.
  2. Coloque o cartão SD em um leitor de cartões dedicado e depois conecte o leitor ao computador.
  3. Não conecte a câmera diretamente por USB. No meu caso, a conexão direta da câmera foi menos confiável para uma varredura adequada de baixo nível.
  4. Abra o aplicativo, escolha o cartão SD na lista de dispositivos e inicie a varredura.
  5. Espere a varredura terminar. Você deve conseguir visualizar as imagens encontradas dentro do programa. Se a visualização abrir corretamente, o arquivo geralmente pode ser recuperado em bom estado.
  6. Selecione as fotos que você quer de volta e depois recupere-as.
  7. Salve tudo na unidade interna do computador, não no mesmo cartão SD. Gravar os arquivos recuperados de volta no cartão é como as pessoas perdem o restante de vez.

Se você quiser outras opções, existem algumas, embora cada uma tenha suas desvantagens.

PhotoRec e Windows File Recovery são gratuitos. O problema é a usabilidade. Eles são mais ferramentas de linha de comando do que aplicativos normais, então você vai gastar tempo digitando comandos em vez de clicar em uma interface limpa. O PhotoRec também tende a remover os nomes originais dos arquivos e a estrutura das pastas, o que transforma a recuperação em um trabalho de organização depois. Já fiz isso uma vez com algumas centenas de fotos. Foi uma bagunça, sem exagero.

Se você só tem um telefone Android, o DiskDigger existe, mas os resultados costumam ser limitados, a menos que o telefone tenha root. Sem root, as pessoas muitas vezes acabam recuperando miniaturas ou lixo em cache em vez dos arquivos de imagem completos.

Se suas fotos são importantes, eu usaria uma ferramenta para desktop e iria devagar. Nada de novas gravações no cartão. Nada de ferramentas de reparo. Recupere para outra unidade. Essas três coisas importam mais do que as pessoas pensam.

O caminho mais rápido é este.

Pare de usar o cartão SD. Ejete-o. Não copie, grave, formate nem execute ferramentas de reparo nele. Cada gravação reduz suas chances.

Concordo com a maior parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu acrescentaria uma coisa primeiro. Se os arquivos foram excluídos durante uma movimentação no computador, verifique também a pasta de destino. Uma movimentação com falha muitas vezes deixa alguns arquivos copiados mesmo quando a origem parece vazia. Pesquise pela extensão do arquivo, JPG, MP4, MOV, e classifique por data. As pessoas ignoram isso e perdem tempo.

Depois disso, faça uma imagem do cartão SD antes de escanear se os arquivos forem muito importantes. Isso leva alguns minutos a mais, mas protege você se o cartão estiver instável. No Linux ou Mac, o dd funciona. No Windows, USB Image Tool ou algo parecido. Depois escaneie a imagem, não o cartão. Mais seguro.

Para recuperação, o Disk Drill é uma escolha sólida porque visualiza fotos e vídeos rapidamente e lida bem com cartões SD. O R-Studio é outra opção forte se o Disk Drill não encontrar os arquivos, especialmente para sistemas de arquivos danificados. O Recuva é rápido para exclusões simples, mas perde muito desempenho com cartões formatados ou metadados corrompidos.

Duas dicas práticas que as pessoas deixam passar:

1. Recupere para o seu computador ou outra unidade, nunca de volta para o cartão SD.
  2. Se os nomes dos arquivos importam, priorize ferramentas que leem o sistema de arquivos primeiro. A extração por assinatura é rápida, mas você geralmente perde nomes e pastas. Essa parte é irritante demais.

Se o seu cartão veio de um celular, procure também por pastas ocultas .Trash, DCIM ou cache de aplicativos. Já vi vídeos ainda parados lá.

Além disso, este é um explicador rápido e decente sobre como recuperar arquivos excluídos de um cartão SD, assista a este vídeo sobre recuperação de arquivos de cartão SD.

Se você informar se o cartão foi usado em uma câmera, celular Android, PC com Windows ou Mac, o pessoal aqui pode indicar a melhor ferramenta mais rápido.

A movimentação de recuperação mais rápida, na minha opinião, não é escanear primeiro. É primeiro travar a situação.

@mikeappsreviewer e @nachtdromer cobriram o fluxo de recuperação óbvio, mas eu discordaria um pouco sobre urgência vs velocidade. Se estas forem realmente fotos/vídeos pessoais importantes, o caminho seguro mais rápido é:

1. Deslize a trava de proteção contra gravação do cartão SD para Lock, se ele tiver uma.
  2. Use um leitor de cartão USB de verdade, não o celular/câmera.
  3. Se o cartão estiver se comportando de forma estranha, faça um clone dele primeiro.
  4. Depois escaneie com o Disk Drill.

Essa trava importa mais do que as pessoas pensam. Ela evita gravações acidentais de processos inúteis do Windows/macOS, cache de miniaturas, toda essa besteira.

Também verifique se o seu mover foi, na verdade, uma operação de copiar e depois excluir que falhou no meio do caminho. Pesquise no computador por tamanho/data, não apenas pelo nome do arquivo. Muitos arquivos excluídos estão parados em alguma pasta temporária ou de destino.

Para recuperação de fato, o Disk Drill provavelmente é a opção mais rápida para uma pessoa comum porque as visualizações economizam tempo. Se as visualizações mostrarem seus arquivos JPG/MP4/MOV corretamente, recupere esses primeiro e ignore o resto. Comece pelos vídeos maiores/mais importantes porque sobrescritas parciais destroem vídeos mais rápido do que fotos.

Mais uma coisa que as pessoas pulam: se o cartão foi usado em uma câmera, pare de colocá-lo de volta na câmera para ver se os arquivos reaparecem. Câmeras adoram atualizar arquivos de banco de dados. Escrita pequena, arrependimento enorme.

Se você quiser uma discussão mais prática sobre recuperação de cartão SD de câmera, este tópico é útil: melhores conselhos do Reddit para recuperar fotos apagadas do cartão SD

Se você disser se é exFAT, FAT32, Android, GoPro, DSLR etc., a resposta fica muito mais específica.

Uma coisa que eu acrescentaria ao @nachtdromer, @byteguru e @mikeappsreviewer: verifique a integridade do cartão antes de confiar em qualquer resultado de recuperação. Se o cartão SD desconecta, mostra 0 bytes, fica muito quente ou lê absurdamente devagar, pare as tentativas caseiras depois de uma passagem. Isso indica falha de hardware, e varreduras repetidas podem piorar um cartão que está morrendo.

Minha pequena discordância com o conselho de clonar primeiro aconteça o que acontecer: se o cartão estiver estável e você precisar de rapidez, uma varredura rápida de visualização pode dizer em minutos se os arquivos ainda estão lá. Se parecer instável, então sim, faça uma imagem primeiro.

O que mais ajuda com fotos e vídeos:

• Recupere primeiro os tipos de arquivo mais importantes: JPG, CR2, NEF, ARW, MP4, MOV
  • Ignore arquivos inúteis/de sistema até depois
  • Compare os tamanhos dos arquivos recuperados com o que sua câmera/celular normalmente cria

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós

• Visualização rápida para formatos comuns de foto e vídeo
  • Fácil de filtrar por tipo e data
  • Bom para cartões SD e exclusões acidentais simples

Contras

• Varreduras profundas ainda podem levar um tempo em cartões grandes
  • Nomes de arquivos/pastas podem ser perdidos se os metadados estiverem danificados
  • Recuperação paga para uso completo, o que incomoda algumas pessoas

Se o Disk Drill não encontrar coisas, isso normalmente significa que houve sobrescrita ou que o sistema de arquivos ficou corrompido a ponto de você precisar de uma ferramenta mais robusta. Mas para uma triagem rápida, é uma primeira tentativa sensata.

Além disso, se os vídeos excluídos estavam fragmentados, não julgue o sucesso só pela visualização em miniatura. Um vídeo pode mostrar os primeiros segundos e ainda estar corrompido depois. Recupere um arquivo de teste e reproduza-o até o fim.