Como posso recuperar arquivos após formatar acidentalmente meu cartão SD?

Formatei meu cartão SD por engano antes de fazer backup das minhas fotos e vídeos, e agora parece que tudo sumiu. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar arquivos de um cartão SD formatado sem piorar a situação, já que alguns dos dados perdidos são realmente importantes.

Eu pararia de usar o cartão agora mesmo. Aprendi isso da pior forma depois de formatar um em uma câmera e, em seguida, gravar mais alguns clipes nele. Esses arquivos novos ocuparam o espaço dos antigos.

Se a formatação aconteceu recentemente e você não gravou muita coisa de volta no cartão SD, seus arquivos ainda têm chance.

O que normalmente acontece em câmeras, drones, celulares e no Windows é uma formatação rápida. Ela apaga a tabela de arquivos, não os dados das fotos e vídeos em si. Então o cartão parece vazio para o dispositivo, enquanto os dados antigos ainda ficam lá até que algo novo os substitua.

Então, o primeiro passo é chato, mas importante. Não use o cartão. Nada de fotos. Nada de vídeo. Nada de copiar coisas aleatórias para ele. Separe-o.

Depois, eu partiria para um software de recuperação. Eu começaria com Disk Drill. Eu o usei em um microSD formatado de um drone, e foi mais fácil de usar do que algumas das outras ferramentas que testei. A visualização ajudou bastante, já que eu podia ver quais arquivos ainda estavam legíveis antes de salvar qualquer coisa. Ele também inclui um modo Advanced Camera Recovery, o que importa ainda mais quando seus arquivos de vídeo foram divididos pelo cartão, algo comum em drones, GoPros e câmeras veiculares.

Aqui está o fluxo básico que eu seguiria:

1. Retire o cartão SD do dispositivo.
  2. Conecte-o ao computador com um leitor de cartões.
  3. Instale o aplicativo de recuperação na unidade interna do computador ou em outro disco, nunca no cartão SD.
  4. Execute uma varredura no cartão SD.
  5. Visualize o que aparecer.
  6. Salve os arquivos recuperados em outro lugar, como no computador ou em uma unidade externa.

Eu também testei outras opções.

O Recuva funciona bem quando o caso é simples. Se você excluiu alguns arquivos e o cartão está saudável no restante, ele é fácil de usar. Onde ele ficou devendo para mim foi em cartões formatados e arquivos de vídeo fragmentados.

O UFS Explorer é outra categoria. Ele vai mais fundo e lida melhor com casos complicados, especialmente quando o cartão tem danos no sistema de arquivos ou corrupção parcial. Eu não o indicaria para alguém que quer uma interface limpa e simples, porém. Parece feito para pessoas que já sabem o que estão vendo.

Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar. Se o cartão continua desconectando, fica absurdamente lento, apresenta erros de leitura ou o computador simplesmente não o reconhece, pare de usar software. O mesmo vale se ele começar a agir de forma estranha de um jeito que pareça físico. Nesse ponto, eu procuraria um laboratório de recuperação. Tentativas repetidas de varredura em um cartão com falha podem piorar uma situação já ruim.

Se a formatação foi rápida, suas chances ainda são razoáveis. A formatação completa é mais complicada, mas mesmo assim eu não presumiria que os arquivos foram perdidos.

Concordo com o @mikeappsreviewer em uma coisa primeiro. Pare de mexer no cartão. Onde eu discordo é no seguinte: eu faria uma imagem do cartão SD antes de executar várias varreduras, se o seu PC o lê normalmente. Uma cópia byte a byte oferece uma cópia de trabalho segura, e você recupera a partir dela em vez de forçar o cartão original repetidamente. No Linux ou macOS, o ddrescue costuma ser a escolha mais comum. No Windows, algumas ferramentas de recuperação também incluem criação de imagem.

Alguns pontos que as pessoas deixam passar:

1. Verifique se a marca da sua câmera tem índices de backup ocultos ou aplicativos complementares. Às vezes, miniaturas ou versões proxy em baixa resolução ainda existem.
  2. Se as fotos importam mais do que os vídeos, classifique a recuperação por tipo de arquivo primeiro. JPEG e RAW geralmente são recuperados de forma mais limpa do que MP4 após a formatação.
  3. Mantenha os arquivos recuperados em outra unidade. Não no cartão SD. Nunca.
  4. Se os nomes dos arquivos sumiram, classifique por assinaturas de arquivo e carimbos de data e hora. Fica bagunçado rapidamente, mas funciona.

Quanto ao software, o Disk Drill é um bom ponto de partida porque lida bem com cartões SD e mostra os resultados com visualização prévia de forma clara. Se o Disk Drill encontrar seus arquivos, mas os nomes estiverem perdidos, recupere primeiro e organize depois. A velocidade importa mais do que a organização aqui.

Se o cartão mostrar 0 bytes, pedir para formatar de novo ou desconectar no meio da leitura, pule os métodos caseiros e envie para um laboratório. Esse tipo de problema piora rápido.

Além disso, este tópico é mais fácil de encontrar com algo como recuperação de fotos e vídeos de cartão SD formatado após formatação acidental. Também achei esta discussão útil:
recuperando fotos após formatar um cartão SD

Faça a imagem primeiro, se tiver essa opção. Isso evita dor de cabeça depois, acredite, eu aprendi isso da pior forma.

Primeiro, eu discordo um pouco da vibe de “escanear imediatamente” do @mikeappsreviewer. Se o cartão estiver legível, eu faria um clone ou uma imagem dele primeiro e depois trabalharia na cópia. Isso te dá um plano B se algum app travar, ficar pendurado ou se o cartão começar a falhar no meio do processo. @caminantenocturno mencionou essa parte e, na minha opinião, essa é a jogada mais segura.

Além disso, verifique o tipo de formatação. Uma formatação rápida geralmente deixa uma chance bem melhor do que uma formatação com sobrescrita completa. E se isso foi feito dentro de uma câmera, às vezes a estrutura de pastas é recriada de um jeito estranho, então não presuma que cartão vazio significa realmente vazio.

Uma coisa que eu acrescentaria e que não foi enfatizada o suficiente: tente a recuperação em um leitor de cartão USB de desktop, se possível, não em um adaptador barato nem na própria câmera. Leitores ruins causam erros de leitura estranhos e as pessoas culpam o cartão.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de cartão SD formatado, especialmente se você precisar de pré-visualização de fotos e vídeos antes de restaurar. Eu também classificaria os resultados por tipo de arquivo primeiro, recuperaria as coisas mais importantes e só depois me preocuparia com nomes/pastas. Prioridades importam quando o tempo está correndo.

Se os vídeos forem super importantes e vierem de uma GoPro, drone ou câmera veicular, esteja preparado para que alguns arquivos sejam recuperados apenas parcialmente. Isso é normal, nem sempre é erro do usuário.

Também vale dar uma olhada: tutorial de recuperação de cartão SD para fotos e vídeos formatados

Se o cartão continuar pedindo para ser formatado novamente, esquentar ou sumir do sistema, pare com as tentativas caseiras. Aí já é caso de laboratório, sem brincadeira.