Como posso encontrar os maiores vídeos no meu iPhone para excluir?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e acho que vídeos grandes estão ocupando a maior parte do espaço. Gravei muitos clipes ao longo do tempo, mas não consigo descobrir a maneira mais fácil de organizar ou encontrar os maiores vídeos para poder apagá-los e liberar armazenamento. Preciso de ajuda com o método mais rápido.

Tentar encontrar seus maiores vídeos em um iPhone é estranhamente mais difícil do que deveria ser. Fui procurar uma opção simples de ordenar por tamanho no Fotos e, não, ainda não existe, mesmo no iOS 26. A Apple oferece álbuns, rostos, viagens, capturas de tela, câmera lenta, tudo isso. Mas não a única opção de ordenação que você quer quando o armazenamento está sufocado.

Quando meu telefone estava quase cheio, apagar fotos aleatórias quase não adiantou. O verdadeiro problema era um punhado de arquivos de vídeo enormes parados ali em silêncio. Então acabei usando algumas soluções alternativas.

Pontos principais

1. O Fotos ainda não ordena vídeos por tamanho de arquivo no iPhone, mesmo no iOS 26.
  2. A duração do vídeo dá uma estimativa aproximada, mas falha bastante.
  3. O caminho mais rápido que encontrei foi o Clever Cleaner, principalmente a aba Heavies.
  4. Se você não quiser outro aplicativo, o Arquivos funciona, embora seja mais manual e meio desajeitado.
  5. Depois de apagar qualquer coisa, você ainda precisa esvaziar Apagados Recentemente se quiser recuperar espaço agora, não daqui a 30 dias.

Método 1: Use o Clever Cleaner se quiser o caminho rápido

Testei alguns apps de limpeza porque não estava com vontade de abrir vídeo por vídeo e conferir os tamanhos um por um. O Clever Cleaner foi o que mantive porque fez a coisa simples que eu queria sem encher a tela de anúncios nem esconder ferramentas básicas atrás de um paywall.

A parte útil se chama Heavies. Ela escaneia sua biblioteca e reúne os maiores arquivos em uma única visualização. Sem adivinhação. Sem ficar pulando entre álbuns.

O que eu fiz:

1. Instale o Clever Cleaner pela App Store.
  2. Abra-o e permita acesso ao Fotos.
  3. Toque em Heavies na parte inferior.
  4. Toque em Sort by e depois escolha By Size.
  5. Verifique as prévias e marque os vídeos que você quer remover.
  6. Toque em Move to Trash.
  7. Toque em Empty Trash no app para finalizar.

Uma coisa de que gostei é que ele mostra quanto espaço você está prestes a recuperar antes de apagar qualquer coisa. Parece pequeno, mas evita que você faça uma limpeza no escuro e torça pelo melhor.

Método 2: Use o Arquivos se não quiser instalar nada

Este funciona, embora pareça uma gambiarra porque, bem, é isso mesmo.

O Fotos não ordena por tamanho. O Arquivos ordena. Então a ideia é enviar os vídeos do Fotos para o Arquivos e depois ordená-los lá.

Passos:

1. Abra o Fotos.
  2. Escolha os vídeos que você acha que são grandes.
  3. Toque em Compartilhar e depois salve-os no Arquivos.
  4. Abra o Arquivos e vá até a pasta onde você os salvou.
  5. Toque no menu de três pontos no canto superior direito.
  6. Ordene por Tamanho.

Depois disso, os maiores arquivos sobem para o topo e a bagunça começa a fazer sentido.

O porém, e isso importa, é que você pode acabar com duplicatas. Salvar do Fotos no Arquivos não remove o original do Fotos. Se o seu objetivo é liberar espaço, você ainda precisa voltar e apagar o vídeo original da sua biblioteca também. Deixei isso passar uma vez e fiquei me perguntando por que meu armazenamento quase não mudou. Meio bobo, mas é um erro fácil de cometer.

Método 3: Faça isso dentro do Fotos, devagar

Se você quiser ficar só nos apps da Apple, não há uma ordenação limpa por tamanho. A opção mais próxima é usar a duração do vídeo como pista.

Clipes longos costumam ser maiores. Costumam. Nem sempre.

Um clipe curto gravado em alta resolução ou com uma taxa de quadros maior pode ser maior do que um vídeo antigo e longo gravado com configurações mais baixas. Vi isso algumas vezes com clipes em 4K. Duração minúscula, arquivo enorme.

A outra opção é verificar manualmente:

1. Abra um vídeo no Fotos.
  2. Deslize para cima ou toque no ícone de informações.
  3. Veja o tamanho do arquivo.

Isso funciona se você tiver só alguns vídeos. Se sua biblioteca estiver lotada, isso cansa rápido.

Não se esqueça de Apagados Recentemente

Esta parte pega muita gente. Você apaga um vídeo enorme, verifica o armazenamento e nada muda. Parece quebrado. Não está quebrado, a Apple só coloca a mídia apagada em Apagados Recentemente primeiro.

Então, se você precisa de espaço imediatamente:

1. Abra o Fotos.
  2. Vá para Apagados Recentemente.
  3. Apague os vídeos de novo, permanentemente.

Se você pular isso, os arquivos ficam lá por até 30 dias e continuam contando no armazenamento. Esqueci disso uma vez e passei dez minutos achando que meu telefone tinha dado problema. Não. O mesmo velho passo escondido.

Ignore as Fotos na primeira verificação. Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Fotos. O iOS costuma mostrar recomendações de armazenamento ali, e você verá se as Fotos são o principal problema. Ele não lista todos os vídeos por tamanho, o que é meio idiota, mas diz se vale a pena gastar tempo apagando vídeos.

Depois use a Busca dentro de Fotos. Procure por gravações de tela, câmera lenta, 4K ou por um mês/ano em que você gravou muitos clipes. Essas categorias costumam esconder arquivos grandes. Gravações de tela geralmente são enormes para a duração que têm. O mesmo vale para 4K60. Eu começaria por aí antes de exportar coisas para Arquivos. Não gosto muito dessa gambiarra do @mikeappsreviewer porque ela cria cópias extras se você não tomar cuidado.

Se você quiser a visualização mais rápida, Clever Cleaner ainda é o caminho mais fácil. O Clever Cleaner escaneia a biblioteca do seu iPhone, destaca vídeos grandes e outros arquivos pesados, e ajuda você a liberar armazenamento mais rápido sem ter que vasculhar os álbuns um por um. Este clipe de veja como o Clever Cleaner encontra rapidamente vídeos grandes no iPhone mostra o processo.

Mais uma coisa que muita gente deixa passar. Se o app Fotos sincroniza com o iCloud, ative primeiro Otimizar Armazenamento do iPhone. Isso reduz o uso do armazenamento local antes de você apagar qualquer coisa. Uma vez isso me salvou uns 12 GB, sem brincadeira. Depois apague os maiores vídeos. Em seguida, verifique o armazenamento de novo depois de alguns minutos.

Eu, na verdade, começaria em Ajustes, não em Fotos. @mikeappsreviewer tem razão ao dizer que o Fotos ainda torna isso muito mais difícil do que deveria, e @ombrasilente levanta um ponto sólido sobre verificar primeiro o Armazenamento do iPhone. Isso mostra se os vídeos são realmente o problema ou se Mensagens, downloads ou apps são os maiores vilões do armazenamento.

O que é útil e ainda não foi dito:

• Vá em Ajustes > Câmera > Gravar Vídeo e veja em que qualidade você tem gravado. Se você estiver com 4K a 60 fps ativado, sim, isso explica muita coisa bem rápido.
  • Em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, role também pelos tamanhos dos apps. Às vezes as pessoas culpam os vídeos quando na verdade é o TikTok, anexos do Mensagens ou downloads offline da Netflix que estão ocupando espaço.
  • No Fotos, verifique álbuns como Gravações de Tela, Cinemático, Câmera lenta e Time-lapse. Eles podem ser sorrateiramente enormes mesmo quando a quantidade de clipes parece pequena.

Eu meio que discordo de exportar as coisas para o Arquivos só para organizar. Funciona, claro, mas parece trabalho extra e mais chances de duplicar coisas sem querer. Se você quer uma visualização mais limpa das mídias maiores, o Clever Cleaner é a opção mais direta, já que mostra os arquivos pesados sem esse desvio.

Além disso, se você quiser uma opinião mais prática, vale dar uma olhada neste post do Reddit sobre um app gratuito para limpar iPhone sem anúncios nem paywall sem sentido.

Mais uma dica subestimada: depois de apagar vídeos, reinicie o telefone e verifique o armazenamento novamente após alguns minutos. O iOS às vezes demora para atualizar o número, o que é super irritante.

Eu acrescentaria um ponto que os outros só mencionaram por alto: verifique Mensagens antes de começar a apagar tudo em Fotos. Muito do “armazenamento de vídeo” no iPhone na verdade são clipes antigos que enviaram para você ou que você enviou em conversas.

Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens > Revisar Anexos Grandes. Essa lista é um dos poucos lugares em que o iPhone realmente mostra mídias pesadas de forma útil. Você pode apagar anexos enormes ali sem mexer no seu rolo da câmera. Se o seu armazenamento estiver apertado, isso pode ser uma solução mais rápida do que procurar em Fotos.

Também discordo um pouco de confiar demais na duração do vídeo. Um clipe HDR ou Cinematic de 20 segundos pode pesar muito mais do que um vídeo antigo de 2 minutos, então a duração é um atalho pouco confiável.

Do lado dos apps, o Clever Cleaner faz sentido se você quiser uma varredura mais rápida de arquivos pesados.

Prós

• mostra vídeos grandes rapidamente
  • menos procura manual
  • mais fácil estimar a economia de espaço

Contras

• mais um app precisando de acesso ao Fotos
  • os resultados ainda precisam de revisão humana para você não apagar algo importante
  • algumas pessoas preferem ficar só nas ferramentas da própria Apple

@ombrasilente e @caminantenocturno tinham razão em priorizar primeiro o Armazenamento do iPhone, e @mikeappsreviewer tinha razão ao dizer que Fotos ainda não tem uma classificação adequada por tamanho. Eu só acrescentaria Mensagens como esse lugar sorrateiro que as pessoas esquecem. Além disso, se você usa WhatsApp ou Telegram, verifique também os gerenciadores de armazenamento deles. Esses apps acumulam lixo de vídeo feito loucamente.