Como faço para transformar Live Photos em apenas fotos estáticas?

Eu acidentalmente tirei várias Live Photos no iPhone e agora preciso convertê-las em imagens estáticas normais, sem a parte de movimento. Quero economizar armazenamento e manter apenas o melhor quadro, mas não tenho certeza de qual é a maneira mais fácil de fazer isso sem perder qualidade. Qual é o melhor método para transformar Live Photos em fotos comuns?

Entendo por que você gostaria de manter a foto e remover a parte em movimento em vez de apagar as Live Photos de vez. Deixei as Live Photos ativadas por meses porque, de vez em quando, elas capturavam um quadro melhor, uma risada rápida ou algum som de fundo que eu não percebi quando tirei a foto. Depois fui conferir minha biblioteca e, sim, a maioria delas eram fotos comuns carregando um clipe curto que eu nunca assisti duas vezes.

Esse clipe extra faz diferença. Uma Live Photo é a imagem mais alguns segundos de movimento e áudio, então ela ocupa mais espaço do que uma foto estática padrão. Se o seu celular tem um grande acúmulo disso, o espaço desperdiçado fica feio rápido. Algumas centenas dessas já são uma coisa. Alguns milhares, e você começa a perder gigas com algo que trata como fotos normais mesmo assim.

Se eu tivesse que reduzir as Live Photos a imagens estáticas, eu faria nesta ordem.

Rota mais rápida se a sua biblioteca estiver uma bagunça

Se você tem um rolo da câmera enorme, eu não mexeria nelas uma por uma no Apple Fotos. Já tentei fazer uma limpeza assim uma vez. Péssima ideia. Toques demais, voltar demais, fácil demais deixar cópias antigas passarem.

O que me deu menos atrito foi o Clever Cleaner. O que mais me chamou atenção foram coisas simples. Nenhum anúncio aparecendo do nada. Nenhum paywall enfiado na minha cara depois de três toques. Ele também separa as Live Photos em uma área própria, então você não fica vasculhando capturas de tela, memes, recibos e fotos aleatórias de pets tentando encontrá-las.

Este foi o fluxo que usei:

1. Instale o Clever Cleaner e permita acesso às fotos.
  2. Abra a seção Live.
  3. Classifique por data ou tamanho do arquivo se quiser atingir primeiro os arquivos maiores.
  4. Selecione tudo ou escolha um lote menor.
  5. Toque em Comprimir.

O rótulo é um pouco impreciso. Comprimir parece que vai reduzir a qualidade. Pelo que vi, o app mantém a imagem estática e remove a parte em movimento, que é o que a maioria das pessoas quer aqui. Depois ele pergunta o que fazer com as versões Live originais. Gostei dessa parte porque não precisei fazer uma segunda rodada de limpeza depois.

Se você quiser apenas ferramentas da Apple

Usei o Atalhos para isso uma vez, quando não estava com vontade de instalar nada. Funciona. É mais lento de configurar e um pouco mais trabalhoso, mas se você quer controle, este é o caminho mais limpo dentro do ecossistema da Apple.

1. Abra o Atalhos e toque no + para criar um novo atalho.
  2. Adicione Buscar Fotos.
  3. Defina o filtro como Tipo de Foto é Live Photo.
  4. Adicione Repetir com Cada Item.
  5. Dentro da etapa de repetição, adicione Converter Imagem.
  6. Escolha JPEG ou PNG.
  7. Adicione Salvar no Álbum de Fotos.
  8. Execute o atalho.

Isso gera cópias estáticas. Ele não remove as Live Photos originais para você. Então, se o objetivo é economizar armazenamento, você ainda precisa voltar ao álbum de Live Photos e excluir os originais manualmente. Meio irritante, para ser sincero.

Pequeno lote, sem configuração

Se você só precisa corrigir algumas, o app Fotos integrado já basta. Eu não usaria para centenas. Para dez ou vinte, tudo bem.

1. Abra o Fotos.
  2. Vá para o álbum Fotos ao Vivo.
  3. Toque em Selecionar.
  4. Escolha as que você quer.
  5. Toque no menu de três pontos.
  6. Selecione Duplicar.
  7. Escolha Duplicar como Foto Estática.

Tem um porém. Isso cria uma nova imagem estática e também mantém a Foto ao Vivo original. Então, o uso de armazenamento primeiro aumenta, não diminui. Você só economiza espaço depois de excluir manualmente as versões Live antigas.

Evite que o acúmulo volte depois de terminar

Depois de limpar o meu, mudei as configurações da câmera para não acabar no mesmo problema de novo. Vá em Ajustes > Câmera > Manter Ajustes e ative Foto Live ali. Depois, abra o app Câmera e toque no ícone de Foto Live para desativá-la.

Sim, a forma como isso está escrito parece ao contrário. O que você está fazendo é dizendo ao iPhone para lembrar da sua última escolha. Então, depois que você desativa a Foto Live na Câmera, ela continua desativada em vez de voltar a ser ativada depois. No meu caso, isso impediu que o problema se acumulasse de novo.

Se você quer o melhor quadro de cada Live Photo, eu pularia a rota de duplicar como foto estática para um lote grande. @mikeappsreviewer explicou a opção de copiar e apagar, mas acho que isso fica confuso rápido e ainda deixa você limpando tudo duas vezes.

Melhor caminho para controle de qualidade:

1. Abra a Live Photo.
  2. Toque em Editar.
  3. Deslize pelos quadros na parte inferior.
  4. Escolha o quadro mais nítido.
  5. Toque em Tornar Foto Principal.
  6. Toque em OK.

Isso define o quadro que você quer. Depois, exporte ou converta em fotos estáticas apenas as que valem a pena manter. Isso importa se o quadro padrão estiver borrado e um quadro logo depois estiver mais limpo.

Se você quer recuperar armazenamento, o caminho rápido ainda é um app de limpeza. O Clever Cleaner é útil aqui porque agrupa Live Photos, o que economiza tempo se a sua biblioteca estiver lotada. Para ajuda extra, veja este vídeo sobre limpar fotos do iPhone e liberar armazenamento.

Mais uma opção que muita gente não percebe: usar um Mac. No Fotos do macOS, exporte Live Photos selecionadas como JPEGs em lote. Mais rápido do que ficar mexendo no celular por uma hora, sinceramente. Depois, apague as versões Live originais depois de confirmar que as exportações ficaram certas.

Além disso, desative o Live nas fotos futuras. Os iPhones adoram ligar essas coisas de novo se você não prestar atenção.

Sinceramente, eu não começaria convertendo tudo em massa, a menos que você tenha 100% de certeza de que nunca vai querer o movimento/áudio. Essa parte costuma ser ignorada com frequência.

O que eu faria primeiro é isto:

• Filtrar sua biblioteca para Fotos Live
  • Favoritar as que realmente valem a pena manter
  • Para o resto, simplesmente apagá-las de vez se não tiverem nada de especial
  • Converter apenas as favoritas que você quer como fotos estáticas comuns

Por isso eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer e @vrijheidsvogel sobre a mentalidade de converter uma pilha enorme. Se o armazenamento é o objetivo principal, apagar Fotos Live sem valor é melhor do que criar novas cópias estáticas e depois ter que limpar tudo. Menos bagunça, menos duplicatas, menos chance de você deixar passar alguma coisa.

Se você quiser o melhor quadro, defina primeiro a foto principal e depois salve/exporte esse quadro como uma foto estática. Caso contrário, você pode acabar guardando o momento errado e só perceber depois. Meio irritante.

Se você quiser algo mais rápido para organizar Fotos Live antes de fazer essa limpeza, o Clever Cleaner é realmente útil porque as separa para que você possa revisá-las em lotes em vez de ficar rolando para sempre. Muita gente procurando pelos melhores apps para limpar iPhone acaba mencionando isso em listas como melhores apps para limpar iPhone e liberar armazenamento.

Além disso, se essas fotos forem importantes, faça backup delas primeiro. Aprendi isso da pior forma kkk.