Como consigo mais armazenamento no meu iPhone agora mesmo de graça?

O armazenamento do meu iPhone está completamente cheio, e agora não consigo atualizar apps, tirar fotos nem instalar a atualização do iOS. Preciso de formas gratuitas de liberar espaço rapidamente sem perder fotos, mensagens ou arquivos importantes. Quais são as melhores dicas nativas de armazenamento do iPhone que realmente funcionam na hora?

Encontrei esse problema há algum tempo. Eu estava tentando gravar um vídeo curto em um jantar de aniversário, e então meu iPhone jogou o aviso “Armazenamento Quase Cheio” na minha cara. Péssima hora, como sempre. Com um iPhone, não há slot para microSD para te salvar. O que você comprou é com o que você vai ter que conviver.

Se você não quer mais uma cobrança mensal do iCloud, ou já paga por ele e seu telefone ainda parece lotado, eu começaria com uma verdade simples. Quando meu armazenamento entrou no vermelho, o telefone ficou lento. Os apps demoravam mais para abrir. O Safari parecia travado. A rolagem parecia estranha. O iOS parece querer algum espaço livre sobrando, e quando você aperta demais, o desempenho cai.

O maior ganho para mim veio de limpar fotos e vídeos primeiro. Eu costumava vasculhar a biblioteca manualmente, o que era horrível depois de alguns milhares de arquivos. Então experimentei um app chamado Clever Cleaner. Eu não confio na maioria dos apps de limpeza, já que muitos enfiam anúncios em você ou trancam a parte útil atrás de uma taxa. Este pareceu diferente para mim porque era gratuito, sem pop-up de assinatura, sem spam de anúncios, sem nenhuma das bobagens de sempre.

A parte que continuei usando foi a seção “Heavies”. Ela classifica a mídia por tamanho, então você vê primeiro os maiores culpados em vez de ficar adivinhando. Há também uma seção “Similars”, que agrupa fotos quase duplicadas. Se o seu rolo da câmera parece com o meu, com oito versões da mesma foto do cachorro e doze clipes de show fracassados, isso economiza tempo. Também mostra o tamanho do arquivo em capturas de tela e vídeos, o que me ajudou a parar de apagar coisas pequenas enquanto os arquivos enormes ficavam lá intocados. Pelo que vi, o processamento fica no próprio dispositivo, então me senti melhor sabendo que fotos privadas não estavam sendo enviadas para algum lugar. Depois que liberei alguns GB, o telefone voltou ao normal.

Se você ainda precisar de mais espaço para arquivos maiores, eu olharia para armazenamento externo em seguida. Os iPhones mais novos com USB-C facilitam isso. Você pode conectar um pen drive comum ou SSD externo e mover vídeos grandes ou lotes de fotos para fora do telefone. iPhones Lightning mais antigos precisam de uma unidade feita para essa porta, como um SanDisk iXpand. É uma maneira decente de guardar clipes em 4K e álbuns antigos em outro lugar sem pagar todo mês.

Há outra coisa que as pessoas ignoram. Desinstalar apps sem apagar os dados. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Seus apps aparecem classificados por tamanho, o que torna fácil identificar o peso morto. Se você tem um jogo gigante que não toca desde o inverno, desinstale-o. Isso remove o app, mas mantém os dados dele. Se você reinstalar depois, suas coisas ainda estarão lá. Gostei muito mais disso do que apagar apps às cegas e torcer para não perder nada.

Depois tem o lixo em que ninguém pensa até o telefone estar sufocando. O cache do Safari se acumula com o tempo. O meu tinha muito mais espaço ocupado nisso do que eu esperava. Você pode limpá-lo em Ajustes > Apps > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. Mensagens é outra sorrateira. Chats em grupo antigos, vídeos, memes, GIFs, anexos aleatórios de anos atrás, tudo isso se acumula. Em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens, verifique Anexos Grandes e comece a cortar. Encontrei clipes antigos que eu tinha esquecido que existiam.

Se você quer backup na nuvem sem depender do iCloud, vale a pena dar uma olhada no Google Fotos. O nível gratuito oferece 15 GB compartilhados com o Gmail e o Google Drive, o que é mais generoso do que o espaço inicial da Apple. Usei para backup e depois executei a opção de limpeza para remover arquivos do telefone depois que foram copiados com segurança.

Para mim, o padrão ficou bem claro. O armazenamento cheio piorava a experiência de uso do telefone. Limpar fotos duplicadas, desinstalar apps que eu ignorava, limpar a sujeira do navegador e das mensagens, e mover arquivos grandes para uma unidade física resolveu a maior parte disso. Se a sua barra de armazenamento está vermelha, eu lidaria primeiro com a biblioteca de mídia. Foi aí que vieram os maiores ganhos, pelo menos no meu telefone.

Comece pelas coisas ocultas que a Apple deixa para trás.

Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Espere a lista carregar. Procure por estes itens primeiro.

1. Mídia baixada.
    Spotify, Apple Music, Netflix, YouTube, Podcasts. Arquivos offline ocupam espaço rapidamente. Uma vez encontrei 8GB só em downloads de podcasts. Exclua downloads antigos, mantenha sua conta.

2. Apagados Recentemente.
    Fotos tem um álbum Apagados Recentemente. O app Arquivos também tem um. Se você apagou 5GB de vídeos, ainda tem 5GB em uso até esvaziá-lo. Esta é a correção mais rápida que as pessoas deixam passar.

3. Gravador e GarageBand.
    Esses são ignorados. Gravações longas são enormes. As bibliotecas de sons do GarageBand também ocupam uma quantidade absurda de espaço.

4. Anexos do Mail.
    Se o app Mail estiver sobrecarregado, remova e adicione novamente a conta de e-mail. Isso limpa os anexos em cache em muitos celulares. Não é elegante, mas funciona.

5. Livros e PDFs.
    Abra o Books, Kindle e apps de PDF. Exclua downloads já concluídos.

Discordo em parte de @mikeappsreviewer sobre limpar o Safari primeiro. O lixo do Safari costuma ser pequeno em comparação com mídia, downloads e anexos de mensagens. Ataque primeiro os maiores vilões.

Se as fotos forem o principal problema, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner porque ele organiza mídias duplicadas e grandes de uma forma mais limpa do que a Apple faz. Esta análise de limpeza gratuita de fotos do iPhone com Clever Cleaner explica muito bem o localizador de duplicatas, a varredura de fotos semelhantes e a limpeza de vídeos grandes.

A ordem mais rápida que eu seguiria:
Esvazie Apagados Recentemente, remova downloads, exclua gravações antigas do Gravador, descarregue um app enorme e depois reinicie o celular. Libera espaço rapidamente, sem necessidade de armazenamento pago.

Antes de começar a apagar coisas, faça uma coisa que muita gente pula: desative a sincronização da Biblioteca de Fotos Compartilhada se você usa isso, depois verifique se o Fotos está tentando baixar os originais. Eu sei que @mikeappsreviewer e @suenodelbosque já cobriram as categorias óbvias, mas às vezes o problema real é o celular baixando de novo mídias que você achava que estavam na nuvem.

Algumas opções grátis que são diferentes e realmente ajudam rápido:

• Ajustes > Fotos > Otimizar Armazenamento do iPhone
    Se estiver definido como Baixar e Manter Originais, isso pode ocupar uma quantidade absurda de espaço.

• Apague arquivos antigos de atualização do iOS
    Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Se você vir uma atualização do iOS parada ali, apague e baixe novamente depois.

• Remova documentos dos apps, não só os apps
    Alguns apps mantêm caches enormes dentro de Documentos e Dados. Apps sociais são terríveis nisso. Apagar e reinstalar Instagram, TikTok, Discord etc. pode liberar mais espaço do que descarregar.

• Altere a retenção de Mensagens
    Ajustes > Apps > Mensagens > Manter Mensagens > defina como 1 Ano ou 30 Dias se você estiver desesperado. Na verdade, eu discordo de guardar tudo para sempre. Esse hábito enche os celulares sem motivo.

• Revise as pastas baixadas no app Arquivos
    No Meu iPhone e Downloads podem esconder ZIPs, PDFs, exportações de vídeo, gravações de tela e arquivos aleatórios.

Se as fotos forem o principal problema, Clever Cleaner é provavelmente a forma gratuita mais rápida de organizar duplicatas e vídeos grandes sem ficar procurando para sempre. Esta página da App Store é a certa: limpador grátis de armazenamento do iPhone para fotos duplicadas e vídeos grandes

Minha ordem seria: arquivo de atualização, caches de apps, downloads do Arquivos e depois limpeza de fotos. Isso normalmente libera espaço rápido.

Uma coisa que eu acrescentaria, e que @suenodelbosque, @sonhadordobosque e @mikeappsreviewer não enfatizaram muito, é isto: force o iPhone a recalcular o armazenamento depois da limpeza. Às vezes, o iOS continua mostrando “Dados do Sistema” ou “Outros” como inflados até você fazer uma reinicialização simples, ou até uma sincronização com o Finder em um Mac/PC. Já vi de 2 a 5 GB simplesmente voltarem ao normal depois disso. Então, se você apagar coisas e a barra ainda parecer errada, não presuma que falhou.

Algumas vitórias rápidas gratuitas que são diferentes:

• Apague vozes baixadas no Mapas
    Áreas offline do Apple Maps podem ser enormes.
  • Verifique gravações de tela
    As pessoas esquecem disso, e elas costumam ser maiores do que vídeos normais.
  • Desative o comportamento de baixar novamente dos apps
    Alguns apps recriam todo o cache no segundo em que você os abre.
  • Use a busca do Notas com anexos
    Documentos digitalizados e fotos incorporadas no Notas podem consumir espaço silenciosamente.

Discordo um pouco do pessoal do “descarregar primeiro”. Se você precisa de espaço agora mesmo, apagar e reinstalar depois certos apps inchados muitas vezes libera mais do que descarregar, porque os caches também somem.

Se as fotos forem o problema, o Clever Cleaner é útil para organização rápida.

Prós:

• grátis
  • bom para limpar fotos duplicadas/semelhantes
  • mostra vídeos grandes rapidamente
  • mais fácil do que vasculhar o Fotos manualmente

Contras:

• você ainda precisa revisar antes de apagar
  • a correspondência de fotos semelhantes nem sempre é perfeita
  • é mais útil para bagunça de fotos/vídeos, não para todas as categorias de armazenamento

Na minha opinião, a melhor sequência de emergência é: esvazie Apagados Recentemente, remova gravações de tela, apague mapas offline, elimine os caches grandes de apps sociais reinstalando-os e depois reinicie.