Arquivos indesejados no iPhone: como vocês lidam com isso?

O armazenamento do meu iPhone fica sempre cheio de cache, arquivos temporários e outros arquivos inúteis que não consigo identificar facilmente. Qual é a maneira mais segura de remover esses arquivos e liberar espaço de armazenamento sem excluir aplicativos, fotos ou dados importantes?

O melhor lugar para começar é em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Aguarde um momento enquanto tudo é calculado e veja quais categorias realmente estão ocupando espaço. Isso é mais útil do que excluir arquivos aleatórios e torcer para que faça alguma diferença.

Eu costumava achar que meu iPhone estava cheio de arquivos inúteis. Na verdade, a maior parte era de coisas das quais eu havia me esquecido: fotos duplicadas, capturas de tela, vídeos grandes, downloads offline e caches de aplicativos. O iOS não acumula arquivos inúteis da mesma forma que um PC com Windows, e aplicativos de terceiros não conseguem limpar os arquivos de sistema da Apple.

As fotos geralmente são meu primeiro alvo quando aparecem perto do topo da lista de armazenamento. Analisar milhares de imagens manualmente fica cansativo bem rápido, por isso uso o Clever Cleaner. Ele verifica a fototeca localmente e organiza fotos duplicadas ou semelhantes, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes. Não há anúncios, e a versão gratuita dá conta muito bem de uma limpeza comum.

Depois de permitir o acesso à fototeca, geralmente faço o seguinte:

1. Comece por Semelhantes. Esse recurso agrupa fotos duplicadas e quase idênticas e sugere qual delas manter. Confira as seleções antes de excluir, pois você pode alterá-las.
  2. Abra Vídeos e procure gravações grandes que não valem a pena manter.
  3. Confira Live Photos e Capturas de Tela. Ambas podem ocupar silenciosamente muito espaço de armazenamento.
  4. Use a Limpeza Inteligente se quiser concluir tudo rapidamente. O modo Deslizar é melhor se você preferir tomar todas as decisões por conta própria.
  5. Quando terminar, acesse o aplicativo Fotos e esvazie Apagados.

Essa última etapa é importante. Na primeira vez que excluí cerca de 500 fotos, meu armazenamento disponível quase não mudou porque elas ainda estavam em Apagados. Assim que esvaziei esse álbum, vários gigabytes ficaram disponíveis imediatamente.

Há alguns outros lugares que vale a pena verificar depois da fototeca:

• Desinstale temporariamente ou exclua aplicativos que você não usa há algum tempo.
  • Remova filmes, podcasts e músicas baixados em aplicativos de streaming.
  • Verifique se há downloads antigos no aplicativo Arquivos.
  • Exclua anexos grandes no Mensagens sem apagar conversas inteiras.
  • Limpe os caches nos aplicativos que oferecem essa opção, como o Telegram.

Fazer isso por 10 ou 15 minutos a cada poucas semanas tem sido mais fácil do que esperar o celular ficar completamente cheio. Desde que comecei a manter essa rotina, raramente preciso correr para liberar espaço antes de gravar um vídeo ou instalar uma atualização do iOS.

Não instale aplicativos de “limpeza” que afirmam poder apagar o cache do sistema do iOS, pois a Apple não concede esse acesso a eles. Se os Dados do Sistema estiverem ocupando um espaço incomumente grande, reiniciar o telefone e atualizar o iOS pode reduzir o armazenamento temporário, mas ele pode variar e geralmente não é algo que você possa excluir com segurança por conta própria.

Não comece a apagar e reinstalar aplicativos só porque o número referente ao armazenamento deles parece alto. Isso pode limpar um cache persistente, mas também pode remover downloads offline, rascunhos, dados salvos de jogos ou qualquer conteúdo que nunca tenha sido sincronizado. Primeiro, verifique no próprio aplicativo se há opções como Limpar Cache, Gerenciar Downloads ou Remover Conteúdo Offline.

Eu me concentraria na diferença entre Tamanho do App e Documentos e Dados no Armazenamento do iPhone. Se Documentos e Dados estiver ocupando muito espaço e o aplicativo não oferecer nenhum controle de limpeza, confirme se os dados importantes estão sincronizados antes de reinstalá-lo. Os dados do Safari também podem ser apagados, mas isso fará com que você saia de sites e talvez remova preferências locais deles.

Ferramentas de limpeza de fotos, como o Clever Cleaner, podem ajudar a organizar arquivos duplicados e mídias grandes, mas não conseguem limpar os Dados do Sistema do iOS. Para essa categoria, a abordagem mais segura ainda é reiniciar, atualizar o iOS e deixar espaço livre suficiente para que o telefone gerencie os arquivos temporários. Se o uso do armazenamento continuar anormalmente alto depois disso, um backup criptografado no computador seguido de uma restauração é a alternativa mais trabalhosa, porém mais segura, como último recurso.

Se você usa o Fotos do iCloud, lembre-se de que “limpar” a biblioteca também exclui essas fotos do iCloud e dos outros dispositivos sincronizados. A sincronização não é um backup separado. Antes de esvaziar o álbum Apagados, verifique se tudo o que for importante está salvo em outro lugar, como um computador ou uma unidade externa.

Para uma primeira tentativa mais segura, ative a opção Otimizar Armazenamento do iPhone para que o aparelho mantenha versões locais menores enquanto os arquivos originais permanecem no iCloud. Isso geralmente faz mais sentido do que excluir lembranças apenas para liberar espaço. O Clever Cleaner pode facilitar a identificação de fotos semelhantes e vídeos grandes, mas revise as seleções do aplicativo em vez de considerar toda foto quase duplicada como descartável.

Eu deixaria os Dados do Sistema como estão, a menos que continuem anormalmente grandes após reiniciar o aparelho e atualizar o iOS. As formas menos arriscadas de liberar espaço geralmente envolvem remover episódios baixados da Netflix, arquivos de podcasts, mapas e músicas, pois esses itens podem ser baixados novamente sem afetar os dados da sua conta.

Os Dados do Sistema não são exatamente lixo, então tentar eliminá-los geralmente é perda de tempo. É a Apple mantendo arquivos temporários que são apagados automaticamente quando o armazenamento fica apertado, por isso o número fica variando. Concentre seus esforços na limpeza de fotos e downloads que @lena2002 mencionou, pois é aí que o espaço realmente está sendo ocupado.