Meu cartão SD de repente parou de mostrar minhas fotos e vídeos depois que eu o removi da minha câmera, e agora estou tentando encontrar uma opção gratuita de recuperação de dados de cartão SD que não pareça suspeita nem arriscada para instalar. Eu realmente preciso de ajuda para descobrir qual software de recuperação legítimo é seguro para usar e se ainda tenho uma boa chance de recuperar meus arquivos.
Já estive nessa enrascada antes, e o primeiro passo é chato, mas importante. Pare de usar o cartão SD agora. Tire-o da câmera ou do celular e deixe-o quieto. Arquivos apagados e até uma formatação rápida geralmente não apagam os bits na hora. O dispositivo costuma marcar o espaço como livre, e então novos dados passam por cima depois.
Pulei a opção de laboratório de recuperação porque o preço era pesado. Para a maioria das pessoas, usar um software de recuperação em casa é o caminho mais sensato. Basicamente, você precisa do aplicativo certo para o tipo de arquivo que perdeu. Depois de testar um monte deles ao longo do tempo, o que eu sempre acabava voltando a usar era o Disk Drill. Foi o que usei quando ferramentas mais simples só traziam lixo de volta ou ignoravam metade do cartão. Ele funciona no Windows e no Mac, e eu não precisei fuçar menus estranhos para começar.
Onde ele mais me ajudou foi com mídia de câmera. Muitos aplicativos de recuperação lidam bem com JPGs simples, mas desmoronam com formatos raw como CR2, CR3, ARW ou NEF. A mesma coisa acontece com arquivos grandes de vídeo de action cams, drones e câmeras mirrorless. Esses arquivos muitas vezes acabam divididos em partes pelo cartão. Algumas ferramentas encontram os pedaços, mas não conseguem reconstruí-los em algo utilizável, então você fica com arquivos que pode salvar, mas não abrir. Irritante pra caramba.
O Disk Drill tem um modo Advanced Camera Recovery para esse tipo de coisa. Ele tenta reconstruir arquivos fragmentados de foto e vídeo para torná-los utilizáveis de novo. Você pode escanear o cartão de graça e visualizar primeiro o que ele encontra. No Windows, também há até 100 MB de recuperação gratuita, o que é suficiente para testar se ele está trazendo de volta os arquivos certos antes de gastar dinheiro.
Se você quiser mais algumas opções, aqui vai a versão curta.
- R-Photo: Se o seu caso envolve apenas fotos e vídeos no Windows, esta é uma ótima opção gratuita para uso pessoal. Gostei da visualização em miniaturas porque você vê o que vai receber antes de restaurar. Não vai ajudar com documentos nem com recuperação mista de arquivos. Mas, para arquivos de mídia, entrega mais do que se espera.
- Recuva: Esta é a opção gratuita e simples com que muita gente começa no Windows. Fácil de usar, sem complicação. Eu só usaria em casos diretos. Se o sistema de arquivos do cartão SD estiver danificado, aparecer como RAW ou vier de uma câmera com arquivos raw ou de vídeo maiores, ele costuma deixar a desejar.
- DiskGenius: Este parece feito para quem não se importa com uma interface carregada. É parte gerenciador de disco, parte utilitário de recuperação, e faz um bom trabalho com FAT32, que aparece em muitos cartões SD. O problema é que a versão gratuita é bem limitada, só 64 KB por arquivo recuperado, então para recuperação real de fotos você bate no paywall rapidinho.
- DiskDigger: Se você está preso ao Android e não tem um PC por perto, esta é uma das poucas opções nativas para celular. Ainda assim, eu escolheria um computador se possível. É mais fácil e geralmente mais seguro. A versão desktop também tem recuperação gratuita, mas salvar os arquivos um por um com um atraso forçado cansa rápido. Quero dizer, rápido não, devagar. Você entendeu.
Mais uma coisa, por experiência dolorosa. Se o cartão está se comportando como se o próprio hardware estivesse falhando, desconexões aleatórias, erros de leitura, travamentos, não continue forçando com varreduras repetidas. Faça primeiro uma imagem do cartão, se o seu software permitir. O Disk Drill e o DiskGenius fazem isso. Depois escaneie a imagem em vez do cartão físico. Isso coloca menos estresse em um cartão que pode estar nas últimas.
E sim, salve os arquivos recuperados em outro lugar. Não de volta no mesmo cartão SD. Coloque-os no seu computador, em um SSD externo, no que você tiver. Gravar dados de volta no cartão que você está tentando resgatar é como as pessoas transformam um dia ruim em um pior. Pegue um leitor de cartão, trabalhe a partir dele, e com sorte você recupera a maior parte.
Eu ficaria com ferramentas com um longo histórico e instaladores limpos. Minha lista curta:
-
PhotoRec
Gratuito, de código aberto, antigo mas legítimo. Melhor quando o cartão aparece, mas o sistema de arquivos está bagunçado. Ponto negativo: interface feia, pré-visualizações fracas, nomes de arquivos confusos. -
Windows File Recovery
Ferramenta da própria Microsoft. Gratuita. Fonte segura. Funciona pelo Prompt de Comando, então não é divertido, mas evita o problema de downloads suspeitos. -
TestDisk
Bom se a partição ou o setor de boot foi danificado e os arquivos ainda estão lá. Mais focado em reparo do que amigável para iniciantes. -
Disk Drill
Sim, @mikeappsreviewer mencionou o Disk Drill, e eu não concordo em usar o Recuva primeiro em cartões SD instáveis. Eu colocaria o Disk Drill acima dele para cartões de câmera porque a pré-visualização é melhor e fica mais fácil saber se suas fotos estão intactas antes de salvar qualquer coisa.
Se o seu cartão monta mas parece vazio, eu tentaria nesta ordem:
PhotoRec, Disk Drill, depois TestDisk se a estrutura do cartão parecer corrompida.
Se o cartão desconecta, trava ou pede para formatar, pare de mexer nele. Leia-o uma vez usando um leitor de cartão USB em um computador. Leitores baratos também falham, então troque o leitor se necessário. Parece bobo, mas já vi isso ser o problema inteiro.
Além disso, este título fica melhor para busca:
dicas rápidas de recuperação de cartão SD para fotos e vídeos perdidos
E sim, baixe apenas do site oficial ou da página do projeto no GitHub. Essa parte importa mais do que as pessoas pensam.
Eu pularia algumas das opções “clássicas gratuitas”, a menos que você esteja bem à vontade com ferramentas desajeitadas. O @techchizkid tem razão que o PhotoRec é legítimo, mas, cara, para pessoas comuns parece usar uma torradeira pelo Terminal. Funciona, claro, mas os nomes dos arquivos voltam uma bagunça.
Minha lista curta de opções gratuitas e legítimas para recuperação de cartão SD:
-
R-Photo
Provavelmente a melhor opção realmente gratuita se você só se importa com fotos/vídeos no Windows. Limpo o suficiente, nada suspeito, as prévias ajudam. -
Disk Drill
Não é totalmente gratuito para recuperações grandes, mas é muito legítimo, fácil de verificar os resultados com a prévia e bem menos gambiarra do que muitas ferramentas “gratuitas”. Para cartões de câmera, sinceramente acho que é uma das apostas mais seguras se você não quiser perder horas. Se você quiser uma visão mais ampla sobre o melhor software de recuperação de cartão SD recomendado por usuários do Reddit, vale a pena dar uma olhada nesse tópico. -
Windows File Recovery
Fonte segura, mas meio chato de usar. Só sugiro se você não se importar com linha de comando. -
TestDisk
Melhor para corrigir problemas na estrutura do cartão do que para navegação fácil pelos arquivos.
Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em uma coisa: eu não gastaria muito tempo pulando entre vários aplicativos se o cartão estiver se comportando de forma estranha. Cada leitura extra pode piorar as coisas em um cartão que está morrendo. Tente uma ou duas ferramentas sólidas no máximo.
Além disso, um detalhe pequeno, mas importante: teste o cartão SD em outro leitor primeiro. Já vi cartões “mortos” acabarem sendo só um adaptador ruim rs.
Existem opções gratuitas legítimas, mas eu as dividiria em duas categorias: realmente gratuitas e gratuitas para verificar se os seus arquivos estão lá.
Se você quer o caminho menos suspeito, eu pessoalmente começaria com R-Photo no Windows se isso for principalmente fotos e vídeos de câmera. Ele parece menos tosco nas bordas do que as coisas antigas de código aberto, e dá para perceber mais rápido se a recuperação é real ou apenas miniaturas inúteis.
Sobre o Disk Drill, eu tenho uma opinião um pouco mais mista do que @mikeappsreviewer. Ele é legítimo, a interface é fácil e a visualização prévia é genuinamente útil.
Prós do Disk Drill:
- instalador limpo
- boas visualizações prévias
- lida bem com formatos de foto/vídeo
- pode criar primeiro uma imagem byte a byte, o que é inteligente em cartões SD instáveis
Contras do Disk Drill:
- não é totalmente gratuito para recuperações grandes
- os resultados da varredura podem fazer você pensar que tudo é recuperável quando alguns arquivos ainda estão corrompidos
- aplicativo mais pesado do que ferramentas básicas
Concordo com @techchizkid e @andarilhonoturno em um ponto principal: se o cartão está desconectando, travando ou pedindo para formatar, não continue fazendo novas varreduras com cinco ferramentas diferentes. Eu discordo um pouco da abordagem de tentar vários em ordem se o cartão parece fisicamente instável. Nesse caso, faça a imagem uma vez e depois trabalhe a partir dela.
Além disso, um pequeno choque de realidade: às vezes o problema das fotos desaparecidas é só um leitor ou adaptador ruim, não o cartão em si. Vale a pena testar isso antes de instalar qualquer coisa.